Você sabe dizer quantos acessos o seu Elore recebeu esse mês? E você sabe de onde eles vem?

Medir o comportamento dos visitantes do seu Elore é crucial para entender o interesse principal do seu público, quais cursos são mais acessados e quais não são, de onde os seus visitantes estão vindo e quanto tempo eles ficam na sua página.

No mercado existem inúmeras ferramentas de monitoramento que permitem analisar o tráfego do seu site e colher dados que podem ajudar a tomar decisões mais assertivas sobre o conteúdo e sobre o formato da sua página, assim como as formas de abordagem e os temas mais buscados. Dessas ferramentas, as mais utilizadas são: Google Analytics, Mouse Flow, ChartbeatMintPiwik, ou ainda o RD Station, que apesar de não ser uma ferramenta de monitoramento, disponibiliza esse recurso para seus clientes.

Pensando nisso, o Elore lançou um novo recurso para integração com estas ferramentas, nessa área você poderá inserir e ativar os códigos de monitoramento gerado por cada uma delas e assim permitir que os dados gerados no seu Elore possam ser monitorados e analisados.

Para entendermos melhor como isso funciona, vamos apresentar, como exemplo, o uso de três plataformas de monitoramento e integrá-las ao Elore. Vamos lá?!

1 – Elore e Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento poderosa, e o melhor, é gratuita. Sua função é mostrar como os usuários encontraram o seu site, blog, ou no caso, seu Elore, quais páginas são mais visitadas e o tempo de permanência nelas. Ele exibe gráficos e relatórios que podem ser analisados por dia, semana ou meses.

Para ativar uma conta no Google Analytics e integrá-lo ao seu Elore, vamos seguir os seguintes passos:

Passo 1: Inscreva-se no Google Analytics

Se você já possui uma conta ativa no Google, basta acessar o Google Analytics e logar. Caso não possua, basta criar uma nova conta. Lembrando que todos os serviços do Google são integrados, então, se você tiver uma conta ativa no Gmail pode utilizá-la para logar no Google Analytics.

Realizado login, o Analytics solicitará que você preencha um formulário onde você deverá informar: os dados da sua conta, propriedades da página a ser monitorada e configurações do compartilhamento de dados. Segue exemplo:

 

Passo 2: Adicione o Código de Acompanhamento no Elore

Ao clicar em “Obter ID de acompanhamento” o Google pede que você aceite os termos de serviço, um passo padrão em serviços web.

Aceito os termos, o Analytics disponibilizará um código que deve ser inserido nas páginas HTML do seu Elore.

 

Copie esse código, e no seu Elore acesse o ambiente de administração, menu Configurações, opção Scripts. Lá, clique em Adicionar novo script.

Na tela posterior, defina um título para o código a ser inserido, cole o código copiado e escolha a opção “Topo da tag <body>“, posição da página HTML que o Analytics exige que esteja o código, por fim, clique em Criar Tracking Script.

 

Passo 3 – Saiba mais sobre seu público

Uma vez  inserido o código em seu Elore, você já pode gerar relatórios de visita. O Google Analytics permite criar relatórios diferentes. Os principais são relatórios de visitantes, de fontes de tráfego e de conteúdo.

Agora você pode utilizar os relatórios para saber melhor como são feitas as visitas a sua loja virtual de cursos.

2 – Mouse Flow

O Mouse Flow é software que permite analisar o comportamento dos seus visitantes em sua página, áreas mais clicadas, ações executadas, e assim permite conhecer e corrigir “pontos de dor”. É uma excelente ferramenta para conhecer detalhadamente a reação de um visitante ao chegar na sua página.

Para instalar o Código de Monitoramento do Mouse Flow no Elore, siga os passos a seguir:

Passo 1 – Inscreva-se no Mouse Flow

Crie uma conta no Mouse Flow, clicando em Sign Up Now e preencha o formulário com as informações do seu login, da página a ser monitorada e do plano selecionado, existindo a opção do plano gratuito, ou free.

 

Passo 2: Adicione o Código de Acompanhamento no Elore

Copie o código de monitoramento e insira-o no seu Elore seguindo os mesmos passos: acesse a área de administração do seu Elore, menu Configurações, opção Scripts, clique em Adicionar novo script, e preencha os campos. Assim como para o Google Analytics, esse código deve ser inserido antes da tag de fechamento </body>, por isso escolha a opção “Topo da tag <body>” ao criar esse script no seu Elore.

Integração ativa, acesse sua conta e conheça o comportamento do seu visitante.

3 – RD Station

O RD Station é um software pago de marketing digital e vendas que disponibiliza aos seus clientes a possibilidade de automatizar ações desde o processo de prospecção até o fechamento de um negócio. Para auxiliar em suas ações, o RD Station utiliza um código de monitoramento que tem as funções de: rastrear as páginas visitadas por cada um dos seus Leads e rastrear como esses Leads chegaram ao seu site, semelhante ao Google Analytics.

Para instalar o Código de Monitoramento do RD Station no Elore, siga os passos a seguir:

Passo 1 – Faça login no RD Station

Realize login na plataforma e acesse o menu da sua conta – clicando sobre o nome dela no canto superior direito e selecione a opção Conta.

No campo “Site da conta” digite o endereço do seu Elore e salve as alterações. Ressaltamos que o código de monitoramento deve ser instalado APENAS neste domínio.

 

Passo 2: Adicione o Código de Acompanhamento no Elore

Ainda no menu da sua conta, selecione a aba “Configurações” > “Código de Monitoramento”.

Copie o Código de Monitoramento, selecionando a opção “Copiar código” e insira-o no seu Elore seguindo os mesmos passos: acesse a área de administração do seu Elore, menu Configurações, opção Scripts, clique em Adicionar novo script, e preencha os campos. Assim como para o Google Analytics, esse código deve ser inserido antes da tag de fechamento </body>, por isso escolha a opção “Topo da tag <body>” ao criar esse script no seu Elore.

 

Se você já possui conta em uma dessas, ou outras ferramentas, de monitoramento não deixe de integrá-las ao seu Elore e acompanhar o tráfego gerado, dessa forma você conseguirá definir qual o seu melhor canal de aquisição de Leads, qual o comportamento do seus principais visitantes, e assim tomar decisões estratégicas para alavancar seu tráfego e, consequentemente, suas vendas.