Na área educacional, uma nova tendência ganhou força: a oferta de cursos online, que vem tomando conta do mercado sem limites geográficos, aumentando o alcance da oferta, diminuindo custos e oferecendo uma maior autonomia ao aluno.
Porém, criar um curso online não é uma tarefa simples. Mesmo que a força do hábito nos direcione a transportar diretamente os conteúdos que já utilizamos de forma presencial para dentro de um sistema EAD, devemos pensar que se trata de uma maneira diferenciada de se relacionar com os futuros alunos.
Já aprendemos aqui os 3 passos para criar um curso online de sucesso, onde listamos dicas estratégicas para a geração e divulgação de conteúdo, mas essas etapas são anteriores e posteriores, respectivamente, à etapa de produção do conteúdo.
Essa etapa tem sido, sem dúvidas, um dos grandes motivos que impedem muitos projetos EAD de saírem do papel, pois a contratação de agências e produtoras especializadas inviabilizam muitos orçamentos.
Neste post abordaremos os 3 Ps, 3 passos para você criar um curso online em pouco tempo e da forma mais eficiente possível.
Esses passos podem ser usados como um guia na hora de definir e criar o conteúdo do seu curso.
#P1: Planeje
O primeiro passo de um projeto educacional, como a produção de um curso online é o planejamento, é nele que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais de entregas do projeto.
As atividades desta etapa focarão na criação um plano de curso ou plano de aula, no modelo presencial. Um plano de curso é o documento base do seu projeto educacional, ele deverá ser constituído pelas características gerais do projeto e do curso.
As características gerais do projeto constituem-se dos procedimentos e técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem como, qual o objetivo do seu curso, como ele estará estruturado, qual a metodologia, qual o projeto instrucional e que mídias pretende utilizar, quais as características principais e quem irá compor a sua equipe de produção.
As características gerais do curso são as informações básicas de composição como nome, descrição e carga horária.
Ter este pontos bem definidos permitirão que você compreenda todos os requisitos que deverão compor o seu curso e assim possa desenhá-lo de forma coerente e eficiente. Realizando um planejamento consciente você evitará problemas básicos como a produção de cursos mal elaborados, pouco engajadores e talvez com custos altos.
Tente fazer um plano de curso adequado com a realidade da sua organização, envolvendo ferramentas e metodologias de ensino que você e sua equipe dominem.
#FicaDica!
Foque a sua energia nesta primeira etapa, ela deve ser muito bem desenvolvida, pois um bom planejamento pedagógico, assim como a compreensão do objetivo e do público a quem se dedica, facilita a sequência de realização da produção de seus conteúdos EAD.
#P2: Produza
A etapa de produção do curso online é nada mais, nada menos do que a elaboração do conteúdo. O processo de elaboração de um curso online pode ser divido em três atividades: criação do conteúdo bruto, roteirização e aplicação.
A criação do conteúdo bruto é uma atividade a ser realizada pelo que chamamos de conteudista, um especialista no tema a ser tratado no curso que terá a tarefa de reunir, organizar e preparar o conteúdo base que deverá compor o curso online. O conteudista não precisa ser um produtor profissional, pois a lapidação do conteúdo para o curso será realizada na próxima etapa.
A roteirização é a etapa em que, com base no conteúdo bruto, o curso será desenhado. A entrega desta etapa será a estruturação do curso com todos os elementos que irão compô-lo. Por exemplo: textos, linguagem voltada para o público alvo, recursos interativos, imagens e outros.
A etapa da aplicação é um aprimoramento da roteirização. Nela, você deverá aplicar o conteúdo produzido em ferramentas de apresentação de conteúdos digitais. Aqui no Blog do Elore apresentamos 12 Ferramentas gratuitas para construir conteúdos de cursos online que poderão ser utilizadas nesta etapa. O uso dessas ferramentas motivam e engajam o público, criando maior interatividade.
#P3: Publique
Criamos nosso primeiro curso, e agora?
Criar o conteúdo de um curso online é somente o primeiro passo do seu projeto. Para vender seus cursos é também preciso publicá-los, e para publicá-los é necessário uma plataforma online que possua os recursos necessários para oferta, compra e aquisição pelo seu cliente, e recursos pedagógicos que permitam alcançar e medir o efetivo aprendizado, mesmo que a distância.
Seja diferente!
Pesquise tendências de mercado e aplique ao seu curso, crie meios de interação que induzam a participação de seus alunos na construção do conteúdo abordado e realize atualizações sempre que necessário.
É isso aí, com os 3 Ps você tem o guia necessário para elaborar seu primeiro curso e lembre-se, a prática leva a perfeição, então, mãos à obra!