Indeed, PMI-001 vce file it could hardly 70-451 certification exam be called a decision He CISM actual test had simply discovered what CISM actual test he had meant PMI-001 vce file to do all along And yet he felt the need of some other mind 70-451 certification exam s sanction,With something resembling anguish he said to himself I want to be 70-451 certification exam PMI-001 vce file understood The universal CISM actual test PMI-001 vce file aspiration with CISM actual test all PMI-001 vce file 70-451 certification exam its profound CISM actual test and melancholy meaning assailed heavily Razumov, who, amongst eighty millions CISM actual test PMI-001 vce file of his kith and kin, had no heart to 70-451 certification exam which CISM actual test he could open PMI-001 vce file himself,The attorney was not to CISM actual test be thought exam dumps He despised the little agent of chicane PMI-001 vce file too much One could CISM actual test not go PMI-001 vce file and lay 70-451 certification exam one s 70-451 certification exam conscience before the policeman at 70-451 certification exam the corner,Neither was Razumov anxious to go to PMI-001 vce file the chief of his district CISM actual test s police a common looking person whom CISM actual test he used CISM actual test to see sometimes inthe street in a shabby uniform CISM actual test and with a smouldering cigarette stuck 70-451 certification exam to 70-451 certification exam 70-451 certification exam his lower lip He would begin by locking me up most PMI-001 vce file probably At any 70-451 certification exam rate, he 70-451 certification exam 70-451 certification exam is certain to get excited and create 70-451 certification exam an awful commotion, thought Razumov practically,An act of conscience must be PMI-001 vce file done with CISM actual test outward dignity Razumov longed desperately for a word of advice, for moral support Who knows 70-451 certification exam what true loneliness is PMI-001 vce file not the conventional word, PMI-001 vce file but CISM actual test the naked CISM actual test terror To PMI-001 vce file the lonely themselves it wears a PMI-001 vce file mask The most miserable outcast hugs some memory or some illusion Now and then a fatal conjunction of events may lift the veil for an instant For an instant only.

And when the bishop opened his eyes he saw Katya in his room, standing motionless, staring at actual questions Her red hair, as usual, stood up from under the comb like a halo Is that you, Katya he asked.

Muita gente acha que precisa investir pesado pra produzir vídeos profissionais, mas não é bem assim! Já vimos aqui em nosso blog como criar videoaulas de sucesso usando o Power Point a custo zero, e hoje, vou te apresentar mais uma super opção de produção de vídeos com baixo custo usando apenas recursos do seu celular.

Hoje todos temos ao alcance das mãos (literalmente) uma câmera e editores de vídeo profissionais. As configurações de captura disponíveis nos smartphones e as diversas opções de aplicativos para edição de áudio e vídeo lhe permitem criar vídeos dos mais variados formatos, inclusive para suas videoaulas.

E pra te auxiliar em como usar a tecnologia que está na palma da sua mão a favor do seu projeto EAD, reuni 5 dicas matadoras de como gravar vídeos profissionais usando os recursos do seu celular.

 

#Dica1 – Configuração da Câmera

A primeira dica é quanto a configuração do celular. É muito provável que você consiga realizar essas configurações na maioria dos celulares, já que muitos modelos já filmam em HD, que é uma ótima qualidade!

É interessante que você configure a câmera para filmagens em 1080p com 30fps (frames por segundo). O iPhone filma em 4k, mas não é necessário essa qualidade toda, já que a maioria dos streamings de vídeo não aceitam vídeos com esse formato.

 

#Dica2 – Estabilidade

Na hora de gravar, para ter a garantia de que está realmente filmando e até mesmo para você ver como está ficando o vídeo, ao longo da filmagem, temos o costume de capturar as imagens com a câmera frontal. O problema é que as câmeras frontais não gravam com a mesma qualidade da traseira, nem possuem a mesma estabilidade.

Outra dica relacionada à estabilidade é nunca gravar com o celular na mão, pois você vai cansar ao longo do vídeo e acabar tremendo em algum momento, o que vai impactar negativamente na experiência da sua audiência. Procure gravar com auxílio de um tripé ou suporte para câmeras e celulares, você pode encontrar esses equipamentos com facilidade em sites de venda de eletrônicos, com diversos modelos e valores. Se você quiser investir, dá uma olhada no infográfico que nós preparamos com 3 opções de home studio baratinhos, lá tem muita dica de equipamento legal!

Se você não quiser investir, improvise! Posicione o seu celular em cima de objetos como livros, móveis, entre outros objetos que possam servir como suporte. (Mas, tenha cuidado apenas para não derrubar.)

 

#Dica 3 – Iluminação e Foco

A iluminação e o foco impactam na qualidade final do vídeo e no modo como ele é percebido pela audiência. Vídeos escuros (sem que essa seja a proposta do mesmo) são tidos automaticamente como amadores, e se o vídeo tiver com a imagem desfocada, então, nem se fala…

É importantíssimo que você atente à esses pontos na hora de gravar, principalmente com o celular, que possui uma lente com abertura bem menor do que câmeras convencionais, ou seja, o celular tem uma menor captação de luz.

Dessa forma, para o seu vídeo ficar com aspecto de profissional gravando do celular, você precisa estar em um ambiente bem iluminado. Se você não quiser investir em equipamentos de iluminação, como um softbox, é importantíssimo que você escolha um local bem iluminado para gravar, como em frente uma janela. Como eu já falei, a iluminação é um dos principais aspectos levados em consideração para a profissionalização de um vídeo. Porém, se você estiver disposto a investir, o infográfico de home stúdio que eu mencionei anteriormente também tem opções legais de equipamentos de iluminação!

Falando de foco, nos celulares, eles geralmente são automáticos, você pode focar em um objeto geralmente tocando no mesmo, no modo câmera.

No iPhone, você pode mudar o foco e a exposição da câmera para uma área específica. Para isso, você precisa, antes de capturar as imagens, tocar no lugar da tela que deseja focar e pressioná-la, até ver o Bloqueio AE/AF ser ativado.

 

#Dica 4 – Enquadramento

O enquadramento do seu vídeo determina tudo o que a sua audiência irá enxergar do cenário de gravação. Dentre os elementos de enquadramento, o mais popular e mais levado em consideração é o plano, que determina, basicamente, a distância entre a câmera (no nosso caso, o celular) e o objeto que está sendo filmado.

Dentre os planos mais populares, principalmente para videoaulas, temos:

  • Plano Americano: Enquadramento do professor da altura do joelho para cima;
  • Plano Médio: Enquadra o professor da cintura para cima;
  • Close (Close-up): Enquadramento com foco no rosto do professor, capturando imagens do mesmo da altura do ombro para cima.

Se você escolher gravar mais distante da câmera, em um plano médio, por exemplo, pode realizar cortes alternar esse plano com um plano close durante a edição, para tornar o seu vídeo mais dinâmico.

Para a gravação de videoaulas em casa, existem algumas opções de uso de plano, dependendo de como você irá transmitir esse conteúdo, mas os mais indicados são:

Outro aspecto que você deve levar em consideração e impactam no enquadramento é o formato do player o qual o vídeo irá ser transmitido. Se o player tiver dimensões verticais, você precisa posicionar o seu celular na vertical para a captação de imagens.

Porém, os players das plataformas mais populares de hospedagem de vídeos (youtube, vimeo etc.), e o player do Elore Vídeos têm como padrão vídeos na horizontal. Nesse caso, se você gravar na vertical, precisará adequar, na edição, o vídeo ao formato do player e ele vai perder o aspecto de profissional, pois ficará com aquelas tarjas pretas nas laterais. Ou seja, atente sempre ao formato do player que será transmitido o vídeo e posicione o seu celular de acordo com o formato padrão dele!

 

#Dica 5 – Áudio

A última dica, porém, uma das mais importantes, é sobre o áudio do vídeo. Um bom áudio consegue manter a sua audiência no seu vídeo por mais tempo e, com certeza, é um dos aspectos que mais são considerados para um vídeo ser percebido como profissional.

Os celulares já possuem microfones com redução de ruídos. Porém, os microfones acoplados aos fones de ouvidos que já vem com os celulares, costumam captar áudios de maior qualidade e são eles que devem ser usados, se a sua intenção for gravar vídeos profissionais. Eles possuem uma particularidade: funcionam como microfones de lapela, ou seja, devem ser posicionados próximos à saída de som. No caso de videoaulas, o mais próximo possível do professor.

Se você for gravar num plano mais distante e não for possível captar o áudio pelo microfone do fone, já que o mesmo precisa estar conectado ao celular pelo fio, você pode investir em um microfone de lapela sem fio para celular.

 

#DicaExtra (Fica ligado!)

Sobre o Cenário

Apesar de não estar relacionado à gravação com celular especificamente, o cenário é um ponto crucial para que o seu vídeo tenha um aspecto profissional. Para gravações em casa, procure um ambiente organizado e limpo, sem muitas informações que possam vir a tirar o foco da sua audiência do seu conteúdo. Se você não tiver um ambiente organizado e condizente com a identidade visual do conteúdo que você irá transmitir no vídeo, invista em um fundo infinito. Eles são ótimos para manter o foco da sua audiência no conteúdo passado e dão um ar mais profissional ao vídeo, semelhante ao das captações realizadas em estúdio.

E para a Edição?

A edição também impactará no resultado final do seu vídeo e pode ser realizada pelo celular, por meio de aplicativos. É importante que sejam realizados cortes de partes não relevantes do conteúdo, e que sejam incluídos letterings com informações de destaque, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico.

Quem tem iPhone pode usar o iMovie, aplicativo que já vem no celular e possui os principais recursos para uma edição intermediária. Outra opção é o Movavi, app gratuito e super intuitivo, disponível para Android e iOS.

 

Resumindo

Neste post, você aprendeu que é possível produzir vídeos profissionais com baixo custo, usando basicamente o seu celular. Para isso, você precisa atentar à detalhes como configuração da câmera do celular, estabilidade da imagem, iluminação e foco, enquadramento e áudio.

Agora é só usar sua criatividade e começar a rodar o filme. Boas gravações!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário