O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) ou “Protocolo de transferência de correio simples” é o protocolo padrão para o envio de e-mail através da internet, ou seja, é o processo por trás do fluxo de troca de mensagens.

O Elore utiliza serviços SMTP para enviar emails de notificação aos seus usuários em diversas ocasiões como, na realização de uma matrícula com sucesso, após a liberação de um certificado ou pesquisa de satisfação, ou ainda para encaminhar mensagens enviadas pelos tutores ou administradores aos seus alunos. Essas mensagens são trafegadas pelo SMTP do Elore, e levam em suas configurações de remetente informações do domínio elore.com.br, assim, nas mensagens citadas como exemplo o usuário remetente dos emails enviados são notificacoes@elore.com.br ou naoresponda@elore.com.br.

Para algumas organizações isso pode soar como ausência ou falha de identidade, ou ainda, causar mal entendimento aos destinatários, visto o remetente real, sua organização, ser identificado apenas no corpo do e-mail. Além disso, para evitar má reputação em seu domínio o Elore limita o número de emails enviados para até 50 destinatários por vez, o que para alguns casos pode não atender. Por isso, nossa equipe disponibilizou um novo recurso para configuração de SMTP próprio.

 

Como realizo esta configuração?

Antes de realizar qualquer configuração é necessário que você possua um serviço de SMTP próprio como o do GMail, Locaweb, UOL, Zoho, ou outros, e esteja em posse das seguintes informações técnicas, que você poderá conseguir entrando em contato com a equipe de suporte responsável pela sua hospedagem de e-mails:

 

Endereço do Servidor SMTP: [smtp.seudominio.com.br]
Segurança SMTP: SSL ou TLS, ou não existe
Usuário do SMTP: [email@seudominio.com.br]
Senha do SMTP: Senha
Porta do Servidor SMTP Porta
Endereço de No-reply: Pode ser igual ao usuário SMTP

 

Com todas as informações necessárias em mãos, você já pode configurar um SMTP próprio no Elore. Para isso acesse o ambiente de administração do seu Elore, menu Configurações, opção SMTP, e edite as informações necessárias para a saída dos e-mails ativando o serviço e preenchendo os campos com as informações coletadas.

 

Os campos “Remetente” e “Responder para” devem ser preenchidos com as contas de e-mail para as quais você deseja destinar cada ação. O campo “Destinatário de teste” é fundamental para validar as configurações informadas, pois o Elore envia uma mensagem de teste para a conta mencionada e só habilita a saída de e-mails pelo serviço configurado se confirmada a entrega dessa mensagem.

 

Como configurar o serviço de e-mail do Google no Elore?

Para entendermos melhor vamos tomar como exemplo o SMTP do Google, o GMail, onde as informações técnicas seriam:

 

Preenchidos os dados basta salvar as configurações realizadas. Muito simples não é?!

Se você já possui um serviço de SMTP próprio contratado não deixe de usar essa configuração para deixar seu Elore ainda mais customizado. 😉