Já vimos em nosso blog que, com o desenvolvimento tecnológico e as mudanças no comportamento do consumidor surgiu uma nova forma de apresentação das marcas no meio digital, o Marketing Digital.
Uma frente do marketing que tem como principal objetivo tornar as empresas cada vez mais próximas de seus clientes (relacionamento) e promover as marcas e seus produtos ou serviços para o alcance de novos públicos. Assim, seu negócio tem a chance de estabelecer seu posicionamento online, antes que sua imagem no mundo virtual seja imposta por publicações terceiras em redes sociais, blogs ou sites de avaliação de produtos e serviços, sem que o mesmo tenha o mínimo de controle sobre isso.
Vimos também que para alcançar sucesso e estabelecer-se no meio online, é necessário conhecer e aplicar bem as estratégias de Marketing Digital das quais citamos 5: Marketing de Conteúdo, Marketing de Busca – SEM, E-mail Marketing, Marketing nas Mídias Sociais, e por último mas não menos importante, o Monitoramento.
Todas as estratégias citadas são importantes e cada uma traz um resultado considerável ao negócio, porém, uma delas impacta em todas as demais que é o Monitoramento.
O monitoramento é um elemento chave para se ter sucesso na implementação de todas essas estratégias pois permite acompanhar os resultados e fornece informações para que você analise e tome decisões à respeito das ações de Marketing Digital que implementou.
No Marketing Digital, podemos citar 3 tipos de monitoramento, vamos conhecê-los?! 😉
Monitoramento da Marca
Em tempos de redes sociais e uso extensivo da internet, estar atento ao que as pessoas têm a dizer sobre seu negócio na web se tornou primordial para traçar estratégias e planejar ações que levem ao sucesso da sua marca. A opinião de um indivíduo, hoje, tem a seu favor um canal de distribuição em massa, rápido e de longo alcance, que influi diretamente na construção da reputação de uma empresa, e inclusive em suas vendas.
Por isso, ter um monitoramento da marca ativo é essencial para prevenir problemas e crises e, também, para direcionar ações, além de ser uma oportunidade única de aprimorar seus produtos e serviços.
Para monitorar o que está sendo falado da sua empresa você precisa entender primeiro quais canais digitais estão sendo usados pelos clientes para mencioná-la. Além disso, você precisa decidir se, a depender do comentário, você irá interagir ou não em cada situação.
Considerando que o Brasil é líder mundial no tempo gasto em redes sociais, podemos concluir que esse é um dos principais canais a serem escolhidos por seus clientes para registrar suas opiniões sobre seus produtos e serviços, assim como sites especializados em registros de feedbacks, como é o caso do Reclame Aqui.
Então, que tal começarmos por elas?! Por isso, separei algumas das principais ferramentas disponíveis para monitoramento de redes sociais. Dá uma olhada:
#01 – HootSuit
Seesmic é uma suíte de gerenciamento de mídia social, além de auxiliar na publicação dos conteúdos permite medir o impacto das campanhas nas mídias sociais com relatórios abrangentes, como as conversões por canal social, separando o retorno do investimento entre mídias orgâncias e pagas.
#02 – Sprout Social
Assim como a HootSuit, a Sprout Social disponibiliza um dashboard que monitora dados de várias redes sociais que sua empresa está presente.
Uma ferramenta de gestão e recolhimento de informações, a Sprout Social permite o acompanhamento de hashtags e palavras-chave, criando relatórios bem completos que permitem ao empreendedor analisar o desempenho do negócio nas redes sociais.
#03 – Iconosquare
Esse software permite que você agende e gerencie posts no Instagram. Ele conta com uma função “analytics” que possibilita classificar e medir comentários e publicar novos posts conforme a taxa de participação.
#04 – Social Mention
Social Mention é uma buscador social e uma plataforma de análise que agrega conteúdo gerado pelo usuário em um fluxo único de informações. Ele permite acompanhar e medir o que as pessoas estão dizendo sobre você, sua empresa, um novo produto, ou qualquer outro assunto em todas as mídias sociais em tempo real, monitorando mais de cem sites de mídias sociais.
#05 – BuzzBundle
Recurso de viabiliza o monitoramento de várias redes sociais como o Facebook, Twitter e Google+, entre outras. Ele permite que você visualize todas as menções à sua empresa em uma única janela.
#06 – TwitterCounter
Twitter Counter é um site para acompanhar as estatísticas do seu Twitter. Ele fornece uma variedade de widgets e botões que podem ser adicionados em seus blogs, sites ou perfis de redes sociais para mostrar os visitantes recentes do Twitter, e o número de seguidores.
Monitoramento de Mercado
Conhecer e acompanhar o mercado alvo de cada produto ou serviço ofertado pelo seu negócio digital de forma contínua é essencial para manter o mesmo nível de investimento em inteligência competitiva e ser capaz de antecipar as decisões estratégicas a respeito do mercado como um todo.
Monitorar o seu mercado de atuação é um fator decisivo para a sobrevivência do seu negócio e para um bom posicionamento quanto ao grau de competitividade. Estando a par das tendências e dos lançamentos de novos produtos você conseguirá orientar suas ações e poderá, sempre que necessário, atualizar sua forma de ofertá-los.
Vamos relembrar um exemplo já citado aqui em nosso blog, que é um case de sucesso em monitorar o mercado e adaptar-se as novas tendências, a Netflix. Sempre que percebida as tendências e necessidades do mercado, que é ditada pelos hábitos dos consumidores, a Netflix atualizou a forma de ofertar seu produto. Primeiro, saindo do padrão de aquisição que era o aluguel de filmes e sendo pioneira com o modelo de assinatura, depois radicalizando com o meio de entrega do produto, saindo do físico para o digital, e por aí vai. Perceba que se a Netflix não tivesse monitorado o mercado e percebido que a internet estava tomando conta do dia a dia, e com base nessas informações não tivesse inovado “criando” um novo meio de entrega de filmes, hoje, ela seria uma empresa obsoleta ou nem existiria mais.
Ter um monitoramento de mercado ativo vai desde acompanhar as principais tendências, eventos que estão ocorrendo, e necessidades do público. São muitos pontos a analisar, por isso existem algumas ferramentas ou sites especializados que podem ajudar a indicar melhorias para seus produtos e serviços e, a conhecer e prever o comportamento dos consumidores.
Esse é um site que ganhou muita credibilidade no meio online por dar voz ao consumidor. Então, se você quer saber como anda o mercado faça um cadastro e monitore as menções a sua empresa, mas principalmente os comentários dos consumidores dos seus concorrentes. O ponto fraco deles pode tornar-se o seu ponto forte. Fica a dica. 😉
Uma ferramenta paga de monitoramento de mercado, que permite criar filtros o que facilita muito o processo de leitura e seleção de dados. O layout é muito legal para você acompanhar tanto notícias de feeds quanto de redes sociais e permite que você responda tudo imediatamente, o que eles chamam de “reação em tempo real”.
Monitoramento da Concorrência
Todas as áreas do monitoramento são essenciais, porém essa é uma das mais delicadas pois você irá lidar diretamente com as informações do seu concorrente, o que ganha uma grau ainda maior de prioridade nas análises pelo impacto que representam no seu negócio.
Monitorar a concorrência é importante para:
- Acompanhar o que os negócios digitais similares ao seu estão fazendo;
- Antecipar suas decisões;
- Surpreender o mercado e os seus consumidores.
Por isso, monitore o que seus concorrentes estão publicando em seus blogs, redes sociais e canais de vídeo, quais recursos ou tipos de conteúdos estão utilizando, e acompanhe de perto os principais lançamentos para assim poder direcionar suas ações de forma estratégica.
Veja algumas ferramentas que poderão lhe auxiliar a monitorar e-commerces concorrentes:
#01 – Google Alerts
Ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite monitorar expressões que lhe interessam e receber as notícias em seu e-mail, com a frequência que você desejar. Você pode usar para monitorar concorrentes, tendências e notícias.
#02 – Similar Web
Permite que você obtenha insights acerca de qualquer site ou aplicativo. Ele monitora o tráfego e suas fontes, além dos acessos nas redes sociais, entre outros elementos, e viabiliza a comparação de concorrentes.
Possibilita avaliar a influência, identifica URLs criadas recentemente, informa quais são as melhores páginas e analisa os domínios que apontam para os sites dos seus concorrentes, entre outras funções.
#04 – LikeAlyzer
Verifica o desempenho de fanpages no Facebook. Ele analisa as curtidas, os posts compartilhados, os comentários, o engajamento e emite um parecer sobre os pontos fracos e fortes da fanpage.
#05 – BuzzSumo
Analisa as mensagens compartilhadas pelos seus concorrentes no Facebook, LinkedIn Twitter, Pinterest e Google+. Ele filtra as mensagens por data, linguagem, país, domínio e tipos de conteúdo.
#06 – Social Mention
Verifica as menções de palavras-chaves relacionadas aos seus concorrentes nas redes sociais. Essa ferramenta monitora o quanto os internautas estimam uma palavra-chave.
#07 – InstaPaper
Ideal para salvar (com apenas um clique) os artigos mais interessantes para análise posterior. Esse aplicativo também possibilita sincronizar o salvamento de artigos entre diferentes dispositivos (desktops e mobiles).
Então, relembrando:
Estar sempre antenado em tudo que envolve sua marca é indispensável se você quiser fazer um marketing eficiente para o seu negócio digital.
O número de informações que envolve esse mercado é vasto, e você precisa ficar sempre por dentro das tendências, eventos e principais notícias, o mais rápido possível, para conseguir se comunicar bem e colocar sua empresa, produto ou serviço, sempre a frente das demais.
Fontes de consulta de ferramentas de monitoramento:
8 Ferramentas para monitorar e-commerces concorrentes
7 Ferramentas para monitorar comentários nas redes sociais do seu e-commerce
De Cabeça 37: Ferramentas e Técnicas de Monitoramento no Marketing Digital
47 Ferramentas Gratuitas de Monitoramento de Mídias Sociais