A criação de um calendário editorial de vídeos é fundamental para todo mundo que trabalha com a produção de conteúdo digital e busca um pouco mais de organização em sua rotina. Não ter chefes, horários e outras atribulações de quem tem um trabalho mais formal tem suas vantagens, mas não se deixe enganar por toda essa facilidade.

A produção de vídeos é trabalhosa, envolve várias etapas e pode incluir, até mesmo, diferentes profissionais. Se você trabalha por conta própria, esse é mais um motivo pelo qual você precisa prestar muita atenção a este texto.

Continue comigo e confira 5 dicas para criar um calendário editorial de vídeos!

1. Pesquise datas importantes para o público

O primeiro passo para criar um calendário editorial de vídeos é justamente o de identificar datas relevantes à sua persona. Você pode considerar feriados mais gerais, como Dia das Mães e Carnaval, e eventos mais nichados, mas que tenham a ver com o seu público — Oscar, Dia do Professor etc.

Essa definição é muito importante no desenho dos conteúdos a serem criados, como eu vou lhe mostrar nos próximos itens.

2. Faça brainstorms

Chegou a hora de reunir sua equipe, caso você ainda não tenha uma você pode pedir ajuda aos amigos e familiares, para um brainstorm sobre o que incluir nesses vídeos. Não é porque você identificou que o Dia das Mães é uma data importante ao seu público que vai criar um vídeo simplesmente desejando feliz dia das mães às suas clientes.

É preciso desenvolver uma estratégia que estabeleça a relação entre a data, a sua marca e o seu produto. Você tem algum produto que pode ser comercializado no dia? Pode oferecer algum desconto específico a quem for mãe? São respostas a perguntas desse gênero que devem ser encontradas no brainstorm.

3. Saiba quais são as preferências da persona

Conhecer a sua persona é fundamental desde a primeira etapa da criação de um calendário editorial de vídeo. Saber quais são suas preferências, identificar as redes sociais que elas utilizam e saber falar a mesma língua do seu público são aspectos que podem ajudar na distribuição do conteúdo a ser criado.

Afinal, de pouco adianta investir na produção de vídeos que não serão assistidos por ninguém. O seu intuito é vender e, como tal, o seu objetivo deve ser o de falar com a pessoa certa, da forma correta e no canal mais apropriado para isso.

4. Prepare um briefing com roteiros

O passo seguinte é a criação dos roteiros. Eles devem ser objetivos, sucintos e conter todas as informações de texto e imagem que vão compor o vídeo. É possível encontrar modelos na internet, mas eles podem ser feitos de acordo com o que for mais prático e útil para você e a realidade do seu trabalho.

Lembre-se de que a criação de um vídeo inclui a etapa de pré-produção, que diz respeito à estruturação de objetos, cenários e equipamentos utilizados; assim como a etapa de pós-produção, que vai considerar aspectos como edição, trilha sonora, efeitos sonoros e visuais etc.

5. Invista em ferramentas digitais

Por fim, é preciso pensar estratégias de lançamento e divulgação dos vídeos. Organizá-los em um calendário ajuda a identificar quando os seus esforços devem estar voltados a determinadas etapas da produção (você pode estar na pré-produção de um vídeo enquanto o outro está em fase de edição, por exemplo).

Para quem trabalha com infoprodutos, contar com uma boa plataforma para gerenciamento dos produtos faz toda a diferença. Avalie também a possibilidade de realizar investimentos de mídia em redes sociais como o Facebook e em buscadores como o Google.

Muitas vezes, a organização é a chave do sucesso para criadores de conteúdo online. A produção e o consumo de conteúdos audiovisuais tem crescido consideravelmente. Por isso, pensar em um calendário editorial de vídeos faz cada vez mais sentido. Outro fator que pode fazer toda a diferença é contar com ferramentas que venham a automatizar o trabalho do produtor de conteúdo.

Quer saber mais sobre o tema? Conheça a Elore Tecnologia. São diferentes recursos em um mesmo lugar com planos e preços que cabem no seu bolso. Gostou? Então faça um teste gratuito agora mesmo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário