Eventos webinar ou seminários web têm sido a ferramenta de marketing mais difundida no mercado, pois gera uma comunicação efetiva com prospects, fortalece a marca e abre espaço para o fechamento de negócios, mostrando-se mais eficaz do que a realização de eventos presenciais.
Porém, para que você tenha sucesso no uso dessa ferramenta e colha os bons resultados que ela tem a oferecer é necessário que conheça e saiba explorar todo o potencial deste recurso. Como toda boa estratégia, um evento online do tipo webinar possui um passo a passo que deve ser seguido, onde para cada etapa existem tarefas específicas a serem executadas e pontos que exigem sua atenção e que farão toda a diferença. Por isso seguem 7 dicas que permitirão que você crie webinars arrasadores e alavanque suas oportunidades de negócio.
#Dica 1: O que você espera com seu webinar?
Antes de começar a fazer eventos online tenha bem definido qual o objetivo deste evento para o seu negócio. Esse fator é crucial, pois somente assim você poderá definir qual o público-alvo do seu evento e quais as ações e meios serão necessários para contatá-los. Não adiantará nada você gastar tempo e recursos com divulgações de um evento sem objetivo para um público indefinido.
#Dica 2: Divulgue
Seu evento é online, portanto utilize todos os recursos web conhecidos para divulgá-lo: redes sociais, e-mails, sites, blogs, aplicativos de comunicação em massa, entre outros. Neste ponto, fique muito atento ao título do seu evento, ele deve ser matador. Títulos criados com boas palavras-chaves e links podem ser encontrados com mais facilidade em sites de busca e tendem a trazer maior tráfego para o evento.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então, leia nosso post 6 dicas infalíveis para você criar títulos magnéticos.
Outro detalhe importante é quanto ao texto de descrição do evento, tente mostrar ao seu prospect quais os benefícios de sua participação, que resultados poderá esperar ou o que irá aprender.
#Dica 3: Menos é mais
Para participar deste tipo de evento o ideal é que haja um pré-cadastro, pois a ideia é que você crie a partir dali uma base de prospects a serem nutridos e assim venham tornar-se clientes do seu negócio. Porém, muito cuidado com os formulários de cadastro, peça apenas as informações necessárias para as ações pós-evento, dessa forma o formulário não se torna cansativo e os visitantes mantêm o interesse.
Informações como CPF, RG ou endereço estão totalmente descartadas, pois são dados muito pessoais e sem relevância nesse momento. Lembre-se que aquele visitante ainda está começando a relação com seu negócio, mas ainda não fechou nenhum contrato com você.
Tente pedir informações como e-mail, telefone ou rede social, isto permitirá que você mantenha contato com ele e não o perca de vista. Outras informações como cargo e empresa, ou cidade são importantes para que suas ações sigam um caminho específico.
#Dica 4: Mantenha contato
Até a hora da ocorrência do evento mantenha contato com seu prospect, envie e-mails de lembrete, principalmente, na véspera e no dia. Nestes e-mails inclua não somente os já inscritos, mas todos os seus contatos. Dados comprovam que 65% das inscrições de um evento online ocorrem um dia antes ou na data do evento.
#Dica 5: Prepare-se para o evento
Dias ou horas antes faça um roteiro do que você quer passar, tente criar um mapa mental ou uma lista com palavras-chave e pontos a serem apresentados. Se você for tímido e não tiver afinidade em palestras, treine fazendo vídeos onde poderá rever suas falas e perceber no que precisa melhorar.
Lembre-se que seu roteiro deve manter-se em um tempo de apresentação entre 40 minutos a uma hora, este é o período ideal de ocorrência de um webinar, pois é suficiente para você dar o seu recado e não deixar o evento cansativo.
Além disso, você precisará preparar alguns outros recursos como:
- Uma ferramenta para transmissão: Existe uma infinidade de plataformas para realizar webinars, escolha uma que possua bons recursos e que seja de fácil acesso pelos participantes.
- Recursos técnicos: A depender da ferramenta escolhida você precisará de uma câmera, webcam ou câmera de celular para captação da imagem. Para melhorar a qualidade da sua apresentação opte pelo uso de um microfone, pois a captação do áudio é mais adequada e isola melhor os ruídos do ambiente, isso é fundamental para transmissões ao ar livre ou em grandes ambientes.
- Cenário: Prepare um cenário para a sua transmissão, você pode usar imagens dentro deste ambiente para divulgação da sua marca, por exemplo.
Não sabe que ferramenta usar para transmitir seu webinar? Fique frio, isso é assunto para o próximo post.
Antes de começar a sua transmissão separe um copo de água, no caso de precisar beber algo durante o seminário, e tenha ao alcance das mãos um recurso como, por exemplo, folhas A4 ou quadro branco para fazer anotações ou esquemas.
Outra dica importante é deixar seu celular no silencioso ou em modo avião. Uma ligação ou mensagem durante o seu evento com certeza causará uma má impressão.
#Dica 6: Durante o evento …
É hora do show! Então relaxe, respire fundo e faça como você ensaiou!
Seja claro nas palavras utilizadas e não tenha medo de se soltar e mostrar sua empolgação, mas tome cuidado com a linguagem corporal. Tente não se mover de forma inquieta e repetitiva, seja o mais natural possível.
Utilize suas anotações e enfatize os pontos principais que você separou. E não se preocupe se você errar, se trocar alguma palavra ou esquecer algum termo, apenas siga em frente. Ninguém conhece a sua apresentação, então provavelmente eles nem vão notar.
#Dica7: E depois?
Após o evento é hora de analisar os dados e definir ações a serem tomadas.
Verifique quantos usuários participaram de seu evento. Não fique triste se os participantes se mantiverem entre 40 a 60% do número de inscritos, essa é a média aceitável mesmo em eventos gratuitos. Menos que isso, sugiro reanalisar todas as dicas que citamos anteriormente.
Um outra boa dica é, em até 48 horas após o evento, enviar um e-mail de agradecimento pela participação e um formulário rápido de pesquisa. A ideia aqui é coletar o feedback dos participantes e ter dados quanto a qualidade do evento.
Com base nas informações coletadas monte com a sua equipe um plano de acompanhamento para transformar seus prospects em clientes reais.
E então, o que você está esperando para começar a criar webinars arrasadores?
E fique ligado em nosso blog, a qualquer momento postaremos mais super dicas para você! 😉