Negócios Digitais

Se você quer ser visto como referência no mercado e alcançar estabilidade para empreender em um negócio online, uma das primeiras coisas a fazer é investir toda sua energia no relacionamento com o cliente.

Afinal, ter uma boa experiência de compra é o que as pessoas mais querem, uma vez que é fácil encontrar o mesmo produto em diversos lugares, mas nunca a mesma emoção.

Para saber o que pode ser feito para melhorar a interação com o cliente, nada melhor que conhecer os principais erros que os empreendedores cometem. Assim, você pode ficar bem longe deles, não é mesmo? Acompanhe, a seguir, as principais falhas.

1. Ignorar a importância da qualidade no atendimento

Quem acha que o bom atendimento não faz toda a diferença no resultado das vendas corre sério risco de fechar as portas. Não é difícil imaginar os atributos necessários para manter a qualidade, basta se colocar no lugar do cliente.

Ele quer encontrar o produto que atenda às expectativas e, quando clicar em comprar, achar a forma de pagamento preferida no carrinho de compras. Também gosta de saber que por trás da tela do computador ou do smartphone tem alguém pronto para esclarecer dúvidas ou ouvir sugestões.

2. Desconsiderar as necessidades da persona

O cliente não gosta de ter que repetir a mesma situação, principalmente se tiver algo a reclamar. Por isso, é fundamental registrar todas as etapas para corrigir as causas do problema.

Nesse sentido, a tecnologia pode ser usada para influenciar na sua tomada de decisão, já que é possível conhecer o perfil do comprador e definir a persona, um personagem baseado no cliente real. Assim, a estratégia de comunicação se torna mais prática e eficaz.

3. Não responder às dúvidas

Seja qual for o canal: chat online, e-mail, redes sociais ou outros, deixar o cliente sem resposta é um dos erros de atendimento mais graves. Isso porque, além de não tirar a dúvida, ele será tomado pela raiva por ter perdido tanto tempo. E o tempo, você sabe, vale ouro.

Por isso, treine a sua equipe e delegue aos colaboradores responsáveis a missão de responder adequadamente às demandas. Se, ainda assim, o atendimento for insuficiente, talvez seja bom adotar chatbots na automação do atendimento.

4. Deixar de investir em pós-venda

Sabia que é muito mais fácil vender para alguém que já comprou uma vez que conquistar novos clientes? É porque a pessoa já está familiarizada com a marca. Afinal, esse é um dos resultados mais esperados das campanhas de marketing.

Então, a partir do momento em que você tem o endereço de e-mail do cliente, é possível entrar em contato para saber se gostou da compra, enviar dicas, ofertas ou sugestões de produtos com base nas preferências pessoais dele. Muitas empresas triplicam o faturamento só com essas ações, principalmente em vendas sazonais, como Natal, Black Friday etc.

5. Não ampliar os canais de relacionamento com o cliente

Imagina a frustração do cliente ao tentar entrar em contato com a empresa de forma diferente do número de telefone e não encontrar essa informação? Hoje, muita gente prefere se comunicar via mensagem de texto. Quem não gosta de resolver as pendências pelo celular no conforto do sofá de casa, não é verdade?

Portanto, leve em consideração a ampliação dos seus canais de atendimento para superar as expectativas do consumidor moderno. Cuide para que o seu discurso permaneça alinhado em todas as plataformas e garanta que o público seja bem recebido em qualquer uma.

Como você viu, os erros na gestão de relacionamento com o cliente são potencialmente perigosos. No entanto, trabalhar para evitá-los não é uma tarefa tão difícil assim, desde que haja dedicação e comprometimento.

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