Indeed, PMI-001 vce file it could hardly 70-451 certification exam be called a decision He CISM actual test had simply discovered what CISM actual test he had meant PMI-001 vce file to do all along And yet he felt the need of some other mind 70-451 certification exam s sanction,With something resembling anguish he said to himself I want to be 70-451 certification exam PMI-001 vce file understood The universal CISM actual test PMI-001 vce file aspiration with CISM actual test all PMI-001 vce file 70-451 certification exam its profound CISM actual test and melancholy meaning assailed heavily Razumov, who, amongst eighty millions CISM actual test PMI-001 vce file of his kith and kin, had no heart to 70-451 certification exam which CISM actual test he could open PMI-001 vce file himself,The attorney was not to CISM actual test be thought exam dumps He despised the little agent of chicane PMI-001 vce file too much One could CISM actual test not go PMI-001 vce file and lay 70-451 certification exam one s 70-451 certification exam conscience before the policeman at 70-451 certification exam the corner,Neither was Razumov anxious to go to PMI-001 vce file the chief of his district CISM actual test s police a common looking person whom CISM actual test he used CISM actual test to see sometimes inthe street in a shabby uniform CISM actual test and with a smouldering cigarette stuck 70-451 certification exam to 70-451 certification exam 70-451 certification exam his lower lip He would begin by locking me up most PMI-001 vce file probably At any 70-451 certification exam rate, he 70-451 certification exam 70-451 certification exam is certain to get excited and create 70-451 certification exam an awful commotion, thought Razumov practically,An act of conscience must be PMI-001 vce file done with CISM actual test outward dignity Razumov longed desperately for a word of advice, for moral support Who knows 70-451 certification exam what true loneliness is PMI-001 vce file not the conventional word, PMI-001 vce file but CISM actual test the naked CISM actual test terror To PMI-001 vce file the lonely themselves it wears a PMI-001 vce file mask The most miserable outcast hugs some memory or some illusion Now and then a fatal conjunction of events may lift the veil for an instant For an instant only.

And when the bishop opened his eyes he saw Katya in his room, standing motionless, staring at actual questions Her red hair, as usual, stood up from under the comb like a halo Is that you, Katya he asked.

Você sabia que 8 em cada 10 pessoas aprendem mais rápido por meio de estímulos audiovisuais?

Já vimos aqui em nosso blog que cada vez mais os vídeos são recursos utilizados na educação a distância, pois potencializam a aprendizagem de forma criativa e dinâmica, além de aumentar o engajamento por parte da audiência.

Segundo estudos, 86% dos usuários da internet assistem a vídeos online. Ou seja, já existe uma grande familiaridade do público com esse tipo de conteúdo, o que reforça o quanto essa ferramenta pode contribuir na transmissão do conhecimento.

Mas para que esse tipo de conteúdo seja criado com qualidade e eficiência, é importante colocar em prática algumas etapas. Neste post, listamos as 03 etapas que serão essenciais para o sucesso da sua videoaula: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção.

 

#Etapa 1: Pré-Produção (Vamos pensar um pouco!)

Uma das etapas mais importantes para produzir um bom material audiovisual de um curso online é planejar, definir e distribuir os conteúdos das aulas.

Para isso, é interessante que cada vídeo tenha uma duração de 5 a 15 minutos, em formato de microaulas, que é o tempo médio que o aluno se manterá, verdadeiramente, concentrado na informação que você está passando.

“Dividir a aprendizagem em pequenos estágios facilita não apenas o aprendizado do aluno, mas também a gravação do conteúdo.”

O ideal para o EAD é que essas videoaulas componham os módulos do seu curso, juntamente, com materiais de outros formatos, como por exemplo, slides, PDFs, links de leitura complementares e avaliações.

Tendo definido o conteúdo de cada videoaula e como elas irão contribuir para o seu curso, é preciso escolher o formato e os recursos que serão utilizados na gravação.

O formato é definido de acordo com o modo como o conteúdo será transmitido. Você pode gravar utilizando o teleprompter, um equipamento acoplado à câmera que exibe o texto a ser lido, explanando assim o assunto de cada videoaula. Nesse caso, você precisa ter propriedade em relação ao texto e falar com naturalidade, de forma que não fique cansativo. Outra dica é criar uma apresentação com slides e usá-la como apoio durante a gravação. Você pode ainda utilizar um computador para interagir com o conteúdo e gravar as telas, colocando-a em partes do vídeo, ou até mesmo utilizar um quadro branco para anotar os principais tópicos do conteúdo.

 

 

 

Um outro ponto da pré-produção é a escolha do ambiente de gravação. A sua videoaula será gravada em um estúdio próprio ou você irá contratar uma empresa especializada? O cenário do vídeo será real ou virtual, utilizando o chroma key, aquele famoso fundo verde?

Com isso definido, você precisa partir para o principal: colocar no papel o conteúdo que irá para o vídeo. Não é necessário criar um roteiro com todas as informações que serão ditas na hora da gravação. Até porque, na maioria das vezes, enquanto professor, você já tem o domínio do assunto e fala naturalmente sobre o assunto que será abordado. Nesse caso, você pode elaborar um documento com os tópicos e subtópicos a serem explicados na videoaula, de forma que ele sirva como um guia para a apresentação das informações. O importante é que o conteúdo seja passado em formato de microaulas, obedecendo o limite de 15 minutos de vídeo.

Mas se você não se sente à vontade para gravar sem ler ou acha que irá perder a linha de raciocínio, nós aconselhamos que você elabore um script, contendo todo o texto que será dito na videoaula.

É muita informação, não é mesmo?

Mas essa etapa de planejamento é realmente a mais demorada e também a mais importante para que a sua videoaula seja bem estruturada e objetiva. Com essas informações em mãos, podemos avançar para a próxima etapa.

 

 

#Etapa 2: Produção (É hora do show!)

Com tudo preparado e definido, é a hora de você colocar em prática, chegou o momento da gravação. E para que dê tudo certo, não podemos deixar de te dar algumas dicas:

  • Tire um tempinho antes da gravação para revisar o roteiro elaborado na pré-produção. Assim, você conseguirá fixar o conteúdo e evitar erros, falando até com uma maior naturalidade em frente às câmeras.
  • Não precisa estar escrito no roteiro, mas nos primeiros minutos da sua videoaula, você deve contextualizar o aluno, revisando o que foi dito na aula anterior, se for o caso, e fazer um resumo do que será abordado na videoaula em questão. No fim do vídeo, é importante fazer um link com o que está por vir, informando os principais pontos que serão abordados na próxima aula do curso.
  • Durante a gravação você deve olhar diretamente à câmera, como se estivesse olhando nos olhos do aluno. Tenha cuidado com a sua postura, quando estiver em pé, abra um pouco as pernas e mantenha-se em paralelo para manter o equilíbrio. O ideal é que você mantenha a coluna ereta e que gesticule levemente com as mãos, a fim de que a sua explicação chegue ao aluno de forma clara e dinâmica.
  • Mantenha um tom de voz agradável, enfatizando palavras-chave do seu conteúdo. Assim, você conseguirá segurar a atenção do aluno por mais tempo. Fale sempre com energia, entusiasmo, emoção. Se você não demonstrar interesse e envolvimento pelo assunto que está sendo abordado, como é que poderá pretender que os telespectadores se interessem pela mensagem?
  • Leve em consideração também a sua aparência! Se o público do seu curso é mais informal, não tem problema se vestir de forma mais casual. Já se o seu público é mais formal, procure usar vestimentas mais sérias. Outro ponto relacionado à aparência é a maquiagem. Procure disfarçar pelo menos as imperfeições, para que elas não chamem a atenção do aluno. No caso das mulheres, cuidado para não exagerar, senão isso que vai tirar a atenção do seu aluno.

 

#Etapa 3: Pós-Produção (Aparando as arestas)

Após a gravação, você vai estar com as imagens que deverão ser editadas, conforme as observações que foram planejadas para cada momento do vídeo. Aí entra a fase de Pós-Produção.

Para a edição, existem alguns programas de fácil usabilidade e gratuitos, como o iMovie e o Movavi, que estão disponíveis inclusive para a versão mobile, sendo possível editar no seu próprio celular.

Para que sua videoaula fique mais atrativa, você pode inserir alguns elementos gráficos que vão enriquecê-la. Vamos citar aqui alguns exemplos: Textos animados, números em forma de gráficos, cores contrastantes, mas sem excesso, trilha e efeitos sonoros na medida certa, de forma que não atrapalhe o aprendizado do aluno. Você pode ainda utilizar uma vinheta rápida para abertura e fechamento das videoaulas do curso.

Se a sua gravação foi realizada em um estúdio chroma key, será preciso inserir um cenário virtual. Isso pode inclusive ser feito no momento da gravação, ou seja, na hora da produção, caso você opte por utilizar um programa com edição em tempo real, como o OBS, que é o que nós utilizamos aqui na Elore para transmitir nossos webinars ao vivo.

Mas se você não quiser ter trabalho com essa etapa de edição e até mesmo de gravação, nós temos um estúdio em São Paulo e em Fortaleza com uma estrutura completa para a produção de videoaulas.

 

Conclusão

Então é isso! Nós vimos que para produzir uma videoaula de sucesso, você precisa passar por três etapas: Pré-produção, que nada mais é do que o planejamento e a estruturação das informações do vídeo; Produção, que é o momento da gravação e Pós-produção, que engloba a edição e finalização da videoaula para que ela fique no ponto a ser disponibilizada aos seus alunos na sua plataforma EAD.

“Nós da Elore acreditamos que os recursos audiovisuais geram uma maior conexão entre as pessoas e o conhecimento.”

Seguindo essas dicas, sem dúvidas, os seus vídeos ficarão muito mais atrativos e fáceis de serem consumidos pelos alunos.

E não para por aqui, preparamos um Kit com ferramentas que também te auxiliarão na produção e estruturação do seu curso EAD. Não deixe de conferir!

 

Abraços e até a próxima! 😊

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário