Você é professor ou conteudista e decidiu iniciar seu projeto EAD sozinho. Diferente de uma instituição ou de uma empresa da área em que você tem estrutura, equipe e recursos, essa jornada será cheia de descobertas.

E a primeira delas, é que seu negócio pode ser uma ideia genial, mas não nasce grande. Você precisa trabalhar sua marca e seu nome diariamente. Persistir e se manter motivado, será uma tarefa diária, consciente que esse é o início de um investimento a longo prazo.

Como em qualquer negócio, quem vende precisa de informações consistentes sobre seu público. Para isso, foram desenvolvidas as ferramentas de monitoração de tráfego, aplicável a sites, blogs, plataformas LMS e etc, com o objetivo de, em tempo hábil, gerar relatórios a partir da quantidade de visitas, tempo que um visitante permanece na página e até o caminho percorrido por ele durante sua visita no site.

Então, ao levantar alguns questionamentos, é essencial saber responder cada um, analisar as respostas com olhar empreendedor, e a partir daí,  traçar estratégias e direcionar os esforços, para o público almejado.  Não se preocupe se de cara você não souber responder todas as indagações, o importante é o que vai fazer para encontrar as respostas e quando encontrá-las.   

 

Abaixo, listamos algumas ferramentas para te ajudar a responder essas perguntas, que juntas, podem melhorar  e até aumentar a saúde do seu negócio online, algumas gratuitas inclusive.

 

Ferramentas de Monitoramento

Ferramenta gratuita de monitoramento de tráfego, essencial para aproveitar as oportunidades para seu negócio no mundo online, te ajudando assim a interpretar o comportamento do seu público como os hábitos de compra, como se comportam em cada página, quantos usuários acessam seu site, e o  tipo de comportamento do público em cada página e seção.

Abaixo, listo para você os recursos disponíveis no Google Analytics, atualmente a principal ferramenta de análise de dados, que fornece estatísticas relacionadas aos seus visitante, para a tomada de decisões na Web.

  • Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site
  • Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site
  • Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas
  • Resultados de e-commerce – Como anda o desempenho da sua loja virtual
  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado
  • Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso
  • MouseFlow

Uma espécie de mapa de calor, que ajuda a observar o comportamento de visitantes em um site. A partir dos resultados obtidos através de análises feitas pelo mapa, é possível modificar e aprimorar a estrutura do site, melhorando sua usabilidade e assim, a experiência do visitante com seu site. Assim, suas ações serão mais assertivas, visto que serão baseadas em informações reais da navegação dos usuários.

 

Ferramenta de Divulgação

Tão importante quanto um negócio físico, no ambiente online é essencial a propaganda por meios que tragam resultado de fato. Não desperdice tempo e dinheiro “atirando para todos os lados”. Utilize meios de divulgação e ferramentas de propaganda online de forma direcionada, que trarão resultados e leads realmente interessados em seus produtos, aumentando as chances de compra.

Uma plataforma de publicidade, é a maior ferramenta de links patrocinados no mundo online. Seu objetivo para quem vende é um só: aumentar as vendas, gerando lucro! Para isso, é preciso investir anunciando, é claro.

Você cria uma conta, determina um orçamento, cria sua campanha, decide onde será exibida e a cobrança é feita de acordo com a quantidade de cliques (CPC) ou se preferir, somente quando o anúncio receber cliques (CPM).  Ou seja, através dessa ferramenta, você pode definir um orçamento e anunciar seu produto, direcionado no momento certo para o público certo, mensurando os resultados.  Quem anuncia, além de decidir o valor do orçamento, determina quanto será investido em cada campanha, os gastos mensais e diários. 

Um dos formatos disponíveis para anunciar, são os links patrocinados. No momento em que a busca é feita por algum dispositivo,  apontados a partir das palavras-chave, do assunto pesquisado e dos assuntos existentes com tais palavras. Ao buscar algo, nada mais coerente pensar na entrega que farão a partir do que solicitamos. Isso precisa ser rápido e preciso. Banners e vídeos em espaços online muito acessados também estão disponíveis para anunciar produtos ou serviços.

 

Redes Sociais: monitorar, atender, relacionar e analisar

Hoje, é fundamental estar atento à todos os canais de comunicação que você e sua empresa possui. Por elas, é possível conhecer melhor e ouvir um número maior de clientes, o que eles querem e esperam do seu serviço, e estreitar o relacionamento da sua marca com os mesmos, capturando e entendendo a opinião, gosto e canal de comunicação mais usado por seu público.

Se você quer um conselho, acompanhe e proteja sua marca nas redes sociais. A velocidade que uma informação ou comentário, bom ou ruim se propaga, pode ser imprevisível.

 

Abaixo, listamos 5 ferramentas para ajudar você a monitorar tudo que acontece em suas redes sociais.

Uma espécie de Analytics inserido dentro do próprio Facebook, desenvolvida para medir e acompanhar as interações relacionadas às impressões na sua página relacionadas as publicações.

Informações relevantes fornecidas:

 

Auxilia o monitoramento das principais redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Google+. Na versão gratuita permite monitorar até 3 redes sociais simultaneamente, além de disponibilizar relatórios semanais e agendamento de posts.

Permite o agendar posts e a identificar os melhores horários para realizar as postagens em cada rede social. Em sua versão free,permite acompanhar até 4 redes sociais.

Uma ferramenta completa que exibe várias métricas de forma detalhada,, com painel customizável e capaz de suprir as necessidades mesmo na versão gratuíta.

Um diferencial é o “modo TV”, no qual permite a instalação de um telão em um ambiente profissional por exemplo, para que os dados sejam acompanhados no ambiente organizacional em tempo real.

Quintly é uma ferramenta de análise de dados permite que permite que você acompanhe até três páginas do Facebook de forma gratuita. Usando ele, você tem acesso a estatísticas sobre os seguidores das páginas e o engajamento deles com os posts. O painel de controle, assim como o do Cyfe, é customizável, permitindo que você acompanhe diversas métricas

 

Ferramenta para Comunicação/Atendimento

Seja acessível, disponibilize meios para que um possível comprador ou aluno encontre você e tire dúvidas de maneira rápida e prática. Mas fique atento, ao ofertar mais um canal, esteja ciente de sua responsabilidade com relação a disponibilidade anunciada para o atendimento.

Uma ferramenta gratuita, de atendimento via chat, indicado para ser inserido em uma página específica, permitindo o monitoramento das conversas. No ato da configuração também é possível enviar o histórico de conversas por e-mail.

 

Com as dicas, esperamos ajudar você em seu projeto EAD. Acreditamos que esse é um investimento a longo prazo, mas que dá resultado e faz você e seus alunos a construírem um mundo melhor através da educação, colhendo assim, bons frutos ao longo do tempo.

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