Em um mercado no qual os cursos online fazem cada vez mais sucesso, é necessário que as empresas de treinamento, que ofertam cursos presenciais, realizem alguns ajustes para agregar valor aos seus conteúdos e vender mais.
Neste post, você irá aprender a aprimorar cinco aspectos dos seus cursos presenciais, gerando mais valor para os seus alunos e para vender mais!
O que você aprenderá neste post:
Fluxo de inscrição
Muitas vezes, em treinamentos presenciais, o aluno passa por um processo burocrático desnecessário na hora de adquirir o curso. Algumas empresas, que ainda não investiram num fluxo 100% automatizado, recebem pagamentos por transferências bancárias para garantir a vaga ou, até mesmo, obrigando o aluno à ir à sede da empresa, se quiser pagar via cartão de crédito. Nesse tipo de situação, a empresa certamente perderá alunos interessados, que não estão dispostos a passar por todo esse processo para realizar a inscrição.
Independentemente da modalidade do curso, é imprescindível que toda empresa de treinamento ofereça formas de pagamento automatizadas e práticas, por meio de gateways como o Pagseguro e o Elore Pay. Nessa modalidade, o aluno realiza a matrícula 100% online e o dinheiro cai direto na conta da empresa.
Investir em um fluxo de inscrição rápido e automatizado, com certeza, é o primeiro ponto a ser considerado se você quer oferecer praticidade ao seu aluno, agregando valor ao seu curso presencial e vendendo mais.
Conteúdo
Sala de aula invertida:
A metodologia de sala de aula invertida tem sido aplicada com sucesso por muitas instituições, agregando valor a cursos presenciais e tornando-os híbridos (semipresenciais). Nessa metodologia, o conteúdo é liberado antecipadamente por meios digitais ao aluno, assim, ele poderá começar a estudar e absorver o conteúdo antes mesmo do primeiro encontro presencial.
Essa metodologia tem sido bem aceita, pois, por meio dela, os alunos conseguem aproveitar os momentos na presença do professor para tirar dúvidas, realizar atividades práticas e provas, reforçando os conceitos aprendidos online, diminuindo a parte teórica do curso e que muitas vezes é considerada sacal.
Materiais complementares:
Outra forma de agregar valor aos cursos presenciais, tornando-os semipresenciais, é entregando o material complementar do curso e aplicando avaliações por meio de uma plataforma de gestão de cursos.
Conforme vimos em nosso post “Plataforma de Gestão de Cursos: 10 motivos para você usar como diferencial na sua empresa de treinamento”, além de agregar valor, proporcionando facilidade no acesso aos materiais complementares, disponibilizar conteúdo online em cursos presenciais gera, também, redução de custos de impressão e mostra ao seu aluno que sua empresa de treinamento se preocupa com questões ambientais, já que o uso de papéis é reduzido.
Marketing de Conteúdo:
O conteúdo do curso pode ser usado, também, estrategicamente para fortalecer a imagem da sua empresa de treinamentos e adquirir novos clientes por meio do Marketing de Conteúdo.
Oferecer conteúdo, relacionado ao tema do curso, para alunos em potencial em troca de seus contatos tornando-os leads, é uma estratégia fortemente usada em cursos online para gerar mais vendas, que também pode ser aplicada a realidade de cursos presenciais. Esses conteúdos, geralmente, são oferecidos em formato de ebook, infográfico ou até mesmo em vídeo, o importante é que eles estejam relacionados ao tema do curso e que sejam atrativos ao perfil ideal de aluno.
Para baixar esse material, o interessado deverá deixar um contato (de preferência whatsapp), assim, a empresa de treinamentos terá agregado valor a ele, por meio da entrega do conteúdo, antes mesmo de tê-lo como aluno e poderá entrar em contato para oferecer o curso.
Se você tem interesse em saber como essa oferta de conteúdo funciona na prática, por meio da Plataforma Elore, clique aqui!
Certificação
A oferta de certificado é uma prática comum que ajuda muitas empresas de treinamentos a gerar valor. Porém, existem algumas melhorias no processo de certificação de cursos presenciais, que podem ser implementadas para agregar ainda mais valor ao curso.
Na maioria das vezes, os certificados de cursos presenciais são entregues em formato físico. Geralmente, trata-se de um documento em papel, que pode ser facilmente perdido ou danificado pelo aluno, com o passar do tempo.
Uma boa solução para agregar valor nesse ponto seria oferecer um certificado digital, o qual ficará sempre à disposição ao aluno e terá, inclusive, número de validação que poderá ser verificado na plataforma por qualquer pessoa que queira consultar a validade da certificação.
Isso é possível por meio de plataformas de gestão de cursos como a Elore. Se você tem uma empresa de treinamentos e quer realizar melhorias nos aspectos citados neste post, preencha o formulário abaixo e realize um teste grátis!
Feedback
Uma forma simples de agregar valor não só em cursos presenciais, mas em qualquer serviço, é ouvindo os consumidores.
Uma empresa de treinamentos pode coletar informações sobre como foi a experiência do aluno em toda a sua jornada com o curso presencial, desde o momento da aquisição até a transferência de conteúdo por intermédio do professor. Isso, pode ser feito com a aplicação de uma Pesquisa de Satisfação ao final do curso. Assim, será possível compreender quais são os aspectos da experiência que geram mais valor ao aluno, realizando um plano de ação de melhoria.
Além de agregar valor por meio das melhorias implementadas, os feedbacks são importantes simplesmente para o aluno saber que está sendo escutado e que sua opinião está sendo levada em conta pela empresa de treinamentos.
Fóruns e networking
Um dos grandes motivos pelos quais cursos presenciais ainda têm muita aderência, é a possibilidade dos participantes realizarem networking e a geração de parcerias e negócios. Sabendo disso, as empresas de treinamento podem usar recursos como fóruns de discussão online, gerando um engajamento maior da turma, estabelecendo trocas de contato entre os participantes e tornando o aprendizado mais rico e interessante.
Além de propiciar networking, os fóruns funcionam como um canal entre professores e alunos, ou seja, os participantes do curso presencial não precisam esperar pelas aulas para tirar dúvidas, podem fazê-lo por meio dos fóruns online.
Empresa de treinamentos, gere melhores resultados!
Mesmo com o mercado EAD em expansão, sabe-se que ainda existe um perfil de aluno que prefere adquirir conhecimento em sala de aula, em contato direto com professores e colegas de turma.
Porém, com os hábitos voltados ao mundo digital, é necessário que essas empresas adaptem os processos-chave de seus cursos presenciais, agregando valor à esta modalidade e gerando mais vendas, o que pode ser viabilizado por meio de uma plataforma de gestão de cursos como a Elore.
Além disso, com a plataforma, as empresas de treinamentos poderão atuar em três modalidades (presencial, semipresencial e EAD/online), aproveitando o crescimento do mercado EAD e gerando melhores resultados como negócio.