O ensino a distância é uma das áreas que mais cresce no Brasil. De acordo com um estudo realizado pela Sagah, a expectativa é de que os alunos de cursos online representem 51% dos estudantes no país até 2023, ou seja, eles serão maioria em relação aos alunos de cursos presenciais.
Apesar dos preços do EAD serem mais acessíveis, esse não é o principal atrativo para o estudante escolher essa modalidade de ensino. A pesquisa diz, ainda, que 61% dos alunos consideram mais relevante o fato de poder estudar quando e onde quiser.
Para quem já possui cursos presenciais e almeja empreender no mercado digital, transformando seu conteúdo em um curso online, o EAD pode ser uma ótima oportunidade para a expansão do negócio. Porém, para isso, é necessário estudo, planejamento e dedicação.
Nesse post, você irá conferir o passo a passo a ser realizado para transformar seu curso presencial em um curso online, potencializando o seu negócio.
O que você aprenderá neste post:
- Passo 01: Defina e conheça seu público-alvo
- Passo 02: Crie um Plano de Curso
- Passo 03: Selecione e divida o conteúdo
- Passo 04: Trabalhe com vídeos
#Passo 01: Defina e conheça seu público-alvo
O primeiro passo para a construção do seu curso online é definir o público que você deseja atender. Isso vai ajudar a guiar todo o resto da preparação do conteúdo. Criar um conteúdo muito geral, para tipos de públicos diferentes, não é uma boa escolha. Afinal, é difícil agradar a todos. Busque selecionar uma área específica. Por exemplo, se você é professor de inglês e já leciona aulas presenciais, porque não falar sobre Inglês para o público empresarial? Você dá aula de estética? Porque não focar em uma técnica de emagrecimento?
Para facilitar este ponto, a dica é que você crie uma persona, que é o perfil de uma pessoa que compraria ou consumiria o seu conteúdo online. Então, dê à sua persona um nome e vá construindo sua identidade, respondendo à perguntas estratégicas como:
- Qual a idade da minha persona?
- Qual o seu nível de estudo?
- O que ela busca aprender?
- Qual seu conhecimento sobre o assunto que seu curso aborda?
- Qual seu comportamento na internet e nas redes sociais?
- Como seu conteúdo pode ajudar essa pessoa? E porque ela deveria assisti-lo?
Abaixo, você pode fazer download de um questionário completo a ser respondido para definir a persona da sua escola de cursos. Isso irá ajudá-lo a traçar o perfil de seu público e a direcionar a criação do conteúdo para atingir a suas necessidades e demandas específicas de forma mais efetiva.
Busque conhecer também o seu mercado e o que os seus concorrentes estão produzindo. Isso pode te dar insights poderosos sobre o que fazer ou não fazer. Assim, será possível aprender com seus pontos fortes, evitar os seus erros e tirar bons exemplos para aplicar em seu projeto.
#Passo 02: Crie um Plano de Curso
Com o público-alvo definido, a próxima etapa é planejar as informações do seu curso. Portanto, monte seu plano pensando em responder às seguintes perguntas:
- De quais assuntos meu curso irá tratar?
- Até que ponto ele vai se aprofundar nesses assuntos?
- Será um curso mais básico ou aprofundado?
- Como vou fazer a divisão do conteúdo?
- Existirão módulos ou será algo livre?
- O aluno vai estudar seguindo uma ordem (trilha de aprendizagem) ou pode ser aleatório?
Diferentemente da modalidade presencial, no EAD a preocupação com os métodos e técnicas de ensino deve ser ainda maior, já que nesta modalidade, normalmente, não há o acompanhamento presencial de um professor.
Logo, escolha para o seu curso uma metodologia que permita ao aluno ter um acompanhamento de um profissional que o auxilie nesse processo, garantindo uma melhor experiência de aprendizado possível. Utilize também recursos didáticos em diferentes formatos, como videoaulas, infográficos, podcasts, artigos, textos, exercícios de fixação, abrangendo assim os prováveis perfis de aprendizagem de cada aluno.
#Passo 03: Selecione e divida o conteúdo
Com um bom planejamento em mãos, você pode começar a pensar de forma mais prática no conteúdo que será abordado em seu curso online. Desta forma, selecione o conteúdo de cada aula, os diferentes assuntos que podem ser tratados durante o curso e vá organizando por nível de dificuldade ou subtema. Defina também a quantidade de aulas, o tempo de cada uma delas e a duração total do curso.
Lembre-se de que o tempo ideal de um material é aquele que é suficiente para que você passe o conteúdo sem enrolações e com objetividade. Então, garanta que você terá tempo para falar sobre que precisa, mas não exija tempo demais de seus alunos. Afinal, a rapidez é uma das coisas que eles mais prezam em um curso online.
Divida seu conteúdo entre as aulas de uma maneira que faça sentido e que não frustre os alunos pelo excesso ou falta de informação. Procure um ritmo tranquilo, que conecte os conteúdos da forma mais leve e natural possível e que faça os alunos perceberem que estão progredindo. Não deixe um material pela metade ou comece de um tópico aleatoriamente. O aluno precisa sentir que está saindo de um ponto base e encerrando o curso com mais conhecimento.
Uma dica: Crie blocos de aulas que sejam relacionados entre si. Isso ajuda na visualização do curso como todo, além de dar mais possibilidade de monetização.
#Passo 04: Trabalhe com vídeos
Após pensar no público e selecionar os assuntos que serão abordados, é hora de planejar a gravação das aulas. Investir em vídeos é uma das melhores alternativas para engajar o aluno. Esse tipo de recurso, além de melhorar a experiência de aprendizagem, fornece um estímulo muito maior do que apenas áudio ou escrita.
Mas antes de partir para as gravações, é importante que você escreva um roteiro com as principais informações que serão abordadas nas videoaulas, tentando assim criar um padrão para cada abertura e encerramento das aulas, de forma que gere uma conexão com o aluno e mantenho-o motivado para ir até o final do curso.
Lembre-se de gravar vídeos que não sejam muito longos, mas que abordem com clareza o que foi proposto para o tópico em questão. A duração ideal para uma videoaula EAD é de 05 à 15 minutos, que caracteriza o formato de micro-aulas, método muito bem aplicado à realidade EAD, que torna a experiência do aluno mais leve e eficaz.
Acompanhando o mercado
Transformar curso presencial em curso online pode não parecer uma tarefa fácil, mas pode ser muito importante para o crescimento do seu negócio. O ensino a distância representa o futuro da educação, pois une inovação, flexibilidade, economia e elimina as barreiras geográficas. Portanto, para manter a sua empresa de treinamentos sustentável, é imprescindível que você esse mercado que está em constante expansão!