Um dos 3 pilares para obter sucesso com a venda de cursos online é o marketing, e ele é considerado um dos principais, justamente por ser o responsável direto pelo RESULTADO do seu Projeto EAD. No meio digital, as vendas advêm de estratégias do Marketing Digital e hoje vamos falar sobre 3 estratégias para você vender mais no mercado de cursos online!

Antes de tudo, você precisa de uma ótima página de vendas. Senão, o cliente chegará até essa página por meio das estratégias que você irá aprender neste post, porém não irá converter (ou seja, realizar a matrícula), pois ela não estará atraente o suficiente e não o guiará para a conversão.

Para saber quais são os elementos que uma página de vendas de sucesso precisa ter, você pode conferir o post Guia de Como Criar uma Página de Vendas com Alta Taxa de Conversão.

Agora vamos lá para as estratégias!

 

#1 – Tráfego Pago:

Sem tráfego, não existe venda!

Para obter resultados positivos com a venda de cursos online, é necessário gerar tráfego à página de vendas do seu infoproduto. Assim, as pessoas poderão conferir todas as informações sobre ele, entender que precisam dele e comprá-lo!

O tráfego pago é a forma mais fácil e rápida de começar, para quem ainda não possui uma grande audiência, pois por meio de campanhas pagas você conseguirá atingir o público de plataformas que possuem um enorme tráfego, como Google, Facebook e Youtube.

 

Google Ads:

O Google Ads é uma plataforma que lhe permite criar anúncios online e divulgá-los em diferentes tipos de páginas e redes, de acordo com a palavra-chave, tipo de segmentação, do público-alvo e dos tipos de anúncio criados.

Por meio do Google Ads, seu anúncio pode aparecer em diversos locais:

  • Sites de pesquisa do Google: os anúncios podem ser exibidos acima ou abaixo dos resultados da Pesquisa Google. Eles podem ser exibidos ao lado, acima ou abaixo dos resultados de pesquisa no Google Play, no Google Shopping e no Google Maps, incluindo o aplicativo do Google Maps.
  • Parceiros de pesquisa do Google: os anúncios podem ser exibidos com os resultados de pesquisa em websites de parceiros de pesquisa do Google. Para anúncios de texto, os parceiros de pesquisa incluem centenas de websites que não são do Google, bem como o Google Vídeos e outros sites do Google.
  • Em websites que seus clientes acessam: Você também pode optar por exibir seus anúncios para as pessoas enquanto elas navegam na Web, em sites da Rede de Display do Google, que é um conjunto de websites (que inclui websites específicos do Google, como o Google Finance, Gmail, Blogger e YouTube) que exibem anúncios do Google Ads. Essa rede também inclui sites e aplicativos para dispositivos móveis.
  • YouTube: Pelo Google ads, também é possível anunciar no YouTube. Dessa forma, seus anúncios podem ser:
    • Anúncios gráficos: Aparece à direita do vídeo em destaque e acima da lista de sugestões de vídeo. Para players maiores, esse anúncio pode ser exibido abaixo do player.
    • Anúncios de sobreposição: Anúncios de sobreposição semitransparentes que são exibidos nos 20% da parte inferior do seu vídeo.
    • Anúncios em vídeo: São os anúncios reproduzidos no player de vídeo, que podem ser puláveis ou não puláveis.

 

Facebook Ads:

Para anunciar no Facebook Ads, basta ter um perfil com mais de um mês no Facebook e uma página. Os anúncios do Facebook podem ser feitos em até 10 formatos, de acordo com o objetivo da campanha (gerar vendas, fortalecer marca etc.), que podem aparecer em três canais:

Facebook

Na própria rede social Facebook, os anúncios podem aparecer tanto no Feed de Notícias, como qualquer outra publicação de seus amigos, ou na lateral da tela, caso seja desktop. É possível também que seu anúncio seja veiculado no Facebook Stories, no Marketplace da plataforma e até mesmo na caixa de entrada do Messenger.

Instagram

No Instagram, existem duas possibilidades: o anúncio aparece no Instagram Stories ou no Feed de Notícias da plataforma

Audience Network

Pelo Facebook Ads, também é possível que seu anúncio seja publicado no Audience Network, que são os sites e aplicativos parceiros do Facebook. Assim, os anúncios podem aparecer para o público segmentado em seus aplicativos, Instant Articles ou em sites. Além de escolher o formato do anúncio e por quais canais eles podem ser veiculados, também é possível segmentar o seu público de forma bem específica, de acordo com seus interesses, profissão, localização, idioma, entre outros fatores que ajudam muito o anúncio a chegar no público ideal.

Porém, para anunciar nas duas plataformas mencionadas acima, você precisará de um investimento inicial (geralmente você que escolhe quanto).

Quanto maior o investimento, maior o público que a sua publicação atingirá.

Apesar de exigir um investimento, o tráfego pago é uma das melhores estratégias para vender, pois você fará uma campanha segmentada para o público-alvo do seu curso, podendo ter inscrições no mesmo dia que a campanha for ao ar. Para sua campanha paga ter sucesso, a principal definição é a de palavras-chave. Você precisa identificar quais palavras-chave são mais pesquisadas pelo seu público-alvo, assim o seu anúncio chegará à pessoas realmente interessadas e, por isso, com a maior probabilidade de comprar. Para identificar quais palavras-chave podem oferecer um melhor resultado, você pode usar ferramentas como Ubbersugest.

 

#2 – Redes Sociais

As redes sociais geralmente são utilizadas como uma forma de interagir e se aproximar de seu público, gerando engajamento e até mais visibilidade no mercado. Porém, o verdadeiro propósito de quem tem um negócio que atua nas mídias sociais deve ser gerar tráfego para outros sites. No caso de cursos online, as redes sociais devem ser grandes aliadas do seu negócio online para a geração de tráfego à página de vendas do infoproduto, a fim de gerar melhores resultados.

Isso é possível porque as redes sociais são uma ótima forma de você ganhar autoridade como produtor de conteúdo e, por meio dessa autoridade, vender muito! Para ter autoridade nas redes sociais, uma das principais ações deve ser produzir e postar conteúdos relacionados ao seu curso continuamente, assim você mostrará ao seu público que sabe sobre o que está falando, o que lhe ajudará a ser uma referência na área, ganhando cada vez mais seguidores e engajamento.

Já temos um post em nosso Blog explicando mais sobre as boas práticas nas mídias sociais e dando um passo a passo para você obter sucesso com essa estratégia de marketing. Clique aqui para conferir! 

Para escolher a rede social para atuar, você precisa conhecer bem o seu público e identificar em quais redes sociais ele se encontra. Porém, segue algumas dicas de como usar as redes sociais mais famosas a seu favor:

 

Facebook

Existem mais de 1 bilhão de usuários no Facebook, portanto deve ser fácil encontrar uma parcela do seu público por lá, até porque eles possuem uma das melhores ferramentas de segmentação de público!

Uma ótima dica para negócios no facebook é ter uma página que tenha relação com os infoprodutos, postar artigos, vídeos e imagens relevantes para o seu público, que podem ser acompanhadas de links que o direcionem à página de vendas do seu curso. Outra ótima dica é divulgar seus conteúdos em grupos da rede os quais tenham relação com o assunto que você leciona. Porém, para obter resultado com essa dica, isso tem que ser feito em massa. Publicar em vários grupos, falar com quem interagiu com as pessoas por inbox e oferecer o conteúdo etc

 

Instagram

Neta rede, os conteúdos mais bem aceitos são vídeos curtos e fotos, que podem ser publicados no feed ou no stories. Para o Instagram, ter imagens impactantes é tudo, pois elas costumam gerar ótimos resultados quando se trata de gerar tráfego para outros sites.

Crie uma página que tenha assunto relacionado ao seu curso e procure cresce-la, por meio de muita interação com seu público-alvo. Essa página pode ser o seu perfil profissional ou uma página de dicas relacionadas ao assunto do curso.

Ex: Se o seu curso é sobre emagrecimento, você pode criar uma página sobre treino, dietas e motivação, publicando coisas relacionadas e colocando o CTA para o seu curso nas publicações.

 

Linkedin

Se o seu curso é voltado ao mercado corporativo, o Linkedin será uma ótima ferramenta para lhe conectar ao seu público. Nessa rede, um dos pontos fortes é a interação. Ou seja, o que você mais vai conseguir por lá é engajamento, portanto é importantíssimo que você busque conexões e grupos os quais contenham interessados em seus infoprodutos. Nessa rede, as principais estratégias para conversão são a publicação de artigos, vídeos e imagens.

Para alcançar resultados positivos com essas publicações nas redes sociais, você não pode esquecer de inserir CTAs que levem à página de vendas do seu curso, sempre que for oportuno!

 

Dica Extra: Influenciadores Digitais

Uma fonte de tráfego incrível nas redes sociais são os Influenciadores Digitais. Eles são pessoas que possuem uma grande rede de pessoas conectadas aos seus perfis e que interagem diariamente. Além disso, possuem autoridade e influencia em relação ao seu público. No mercado de cursos online, você pode trabalhar com influenciadores de nicho, que sejam autoridade quando se trata do assunto que você ensina no curso. Assim, quando eles divulgarem seu conteúdo, os seguidores desse influencer poderão visitar a página de vendas do seu curso e tornar-se seus alunos.

Aqui no blog, já temos um post que ensina como você pode identificar influenciadores digitais para o seu negócio. Clique aqui e confira.

O  melhor de trabalhar com essas pessoas é que você pode escolher como irá pagar, de acordo com quem escolher para divulgar seu material. É possível que você encontre no mercado influencers que só aceitem realizar divulgações por meio de pagamento, porém muitos deles aceitam permutas (você pode trocar a divulgação por algum serviço, que pode ser inclusive matrículas do seu curso) e existe, ainda, a possibilidade de você remunerá-lo com um percentual das inscrições no seu curso que ocorreram através da divulgação do influencer. Isso vai depender da negociação de vocês!

 

#3 – Email Marketing

Como já dissemos em outros posts, o E-mail Marketing, apesar de desacreditado por muitos, é uma das estratégias de Marketing Digital que, se bem feita, tem o maior ROI (Retorno Sobre o Investimento), simplesmente porque é muito barato de fazer, pode alcançar milhares de pessoas com apenas um disparo e é muito fácil de mensurar os resultados. Ele é um forte aliado para a divulgação de cursos online, principalmente se você não quiser investir em mídia paga, a princípio. Desse modo, você pode divulgar conteúdos gratuitos relacionados ao infoproduto pago, para conseguir essa lista de e-mails que irá trabalhar.

Aqui no Blog, já temos um post completo sobre como começar a usar o email markerting: Email Marketing: Como começar a usar?

Porém, algumas ótimas dicas são:

  • Disponibilizar conteúdo gratuitos relacionados ao curso para obter uma lista de contatos;
  • Formar uma lista com as pessoas que se cadastraram na sua plataforma de venda de cursos, mas não concluíram a inscrição;
  • Enviar para alunos que você tem matriculados em conteúdos similares ao que você está promovendo;
  • Utilizar informações da própria página de vendas do curso para elaborar o conteúdo do email.

 

Conclusão

As três estratégias abordadas neste post são as mais assertivas quando trata-se de vender infoprodutos como cursos online:

  • Tráfego pago;
  • Atuação em redes sociais;
  • Campanhas de e-mail marketing.

No entanto, essas estratégias não funcionam muito bem quando aplicadas isoladamente. Porém, se você trabalhar as três, com certeza terá um ótimo resultado em vendas!

 

 

Referência: https://support.google.com/google-ads/answer/1704373?hl=pt-BR

 

 

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