Para se destacar em qualquer empreitada, o repertório de conhecimento é o que vai fazer a diferença na vida de uma pessoa. Nesse cenário, a atualização constante passou a ser uma necessidade de um bom profissional.

Porém, conciliar um trabalho fixo — seja em home office, seja no escritório da empresa — com a produção de infoprodutos nem sempre é uma missão muito fácil. É por isso que investir na produtividade é tão importante para qualquer profissional.

Afinal, além de todas as tarefas comuns, a sua cabeça precisa trabalhar com criatividade e inovação o tempo inteiro para criar conteúdos relevantes que gerem oportunidades de negócio. Se não há uma rotina, por exemplo, as chances de você se atrapalhar com as atividades aumentam consideravelmente.

Pensando nisso, preparei um breve guia com algumas dicas de produtividade para infoprodutores. Com elas, você pode transformar todo o seu conhecimento em produção de conteúdos em ideias incríveis e ser reconhecido pela qualidade no que faz! Vamos lá?

Seja organizado

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer atividade é estar preparado para ela. Isso vale tanto para a vida pessoal quanto para um trabalho específico com data de entrega próxima. Quando você se organiza para realizá-lo, evita aquela sensação de desespero ao chegar perto do prazo limite.

Aqui, vale ressaltar a importância de não deixar a finalização do trabalho para a última hora. Imprevistos fazem parte da rotina e, na maioria das vezes, não dá para simplesmente ignorá-los. Entretanto, é possível contornar os danos, transformando-os em oportunidades.

Com isso, você consegue planejar não somente o projeto em que está trabalhando no momento, mas também os que virão em seguida. Principalmente quando trabalha com uma única marca, é preciso ter continuidade e fluidez na comunicação de seus produtos. Diante dessas situações, a organização é sua carta na manga.

Para ajudá-lo nessa organização, você pode investir em duas soluções: listar as atividades comuns ao seu cotidiano e definir um calendário de publicações, como veremos a seguir.

Liste todas as atividades do dia

Você sabe quais são as tarefas que fazem parte do seu dia a dia? Se a resposta for não, é melhor ficar atento. Listar todas as atividades que você precisa realizar ajuda bastante em um dos maiores desafios de um profissional, que é se antecipar a possíveis problemas.

Em uma agenda física ou digital, adote o costume de anotar suas atividades e o tempo necessário para finalizá-las. Desde uma reunião com colegas de trabalho até a produção de um roteiro, por exemplo, tudo deve ser registrado. Tenha o hábito de deixar um período de folga para os imprevistos — assim, eles não serão o vilão da sua história.

Defina um calendário de publicação e atividades

Sabendo de tudo o que é necessário para desempenhar bem as suas funções e chegar ao sucesso, é preciso associar essas informações a datas.

Um calendário editorial vai ajudar você a se programar para as realizar as etapas necessárias e, é claro, transformar os seus conteúdos em oportunidades estratégicas de negócio. Quando você tem uma frequência de entregas, consegue fazer isso com ainda mais eficiência e ter visibilidade.

Invista em softwares e apps

A tecnologia nos auxilia em diversas situações, e não seria diferente no quesito produtividade. Há alguns aplicativos e softwares que contribuem para manter a organização e até mesmo otimizam o trabalho. Conheça algumas opções.

Spark

Há e-mails chegando o tempo todo na sua caixa de entrada? Seus problemas acabaram! Esse app ajuda você a organizá-los por ordem de prioridade em uma gestão eficiente.

Trello

Baseado no método Kanban — gestão visual —, permite que você organize suas tarefas em colunas como “a fazer”, “em andamento”, “concluídas” e assim por diante. Você pode mover os cards ao passar uma atividade de um status para outro.

Pocket

Se o seu desafio é ler as notícias e outros conteúdos importantes que aparecem no seu dia, esse app pode reuni-los em um só espaço para que você os acesse em um momento oportuno, mesmo sem internet.

Freedom

Para manter o foco em uma única atividade, evitando as distrações, o Freedom é ideal para você. Além de permitir programar as suas tarefas, ainda bloqueia sites ou notificações que possivelmente o atrapalhariam.

Delegue tarefas quando possível

Sei que, muitas vezes, surge aquele preciosismo em relação ao próprio trabalho — o que é perfeitamente explicável, uma vez que você investiu tempo, dedicação e todo seu conhecimento nele. Contudo, há projetos que são grandes demais para que somente uma pessoa o torne realidade.

É por isso que saber delegar tarefas é uma habilidade muito útil aos infoprodutores. Nesse momento, deixe de lado a ideia de que somente você é responsável pelo projeto e conte com a ajuda de outros profissionais. Às vezes, a ideia de uma pessoa que não está inserida nessa “bolha” pode ser o que faltava para dar vida a um conteúdo diferente de tudo que já foi visto pelo mercado.

Nesse mesmo cenário, nem sempre é possível dizer sim para todos os trabalhos que aparecerem. Lembre-se de que é melhor escolher menos projetos para dedicar-se com mais afinco a eles do que desenvolver várias ideias ao mesmo tempo sem que elas reflitam todo o seu potencial.

Anote suas ideias

Você sabia que alguns empreendedores têm suas grandes ideias enquanto estão sonhando? Pois é. A mente desses profissionais não para nem enquanto estão dormindo — e esse pode muito bem ser o seu caso. Por isso, não vai deixar essa oportunidade passar, certo?

Então, deixe um bloco de notas e uma caneta ao lado da cama por precaução. Uma boa dica é anotar as ideias assim que acordar: assim, você evita que algum detalhe seja esquecido. Escreva tudo que vier à mente e vá complementando com novas linhas, se conseguir. Isso ajuda a fixar a história e desenvolvê-la com o tempo.

Evite distrações

Trabalhar com infoproduto pode trazer dificuldades de concentração em muitos casos. Afinal, uma ideia tem o poder de transportá-lo a outra realidade em segundos, o que torna a falta de foco algo comum na sua rotina profissional. É nesse cenário que entra, novamente, a nossa amiga produtividade.

Evite ao máximo as distrações e, quando perceber que algum pensamento está tirando você da questão principal, volte para a realidade! A criatividade serve para auxiliar o seu trabalho, qualquer que seja o formato. Mas nada de se perder no impossível, combinado? Pense sempre no público a que você deseja atingir e foque nele!

Para trabalhar com produção de conteúdos, você viu que a produtividade é essencial, não é mesmo? Por isso, siga as dicas deste post e lembre-se de que o planejamento vai ser seu melhor amigo nesse momento. Quando você investe nessa ideia, o caminho até o sucesso vai se descomplicando — pode apostar!

Agora que você já está preparado com essas dicas de produtividade, que tal mais algumas informações sobre a preparação para as gravações? Aproveite a sua visita ao blog para mergulhar no conhecimento e boa leitura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário