Você já ouviu falar em páginas de vendas? Sabe qual o impacto dela nos resultados do seu negócio de cursos online?
Muitos empreendedores digitais utilizam esse recurso, mas não sabem o seu significado ou a sua importância. Uma página de vendas é uma página web onde você expõe ou divulga seu produto, online ou não, e apresenta todas as informações necessárias para convencer os visitantes a realizarem sua compra e tornarem-se seus clientes.
Na Elore, por exemplo, a página de vendas é a página de apresentação de cada curso online ou webinar publicado em sua vitrine de conteúdos. Ela é gerada automaticamente, sendo necessário apenas preencher as informações sobre cada info-produto. Vale ressaltar que apesar da estrutura automática criada pela Elore, é importante atentar para as informações disponibilizadas por você e a forma de apresentação delas para os compradores.
Uma boa página de vendas precisa ser completa e ter todas as informações que tirem todas as dúvidas dos seus futuros clientes. A disposição das informações, assim como a estrutura delas impactará diretamente na taxa de conversão do seu produto online, logo impactará no aumento de suas vendas e nos resultados no seu negócio digital. Ter uma página de vendas bem estruturada contribui não somente para o aumento das suas vendas, mas também passa credibilidade para seus visitantes.
Agora que você entendeu o que é uma página de vendas e a sua importância para o seu negócio digital, que tal aprender a criar uma página focada em conversão? Neste guia, você irá aprender como criar uma página de vendas de cursos online com alta taxa de conversão.
#1 – Faça a tarefa de casa
Uma página de vendas precisa conter as principais informações do seu produto. No caso de cursos online, você precisa apresentar informações como as que compõem a ficha de um curso:
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Conteúdo Programático
Apresente o seu plano de curso, os módulos e aulas que compõem toda a sua estrutura de atividades. Essa informação transmite uma ideia clara de progressão, assim seu aluno poderá saber exatamente os assuntos que irá ver no seu curso.
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Metodologia
A metodologia de um curso online é a forma como o ensino do aluno está organizado para obter o melhor desempenho.
Trata-se do “caminho” a seguir para conseguir entender e internalizar todo o conhecimento programado no curso. Use este dado para esclarecer ao aluno como se dará a entrega do conteúdo, como está organizada a modelagem do seu curso e como foi planejada a entrega dos resultados esperados após a conclusão.
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Público-alvo
Seja bem direto e específico nesse ponto, listando a quem se destina o curso e que requisitos são necessários para realiza-lo. Não adianta querer vender um conteúdo para alguém que não está apto para receber o conhecimento transmitido, pois o resultado será extremamente negativo.
Outras informações importantes são a carga-horária do seu curso, os dados do instrutor e as formas de pagamento. Ofereça também várias formas de pagamento, quanto mais opções para o aluno maiores serão as chances de ele finalizar a compra.
Mas lembre-se que, por padrão os consumidores não leem o que você escreve. Assim, você precisa apresentar essas informações de forma clara e objetiva. Evite usar textos longos. Opte por frases simples, que reduzam o número de informações a ser processada pelos seus visitantes. Isso evita que eles tenham dúvidas no momento de tomar qualquer tipo de decisão.
Na Elore, você pode cadastrar esses dados preenchendo a Ficha Descritiva do seu curso ou webinar, criando um ou mais campos descritivos para cada conjunto de informações a serem apresentadas.
Aqui vale muito da criatividade, tanto no título quanto no conteúdo dos campos descritivos. Veja como um mesmo conteúdo é apresentado de forma diferente quando trabalhamos a criatividade:
#2 – O que EU ganho com isso?
Diferente do que muitos imaginam, apesar de ser importante apresentar as características do seu info-produto, no caso, os campos descritivos da ficha do seu curso online, não serão essas informações que vão aumentar suas vendas.
Apesar do crescimento do mercado de vendas online, que apenas no primeiro semestre de 2018 foi de 13,5%, as pessoas por padrão não querem gastar dinheiro e sempre tem uma razão para não comprarem. Por isso, apresente de forma clara e objetiva o valor que seu curso irá entregar a quem adquiri-lo. O que irá aprender, que benefícios terá durante e depois do curso, ou ainda que conhecimento aplicável à realidade dele será adquirido.
Ninguém compra um curso de Culinária para Iniciantes por que ele tem 8 horas aula em vídeo e um material de apoio em anexo, mas sim por que ele dará dicas sobre corte de alimentos, utensílios básicos para cozinha, temperos ou conhecimentos gerais que todo cozinheiro deve ter.
#3 – Use vídeos de teaser em sua Página de Vendas
Promova seus cursos utilizando teasers, vídeos que são uma prévia de algum tipo de conteúdo e que tem por objetivo atrair o público para o produto final. Por ser um vídeo de poucos minutos, esse tipo de produção é relativamente fácil de criar, sendo um recurso extremamente valioso para a divulgação do seu curso online, pois gera curiosidade sem entregar o resultado.
Na Elore, você pode disponibilizar seu teaser diretamente na página de vendas, ou pode divulgá-lo em suas redes sociais apresentando o tema do seu curso, instigando seu público a clicar no CTA e ser direcionado para a página de vendas.
#4 – Capriche nos CTAs
CTA ou Call-to-action é qualquer chamada, podendo ser um botão ou texto com link, que leve o visitante de sua página de vendas para uma ação. É uma ferramenta primordial para a venda de cursos online, pois é clicando sobre essa chamada que seu lead será direcionado da página de vendas para a página de compra do seu curso.
Para gerar resultado, seu CTA precisa:
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Ser claro
Transmita todos os benefícios no texto, não deixando de ser intrigante e específico.
Usando ainda o curso de Culinária para Iniciantes como exemplo, um bom CTA seria:
Seja um Chef em casa, ou
Vire um Chef e cozinhe com estilo
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Estar bem posicionado
Apresente seu CTA apenas depois de mostrar todos os seus benefícios do seu curso online.
Não adianta iniciar sua página de vendas com um “Inscreva-se agora!”. No mínimo seu visitante irá se perguntar: “Inscrever-me no quê?”.
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Se destacar
Não somente o texto e a posição, mas também a cor do seu CTA terá impacto direto na taxa de conversão da sua página de vendas.
Sabemos que as cores carregam peso. Elas podem indicar urgência, como o vermelho e o laranja, sinceridade e confiabilidade, como o azul, ou ainda, sabedoria e dignidade, como o rosa. Tudo isso pode aumentar ou diminuir a empatia do cliente com seu produto no momento da compra.
Por isso, não deixe de considerar o aspecto visual da sua página de vendas e da mensagem que você deseja passar com o seu CTA.
Observe os dois CTAS abaixo usados na página de vendas de nosso curso exemplo de Culinária para Iniciantes nos últimos dias de fechamento da turma, e veja em qual das opções a combinação da cor com o texto traria mais conversão:
Em qual botão você clicaria?
#5 – Use Depoimentos
A indicação é um dos principais formatos de relevância para a atração. Durante o processo de avaliação de compra é comum que os usuários analisem as opiniões de quem já adquiriu o produto. Por isso, não deixe de inserir depoimentos de alunos veteranos nas páginas de vendas dos seus cursos online.
Ver alguém atestando a qualidade do seu conteúdo ou apresentando os benefícios e resultados que obteve, indica que fazer a compra do seu curso online será um bom investimento e trará no futuro um bom retorno.
Mãos à obra
Agora que você já entendeu a importância da página de vendas para sua estratégia reveja a estruturação delas. Repense nos textos, banners, cores e CTAS que você está utilizando e reestruture (TODAS) as suas páginas de venda. Reduza as dúvidas, seja claro e objetivo, e entregue valor ao seu futuro cliente. 😉