A primeira impressão é a que fica. Esse é um ditado popular que se encaixa como uma luva ao tema em discussão.
Empresas que trabalham na oferta de conteúdo online, sejam cursos, webinars ou vídeos, sabem a necessidade que é ter um título atraente que se destaque na multidão de informações que seus leitores recebem a todo momento. Um título é um objeto de marketing, de persuasão do público leitor.
A relevância de um título é o que vai atrair seu público, por isso é importante que parte do tempo de criação de um conteúdo online seja dispensado a escolha do título, pois ele é tão ou mais importante que o conteúdo em si.
Para lhe ajudar na elaboração de um título memorável e magnético, seguem 6 dicas infalíveis que irão garantir a atração da atenção de seus leitores.
#Dica 1: Pessoas “adoram” números e símbolos
Usar números representativos de listas ou percentuais e pontuação é garantia de sucesso. Números escritos com numerais, e não por extenso, chamam atenção e aguçam a curiosidade do leitor em querer conhecer todos os tópicos do número citado.
Assim como o uso de pontos de exclamação, interrogação, reticências, entre outros, diferenciam a forma gráfica do texto e se destacam capturando o olhar do leitor.
#Dica 2: Use palavras-chave
Em seu título, procure utilizar palavras claras que informe ao seu leitor o que ele pode esperar daquele conteúdo ou qual o assunto a ser abordado.
#Dica 3: Não conte tudo
Outra dica é não dizer tudo no título, ou seja, criar títulos que despertem a curiosidade do leitor, que sugiram algo escondido, como jogar perguntas para que seu conteúdo traga respostas.
#Dica 4: Fale com o leitor
Uma tática muito utilizada no marketing digital é direcionar-se ao leitor chamando-o pelo nome ou utilizando palavras diretas como “você”. O leitor encanta-se pela sensação de ter algo escrito e produzido para ele.
#Dica 5: Faça promessas que possam ser cumpridas
Todo mundo adora promessas e a possibilidade de vê-las sendo cumpridas leva seu leitor a querer conhecer e acompanhar a realização da mesma.
#Dica 6: Utilize um texto polêmico
Palavras polêmicas, desafios, palavras secas e aparentemente grosseiras geram um sentimento de incômodo e criam curiosidade e expectativas no leitor em querer entender o que lhe faz ter tanta propriedade ao ponto de chamá-lo ao desafio.
Um exemplo prático deste tipo de técnica é o post “12 sinais de que você está criando seu filho para ser escravo”, que viralizou sendo repostado em mais de 10 sites e gerou inúmeros comentários. Nesse exemplo, vemos que parte da frase afirma que você está criando o seu filho para ser um escravo e ainda lhe dará doze sinais disso, o leitor independente de ser ou não pai, incomoda-se com essa frase, pois a acusação é muito forte, dura e direta, o que desperta sua curiosidade de ler aquele conteúdo, ainda que seja para provar a si mesmo que aquilo não o inclui. É este tipo de sensação que desejamos criar para atrair leitores.
Entendendo na prática:
Um exemplo de uso de todas estas dicas é o título deste post: “6 dicas infalíveis para você criar títulos magnéticos!“.
“6”: Número. Indica ao leitor que no texto irei apresentar 6 pontos, logo ele não vai parar de ler quando chegar ao terceiro, pois ele já sabe que se não completar a leitura haverá três outros que ele não tomará conhecimento;
“dicas infalíveis”: a palavra-chave do meu conteúdo;
“para você criar”: aqui direciono o meu texto ao leitor falando em primeira pessoa e uso um verbo de ação, a ser executada por ele. Eu crio a expectativa de que as dicas são para ele e que ele poderá realizar o que está sendo proposto, uma promessa que pode ser cumprida;
“títulos magnéticos”: uma segunda palavra-chave, onde eu informo o que o meu leitor será capaz de realizar ao final;
“!”: Uso de pontuação. O meu título é um título grande, utilizar um ponto ao final cria uma sensação visual diferente que se sobressai a sensação ruim de ler um título grande.
Outras dicas!
Uma ideia bastante utilizada é criar várias opções de títulos, desde os mais simples até os mais elaborados, e só então escolher o melhor.
Crie títulos variando entre uma dica e outra, não utilize todas ao mesmo tempo. Lembre-se que menos é sempre mais.
Outra dica é utilizar técnicas SEO (Search Engine Optimization), métodos para otimização de acessos ao site, mas esta já é uma discussão para outro post.