Já ouviu o ditado “a prática leva a perfeição”?

O conteúdo teórico é, sem dúvida, o esqueleto de um curso online, porém, são as experiências que fixarão a aprendizagem. Entender ou vivenciar a aplicação do conteúdo consumido gerará valor a informação absorvida, fixando-o na memória.

Estudos mostram que mais de 90% das informações de um curso é esquecida depois de um mês. Porém, as taxas de retenção melhoram quando os alunos chegam a responder perguntas, fazer escolhas ou projetar uma solução durante o curso. Por isso, construa seu curso online intercalando os conteúdo com quiz, simulados ou avaliações.

A criação de interações deixará suas aulas menos monótonas, permitirá ao aluno autoavaliar-se e servirá para ajudá-lo tanto no reforço do conteúdo, quanto para motivá-lo a ter mais atenção.

 

No Elore você pode criar questionários com até 3 tipos de perguntas:

1 – Múltipla escolha

Questões de múltipla escolha estão entre os mais eficazes métodos para testar os alunos quanto ao conteúdo do curso. Existem dois tipos de configuração para as respostas: reposta única ou resposta múltipla.

  • Resposta única: deve ser escolhida apenas uma das respostas. As notas associadas a esta questão devem ser positivas.
  • Resposta múltipla: pode ser escolhida mais de uma resposta.

2 – Verdadeiro ou Falso

Uma das formas mais fáceis de moldar perguntas é no formato de V ou F. Simplesmente crie uma pergunta para que o aluno marque somente “V” ou “F”.

3 – Perguntas subjetivas ou abertas

Perguntas abertas são as mais usadas se você está:

a) procurando medir o real conhecimento de seus alunos a respeito de determinados assuntos, ou;
b) se meramente está querendo buscar soluções criativas sobre algo que ainda não tem uma solução definida, instigando a contribuição do grupo de alunos.

A resposta a uma questão deste tipo poderá ser uma palavra ou frase. Podem existir diversas respostas corretas, com valores de avaliação diferentes, por isso este tipo de questão não é avaliado automaticamente pelo Elore. É necessário que o professor ou tutor realize a correção e lance uma nota a este tipo de questão.

 

Como criar uma atividade do tipo Prova no Elore?

Para construir um questionário no Elore é necessário, primeiramente, ter bancos de questões pré-cadastros vinculados ao curso da turma em edição. Para isso, siga os seguintes passos:

  • 1º Passo: Logado no ambiente de administração, clique no menu Conteúdo, opção Cursos;
  • 2º Passo: Na lista de Cursos, identifique o curso para o qual irá criar o banco de provas e clique no botão Ações referente.
  • 3º Passo: Clique na opção Banco de Provas;
  • 4º Passo: Na tela seguinte, clique no botão Nova Prova e digite um título para o banco de questões a ser cadastrado e clique no botão Salvar.
  • 5º Passo: Cadastrado o banco, você poderá adicionar questões clicando no botão referente a cada tipo.

 

Com os bancos de provas de seu curso cadastrados é hora de criar a atividade e adicioná-la as etapas do conteúdo programático do seu curso. Para isso, siga os seguintes passos:

  • 1º Passo: No cadastro de atividades de uma etapa, escolha a opção Prova;
  • 2º Passo: Preencha o título da atividade;
  • 3º Passo: No campo Modelo de prova, selecione um banco de questões a partir de um dos bancos de provas pré-cadastrados;
  • 4º Passo: Nos campos Texto de cabeçalhoTexto de rodapé, você poderá preencher com um texto explicativo sobre o conteúdo ou o objetivo do uso deste recurso;
  • 5º Passo: Se for um curso de período fechado, determine a data de liberação da atividade e a data de encerramento. É possível também, estabelecer nesta configuração, um limite de tempo para a realização do questionário definindo o horário de disponibilidade. Ressaltando que para turmas de período aberto esta configuração não se aplica;
  • 6° Passo: Defina se o questionário será do tipo Simulado, onde é permitida realização de n tentativas;
  • 7° Passo: Se não for um simulado ou quiz, defina a nota máxima de atribuição ao questionário e defina a nota mínima necessária para aprovação;
  • 8º Passo: Para finalizar, clique em Salvar.

Pronto, sua prova ou quiz está criada.

 

Como acesso o Relatório de Notas?

Para acompanhar o relatório de notas de seus alunos, gerado para atividades do tipo prova que valem nota, acesse a lista de cursos e clique no botão Ações, opção Corrigir Provas.

Será exibida a tela Correção de Provas, com a lista de todas as atividades provas contidas no seu curso, identificando a etapa a que está inserida e o número de provas a serem ainda corrigidas pelo tutor, quando da existência de questões subjetivas.

 

 

Para cada prova, você terá no botão Ações, o acesso a Lista de Provas realizadas pelos alunos. Com as opções de corrigir as provas ainda pendentes, retificar as notas já lançadas, tendo acesso ao resumo da prova realizada pelo aluno, assim como ao gabarito dele, ou ainda excluir as tentativas.

 

 

Viu como é fácil usar esse recurso no seu Elore? Não deixe de usar provas ou quizzes em seus cursos e crie experiências memoráveis em seus alunos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário