Se você atua ou pretende atuar no mercado de cursos online, já sabe que irá trabalhar com estratégias de marketing digital, mais precisamente com o Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, que é toda e qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas em vez de correr atrás delas, como no marketing tradicional.
Essas pessoas são os leads, indivíduos interessados no que você tem a falar ou oferecer, tornando-se potenciais clientes da sua solução.
A captação ou geração de leads é o processo de atrair seu público-alvo, convertê-lo em leads, através da produção e disponibilização de conteúdos relevantes, que auxiliam na resolução de problemas e sanem dúvidas dos usuários, ao mesmo tempo em que despertam interesse pelos seus produtos ou serviços, transformando-os em novos clientes e por fim, em defensores da sua marca.
Não parece ser uma tarefa fácil, não é?
Na verdade, não é uma tarefa difícil, mas árdua, pois exige planejamento, dedicação e recorrência.
Diante desse cenário, a Elore disponibiliza recursos que se encaixam às principais estratégias do marketing digital buscando fazer com que o consumidor dos seus cursos online percorra todo o funil de vendas, da captação a venda.
Ainda não sabe o que é lead e funil de vendas, clique aqui e entenda de uma vez por todas.
Continue lendo este post e aprenda quais recursos a Elore oferece para captação de leads, e quais as 3 melhores iscas digitais você pode utilizar para conversão, e assim começar a criar suas listas de potenciais clientes.
Como captar e qualificar um lead com a Elore
Para atrair visitantes e captar leads para seu negócio de cursos online, você precisará ofertar conteúdos gratuitos e relevantes em sua vitrine na Elore, materiais ricos, ou iscas digitais, que serão entregues em troca de informações do lead.
Uma isca digital pode ser um e-book, um guia, um minicurso, uma aula gratuita, um checklist, um template (modelo), um kit de ferramentas, ou ainda, uma planilha, entregues ao lead após o preenchimento de um formulário que lhe permita capturar dados essenciais como email, cargo, empresa, necessidades em geral, para que você conheça seu lead, segmentando e qualificando-o.
A Elore disponibiliza dois recursos exclusivos que lhe permitem executar essa estratégia, o recurso Leads Ativos e o recurso Campos Personalizados.
Com o recurso Leads Ativos, você pode ofertar conteúdos que tem a finalidade de captar leads sem gerar custos para a organização. Para isso, basta você criar um conteúdo na sua plataforma, que seja gratuito para o lead e que tenha até 7 dias de acesso. Assim, todo e qualquer lead que consumir conteúdos estruturados no seu Elore seguindo esses requisitos irão contar como leads ativos, e não como alunos da sua organização.
Vale ressaltar que cada plano possui uma quantidade limite de leads ativos, e que para esse tipo de conteúdo não gerar custos adicionais é necessário também não utilizar o Elore Vídeos.
Além da captação de leads através do recurso lead ativo, você pode qualificar seus leads customizando o formulário de cadastro apresentado no momento da captação, com o recurso Campos Personalizados.
Para isso, basta acessar o ambiente de administração, e no menu Personalização > Campos Adicionais, você poderá definir que dados serão exigidos no momento da inscrição ou da visualização do conteúdo, assim como, o tipo do campo que pode ser texto ou lista, exibindo opções pré-cadastradas para que seu lead escolha. As duas opções de momentos diferentes para exigência dos dados, lhe permitem inclusive ser cauteloso na captação das informações do seu lead.
Mas fique atento em que informações pedir no seu formulário.
Assim, antes de customizar os campos do formulário de cadastro do seu Elore, é importante avaliar que informações são necessárias para identificar seu lead, e, assim, sejam úteis para a nutrição e conversão. Um simples campo a menos no seu formulário pode fazer a diferença na taxa de conversão das suas vendas.
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3 Tipos de iscas para publicar agora no seu Elore
Já deu para perceber que produzir conteúdos úteis e relevantes é essencial tanto para atração quanto para qualificação do lead. É importante mencionar que não basta qualquer tipo de conteúdo, é preciso compreender seu público-alvo, a fim de produzir conteúdos de qualidade, que sejam úteis e relevantes para sua audiência.
Veja abaixo, 3 tipos de conteúdos que funcionam muito bem como iscas digitais para gerar Leads, e que podem ser ofertados no seu Elore.
#1. Webinars
A Elore disponibiliza dentre seus recursos a oferta de conteúdos do tipo webinar, uma das ferramentas do Marketing de Conteúdo e Atração que é a sensação do momento. Webinars (web-based seminar) são seminários online no qual a comunicação com sua base de leads pode ser feita por um ou mais palestrantes, utilizando meios audiovisuais, onde o público além de assistir pode interagir através de fóruns de discussão.
Um instrumento poderoso que coloca você ou sua marca em evidência, te ajudando a gerar leads qualificados e estabelecendo um vínculo com seus clientes. Além da facilidade de estruturação deste tipo de conteúdo na Elore e do baixo custo, a oferta de iscas digitais do tipo webinars apresentam vantagens como visibilidade, engajamento com o público, fortalecimento da marca e qualificação de leads.
#2. E-book
Um formato de isca digital que vemos funcionar muito bem para a maioria das organizações é o e-Book. Ele permite que sejam entregues conteúdos bastante aprofundados sobre determinados temas e, por isso, consegue entregar maior valor e ter um resultado considerável no processo de conversão.
#3. Minicursos
O conceito de minicurso surgiu de uma nova forma de abordagem da modalidade EAD, o micro-learning, um formato de aprendizagem online de curta duração, com foco em um único objetivo de aprendizagem, ou como o nome já diz, micro conteúdos de aprendizado.
Os benefícios de usar este tipo de isca em sua estratégia de atração vão desde a rapidez na produção, logo menos tempo e menor custo, facilidade na manutenção e atualização dos temas e no alto impacto nos resultados de suas estratégias.
Qual o próximo passo após a captação de leads?
Depois de converter parte de seus visitantes em leads, é hora de nutri-los, ou seja, é hora de educá-los com mais conteúdos, sempre prezando pela qualidade e relevância, de modo a guiá-los pelo funil de vendas, com o objetivo de prepará-los para realizarem a compra de seus cursos online.
E para realizar essa tarefa você pode usar outro recurso da Elore, que é a integração com plataformas de automação de marketing, que lhe permitem estabelecer uma relação cada vez mais próxima dos seus leads e clientes.