Em um de nossos posts, falamos um pouco sobre segmentação e como aplicar isso ao seu negócio digital. Vimos que antes de iniciar o processo de construção e definição das principais ações que vão nortear seu negócio é necessário conhecer seu consumidor. É nesse momento que surge a necessidade de definir seu público-alvo e suas personas, pois é a partir daí que você irá compor seu plano de marketing e relacionamento com seus clientes.
Em busca de afinar ainda mais uma construção sólida do seu projeto EAD, esse post irá esclarecer a principal diferença entre público-alvo e persona, ou buyer persona, te ajudando assim a identificar o principal perfil de consumidores do seu info-produto, conteúdos online, permitindo traçar ações de vendas estratégicas e direcionadas.
Antes de mais nada, precisamos esclarecer que os termos público-alvo e persona são duas coisas diferentes, atuando cada uma com um objetivo distinto, embora seja com o trabalho e pesquisa de ambos que as estratégias de venda serão traçadas.
O público-alvo (ou targert) vai te ajudar a entender para quem você vai vender seu produto, no caso cursos ou conteúdos online. É um segmento no sentido amplo e genérico, no caso, uma grande quantidade de pessoas que podem se interessar pelo produto ou serviço que você fornece, mas não necessariamente serão clientes.
Para definir seu público, é necessário compilar dados como:
- Faixa etária;
- Profissão;
- Sexo;
- Renda;
- Classe social;
- Hábitos de consumo;
- Escolaridade;
- Localização.
Observe que os dados gerados a partir destes questionamentos resultarão em um conjunto de diferentes perfis, mas ainda assim temos dados gerais que não direcionam suas ações. Por isso é necessário personificar seu público-alvo, ou seja, criar um personagem que represente seus compradores.
Mas afinal, o que é uma persona?
Persona é a representação ideal do perfil do seu cliente, no caso, do aluno que busca seu projeto EAD, e é claro, no segmento do seu público-alvo podem existir vários.
Cada persona será a representação imaginária dos seus clientes. Entendendo cada uma, será possível elaborar estratégias baseadas em dados e não suposições, como uma estratégia de marketing digital assertiva por exemplo. Assim você foca seus esforços e produção dos cursos para quem você vai sempre gerar conteúdo, ou seja, realmente é um consumidor em potencial dos seus conteúdos EAD.
Como descobrir quem são minhas personas?
Você precisa descobrir quem são e quantas personas compõem seu negócio, então faça uma pesquisa, que poderá te ajudar a segmentar melhor seu nicho.
A definição de sua persona é a definição do conjunto de características que compõem os vários perfis de consumidores dos cursos que você pode ter, ao conseguir identificar seus desejos e necessidades. Essa construção ajuda você saber os perfis ideais de consumidores dos seus conteúdos, e passar a elaborar materiais focados em cada grupo de compradores.
Antes de iniciar o processo de criação das suas personas, pergunte-se:
Quem são meus alunos? Por que querem comprar meus cursos? Quais são seus hábitos, o que pensam do meu conteúdo e esperam encontrar em meus cursos? |
Para te auxiliar, montamos um passo a passo te dando algumas dicas com informações essenciais para iniciar o processo de criação das suas personas.
- Defina quantas personas seu negócio tem
O seu negócio é que vai dizer quantos perfis representando seus cliente potenciais dos cursos que você oferta.
- Determine um conjunto de especificações básicas
É importante saber dados como área de atuação, idade, nível de escolaridade, e até onde se concentra seu público. Essa informações ajudaram você a construir os perfis de compradores dos seus cursos.
-
Objetivos X Necessidades
Sabendo e compreendendo o que seus alunos querem, é mais fácil produzir conteúdos e cursos que realmente vendam.
-
Quais são as dores dos seus alunos?
Que metodologia e conteúdo seu curso tem que pode suprir a necessidade do seu aluno, e como você conteudista se propõe a ajudar quem compra seu material?
Ao responder questões como essas, você terá uma visão clara das necessidades do seu público-alvo e poderá trabalhar de forma mais rápida em soluções que atendam as necessidades dos seus futuros alunos, possíveis compradores de seus cursos.
Abaixo listamos também algumas dicas essenciais para você começar o processo de desenho do seu mercado EAD:
|
Que ferramentas utilizar?
Hoje já existem ferramentas online gratuitas que podem ajudar no processo de pesquisa e construção da sua persona através de formulários, por isso listamos algumas delas. Assim, você mesmo pode identificar suas personas a partir de formulários personalizados. É o ponta pé inicial para quem está começando um negócio online.
Uma opção gratuita do Google que permite criar formulários e enviar o link do para sua base de dados ou conhecidos.
Também permite a coleta de dados para tomada de decisões, e possui modelo básico de formulário pronto.
Uma ferramenta mais robusta, que facilita o encontro de palavras chave que um público específico pesquisa no Google, agrupando palavras em nichos, o que vai facilitar e otimizar seu trabalho de pesquisa e tempo.
Trabalhando em parceria, duas grandes empresas criaram essa ferramenta que vai ajudar quem está buscando como criar uma persona em uma ferramenta online e gratuita.
Em conjunto, público-alvo e personas, possuem conceitos diferentes mas podem complementar uma a outra tornando as estratégias de marketing digital mais assertivas.
O público-alvo atuando em estágio inicial do funil de vendas e para as personas, algo mais direcionado, de acordo com o contexto dos clientes em potencial ou para aumentar o nível de confiança dos atuais alunos, tornando mais humano sua relação com os alunos, e os mesmos com sua organização.
Esperamos que esse conteúdo auxilie na construção do seu negócio EAD, e assim você possa modificar positivamente a vida de todos que adquirem conhecimento através do seu saber e vontade de ensinar.