Para ter uma presença online ativa é preciso ter uma conta em pelo menos uma grande rede social, e para quem quer empreender no meio digital existem vários canais como o Facebook, LinkedIn, Instagran, Pinterest, e o YouTube. Cada um desses canais apresentam um formato diferente de como o conteúdo deve ser apresentado, as melhores práticas e truques para que você se destaque em meio a multidão.

Mas antes de se destacar, você precisa preparar bem o seu ambiente, ou seja, deixar seu perfil ou canal apresentável. Aqui na Elore, iniciamos recentemente nosso canal no YouTube e quero ressaltar que foi preciso pesquisar bastante, e em vários locais diferentes, sobre cada configuração necessária para lançarmos nosso canal. Mas o lado bom disso foi que conseguimos criar um checklist com todas as etapas necessárias para criar um canal de sucesso.

Então, se você quer iniciar agora seu canal no YouTube, ou já tem um canal, confira todos os itens da nossa lista e não deixe de seguir esses truques. Lembrando que, o primeiro passo para ter um canal no YouTube é ter uma conta ativa no YouTube. 😉

 

Truque 1: Personalize seu Canal

Insira uma imagem de ícone

O ícone do seu canal é como a imagem do seu avatar no YouTube, logo, a imagem aplicada ao ícone será a mesma de sua conta do Google.

A imagem do seu ícone deve seguir as seguintes especificações:

  • Ficheiro JPG, GIF, BMP ou PNG (exceto GIFs animados)
  • Imagem de 800 x 800 px (recomendado)
  • Imagem quadrada ou circular renderizada a 98 x 98 px

Para alterar a imagem de ícone do seu canal, logue com sua conta no YouTube, clique na opção Estúdio de Criação, disponível no menu de sua conta, e no menu lateral da tela de configuração do seu estúdio escolha as opções CANAL -> Avançadas. Na área de Informações sobre contas, clique em alterar.

 

 

 

Na área de edição da sua conta você poderá alterar: a imagem de Ícone, a imagem de Capa, e o Nome, Sobrenome e Apelido da sua conta.

 

 

 

 

Feitas as alterações, demora alguns minutos para que elas passem a ser exibidas em seu canal.

 

Insira uma imagem de capa

A capa ou ilustração do seu canal aparece como um banner na parte superior da página do YouTube. Opte por criar uma imagem que afirme a identidade da sua organização, assim como o objetivo do seu canal. Uma super dica é informar a periodicidade dos seus vídeos, usar uma frase de efeito e, cores e imagens bem ilustrativas.

Fique atento as dimensões e posicionamento dos elementos da sua imagem de capa, pois ela é exibida de forma diferente em cada dispositivo, assim, tente seguir as seguintes especificações e veja como ela aparece em cada um:

  • Dimensões mínimas para carregamento: 2048 x 1152 px
  • Área mínima de segurança para texto e logotipos: 1546 x 423 px (Isto significa que a “área de segurança” está sempre visível independentemente do dispositivo, imagens maiores podem ser recortadas)
  • Largura máxima: 2560 x 423 px
  • Tamanho do ficheiro: 6 MB ou inferior

Para alterar sua imagem de capa, você pode seguir o mesmo caminho para alteração do ícone.

 

Insira os links de sua capa

Em sua capa, você pode inserir links para o seu site e redes sociais. Esses links ficam exibidos no canto inferior direito da sua capa, e são importantes para manter a comunicação entre suas páginas. Apesar de ser uma configuração simples, tive que pesquisar bastante para descobrir como fazer isso no canal da Elore, mas já vou deixar o passo a passo aqui pra você não ter a mesma dificuldade. 😉

Para inserir links externos na capa do seu canal no YouTube é muito simples. Na tela de edição do seu canal, clique na opção PERSONALIZAR CANAL. Na tela de personalização, clique no ícone de edição disponível no canto superior direito da sua capa e clique na opção Editar links.

Na área de LINKS PERSONALIZADOS você poderá inserir o título da sua página e a url de destino. Opte por inserir link ao seu site, vitrine de cursos, redes sociais, entre outros. E não se preocupe, o YouTube irá inserir automaticamente a imagem de ícone do link.

 

 

 

 

 

 

 Insira uma descrição para o seu canal

Na mesma tela de edição dos links personalizados, você poderá editar uma descrição do seu canal. Use essa configuração para explicar sobre quem é você ou sua organização, qual o seu objetivo na oferta de conteúdos em formato de vídeos e ainda para inserir links a sua página principal, como site ou vitrine de produtos digitais.

Dá uma olhadinha como nós fizemos no canal da Elore:

 

Aproveite para configurar, também nessa tela, o país do seu canal e para inserir um endereço de e-mail de contato comercial.

Insira um vídeo de início para o seu canal

Essa é uma das principais configurações necessárias para o seu canal. Ter um trailer de apresentação para o início do seu canal é uma super estratégia para engajar seu público e recepcionar quem estiver visitando seu canal pela primeira vez.

Você pode produzir um vídeo explicando de forma dinâmica e clara o propósito do seu canal no YouTube, ou preparar uma produção com os melhores momentos de seus vídeos, ou ainda, criar um teaser sobre seu principal produto ou serviço.

Um super truque para essa configuração é definir um vídeo de início para novos visitantes e um outro vídeo de início para usuários já inscritos.

Para fazer isso acesse também a área personalização do seu canal e clique nas opções de edição das áreas: Para inscritos recorrentes e Para novos visitantes. Lá, clique no ícone de edição e faça o upload do vídeo de trailer para cada área.

 

Fácil não é?! Se quiser se inspirar assista ao trailer que produzimos para o canal da Elore clicando aqui!

 

Defina o layout do seu canal adicionando seções

Com as seções de canais, é possível organizar e promover conteúdo que você deseja destacar em seu canal. Assim, você pode agrupar vídeos de determinada maneira para que o seu público escolha facilmente o que deseja assistir.

Para isso, acesse a área de personalização do seu canal e clique em Adicionar uma seção, onde poderá selecionar em “Conteúdo” o tipo de conteúdo a ser exibido na seção, e em “Layout”, um layout de lista horizontal ou vertical.

 

Insira uma marca d’água de branding

E para finalizar as configurações do seu canal, insira a sua marca d’água de branding para que sua logo seja incorporada em todos os seus vídeos. Essa configuração não serve apenas para fortalecer sua marca, ela também funciona como um botão de inscrição para o seu canal, assim os espectadores podem se inscrever diretamente no seu canal se passarem o cursor sobre ela.

Para inserir sua marca d’água, acesse a área de configuração do seu canal e no menu lateral da tela de configuração do seu estúdio escolha as opções CANAL -> Branding. Insira a imagem e configure o tempo de exibição e a hora de início.

Opte por usar uma imagem de cor única, com fundo transparente, dessa forma, a imagem se torna menos distrativa, especialmente em telas pequenas.

 

Truque 2: Defina seu Conteúdo

Com o seu canal criado e configurado, agora, é hora de colocarmos a mão na massa. Já citamos em nosso blog o quanto produzir conteúdo relevante é essencial para ter uma presença online de sucesso. Por isso, além dos equipamentos para produção de vídeos é necessário cuidar do conteúdo que será ofertado, com o tempo você vai perceber que ele é a prioridade, e que a qualidade final do seu vídeo é o que menos importa.

Então, antes de sair investindo em câmeras e microfones caros, pense no conteúdo que vai oferecer no seu canal. E pra te ajudar a começar, separei 3 dicas matadoras. Anota aí!

 

Dica 1 – Defina seu público-alvo

Essa parece ser uma dica óbvia, mas é onde muitos canais pecam. Para ter um canal de sucesso no YouTube opte por segmentar o público, produzindo conteúdos relevantes para um determinado nicho.

 

Dica 2 – Defina um estilo para os seus vídeos

Seja qual for o assunto que você escolher para os seus vídeos, eu garanto, já existem centenas de vídeos falando sobre ele. Mas não desanime!

Defina um estilo único para os seus vídeos. Procure uma forma diferente e personalizada para repassar seu conteúdo, de forma que seu público entenda com clareza as informações.

 

Dica 3 – Defina uma periodicidade de publicação

O seu canal só terá sucesso se tiver vídeos publicados com frequência! (Anote esta frase na cabeceira da sua cama!)

E para ter frequência é necessário ter planejamento. Opte por criar um cronograma de publicação definindo os temas e assuntos dos próximos 10 vídeos, isso te ajudará na hora da produção e permitirá ter uma “gordura” de publicações.

 

Truque 3: Use o YouTube

 

Dica 1 – Compartilhe seus vídeos

O YouTube oferece diversas opções de compartilhamento de vídeos para que você envie para outras pessoas seu conteúdo predileto. Você também pode compartilhar vídeos na sua timeline do Facebook, Twitter, Google+, Blogger, Tumblr, LinkedIn, Pinterest, entre diversas outras plataformas.

Também é possível incorporar o código de um vídeo ao seu site ou simplesmente enviar o conteúdo por e-mail.

 

Dica 2 – Monitore o desempenho dos seus vídeos

Para analisar os resultados dos seus vídeos é necessário medir o seu alcance e saber que tipo de pessoa está assistindo seu conteúdo, para isso você precisará monitorar o desempenho dos seus vídeos.

O YouTube possui uma ferramenta chamada Analytics que permite monitorar seu canal e vídeos específicos por meio de métricas e relatórios atualizados. Para visualizar esses dados acesse a área de configuração do seu canal, no menu lateral da tela de configuração do seu estúdio escolha a opção ANALYTICS.

Entre os dados disponíveis em cada relatório estão informações como número de visualizações, fontes de tráfego, informações demográficas, entre outras.

 

Dica 3 – Faça parcerias

Essa é uma das estratégias fundamentais para o crescimento de muitos canais no YouTube. Mencionar ou aparecer nos vídeos de outros canais, trocar experiências e conteúdos é uma estratégia assertiva para canais menores alcançarem maior visibilidade.

 

Guarde esses truques! São segredos que nós da Elore revelamos apenas a você. E como última dica, busque sempre conhecimento. Todo empreendedor digital de sucesso precisa se capacitar de forma recorrente, então busque cursos e pesquise em blogs e em outros canais sobre as melhores práticas do empreendedorismo digital.

 

 

Referências:
https://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/02/7-dicas-para-ter-um-canal-de-sucesso-no-youtube.html
https://support.google.com/youtube#topic=7505892

 

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