Como divulgar meu Curso Online?
Essa é a pergunta que todo produtor de conteúdo faz, e existem duas respostas para ela: Email Marketing e Redes Sociais.
Já apresentamos aqui no Blog da Elore que o E-mail Marketing é uma das estratégias básicas para iniciar a divulgação dos seus cursos online, simplesmente porque é muito barato de fazer, pode alcançar milhares de pessoas com apenas uma ação e é fácil de mensurar os resultados.
Se você ainda não sabe como usar essa estratégia e iniciar suas primeiras campanhas, confira este artigo aqui sobre Como começar a usar Email Marketing.
Além do e-mail marketing, divulgar nas redes sociais é a segunda estratégia básica que todo empreendedor digital tem obrigação de fazer. Apesar do e-mail marketing garantir os melhores resultados, não podemos ignorar a importância das redes sociais. Afinal, as pessoas passam a maior parte do tempo conectadas a elas, e você precisa estar onde seus consumidores estão.
Não se engane em achar que a onda das redes sociais já passou ou está próxima do fim. O que ocorre é que uma ou outra rede entra em um ciclo de fracasso, como aconteceu com o Orkut e vêm sendo percebido esse mesmo cenário outras, afinal tudo tem seu tempo. O que você precisa é estar atento ao que está em alta, e principalmente escolher a rede social de acordo com as escolhas do seu público-alvo.
As redes sociais nos abrem um mundo de possibilidades, pois permitem atingir milhares de pessoas, gerando uma relação de interação que outras estratégias não conseguem. Isso permite que você ou sua marca participem na formação direta das opiniões do seu público construindo uma autoridade no mercado.
Além disso, são gratuitas, não havendo custo para iniciar suas postagens. É claro que existe a opção do tráfego pago, como o serviço proporcionado pelo Facebook Ads, por exemplo, mas em geral você pode utilizar sua presença nessas redes para ampliar o seu alcance entregando sempre conteúdos relevantes. E diferente do e-mail marketing, que se comunica com quem já faz parte da sua lista de transmissão, a divulgação nas redes sociais permite atingir novas pessoas.
Como fazer a divulgação de Cursos Online com as Redes Sociais?
Sabemos que o uso das redes sociais para a divulgação de cursos online podem melhorar consideravelmente seus resultados, diretamente, com novas matrículas, ou indiretamente, construindo sua presença online.
Mas para que esses resultados sejam satisfatórios, não basta criar um post aqui e outro ali e esperar as matrículas caírem do céu. Como em toda estratégia de Marketing Digital, usar as redes sociais para a divulgação de cursos online exige: planejamento, constância e análise dos resultados.
Por isso, montamos um checklist com todas as atividades necessárias para iniciar e manter essa estratégia para o seu negócio de cursos online.
#1 – Escolha suas Redes Sociais
Escolher a rede social certa para o seu negócio é um ponto chave para o início da sua estratégia de divulgação. É preciso saber em quais redes seus potenciais clientes se concentram.
Definir e estudar sua persona é essencial para o planejamento de suas ações e escolha dos conteúdos a serem postados. Vale ressaltar que, as divulgações em redes sociais tem por objetivo principal a aquisição de leads, assim, as ações de marketing realizadas através deste canal serão voltadas para topo e meio de funil.
Você sabe o que é lead e funil de vendas? Sabe como atuar na qualificação dos seus leads para transformá-los em vendas? Clique aqui, e aprenda nesse post tudo sobre Leads e Funil de Vendas.
Atividades:
- Investir em um bom planejamento de comunicação
- Identificar o público-alvo e personas que a sua empresa possui e quer atingir
#2 – Conheça os Pontos Fortes e Fracos das Redes escolhidas
Redes sociais vêm e vão, por isso, ao escolher uma para atuação é importante analisar a estabilidade dela, assim como sua relevância no meio online. Cada uma tem suas particularidades e aplicabilidades, assim como, uma lista de pré-requisitos para que suas postagens sejam relevantes e não sejam classificadas como spam. Por isso, é importante consultar cada uma e conhecer todas as regras.
Para facilitar, listei as principais:
– Facebook: Ainda possui o maior número de usuários, portanto, se seu objetivo é captar o maior número de leads não deixe de estar presente nela. Fique atento as suas regras de uso e de exibição de postagens, principalmente as patrocinadas.
– Instagram: Ideal para quem deseja vender o conceito do seu negócio, por isso mesmo, é de suma importância ficar atento ao seu perfil. Use a essência dessa rede a seu favor, postando fotos mostrando um estilo de vida que se relacione à sua marca.
– Twiter: Não se engane, o conteúdo resumido de até 240 caracteres do Twiter é o segredo do seu sucesso. Os posts com conteúdos resumidos e objetivos são facilmente assimilados pelos usuários criando uma experiência memorável.
– LinkedIn: Tendo grande destaque na área de negócios e networking, o LinkedIn permite que você divulgue os feitos da sua empresa, conquistas realizadas, cases de sucesso, e ainda, fortalece sua marca a partir da disponibilização da sua participação em fóruns de discussão.
Quer uma Passo a Passo para bombar nas redes sociais? Clique aqui e confira!
#3 – Tenha uma Conta Profissional e Customizada
Se você tem um negócio e quer criar uma presença online ativa, com credibilidade para a sua marca, você precisa ter um perfil profissional. Não que seu perfil pessoal não possa mais existir, mas os possuem precisam ser claramente separados.
Além disso, você precisa customizar sua conta de acordo com a identidade visual da sua marca. Crie banners, capas, avatars e descrições claras sobre seu negócio, seus serviços e produtos.
E preencha TODAS as informações requeridas por cada plataforma das redes sociais selecionadas.
Atividades:
- Criar contas profissionais nas redes sociais selecionadas
- Customizar e preencher os formulários de cadastrados das contas
#4 – Divulgue
Agora que você já selecionou as redes sociais que mais se adequam ao seu negócio de cursos online, é hora de começar a produzir seus conteúdos e fazer suas postagens.
Um conteúdo de qualidade e bem elaborado deverá impactar o seu público de tal foram a envolvê-lo com sua marca e sentir-se influenciado por ela.
– Crie um Cronograma (E SIGA-O)
Criar um planejamento é fundamental para desenvolver uma estratégia de divulgação que gere resultados para o seu negócio de cursos online. Uma dica é fazer uma lista com ideias de publicações, e ir elaborando as postagens de acordo com sua capacidade criativa.
Tome cuidado para não postar somente conteúdos promocionais ou de oferta de cursos, varie as postagens com diferentes tipos conteúdos como: dicas, ideias, citações do dia, enquetes, datas comemorativas, tendências e fatos.
Elaboradas suas primeiras ideias é hora de criar uma agenda de postagem. Uma dica é analisar os relatórios de acesso disponibilizados pelas redes sociais e identificar os melhores horários e dias para publicação. Além disso, você pode usar ferramentas para publicação como o Hootsuite.
– Use Vídeos
Segundo estudos, 86% dos usuários da internet assistem a vídeos, por isso, uma excelente opção para divulgação de seus cursos online é utilizá-los.
Além de serem mais atraentes, esse tipo de divulgação chama mais a atenção do que uma imagem ou texto, sendo mais eficiente na transmissão da informação que você deseja passar.
Com uma boa câmera, uma excelente captação de áudio e muita criatividade, você criará conteúdos incríveis e extremamente efetivos!
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– Faça Campanhas Promocionais
Sorteios, concursos e promoções são uma boa forma de atrair pessoas nas redes sociais. O método ‘curte, compartilhe e marque amigos’ permite que você atinja rapidamente um grande número de pessoas, além de criar engajamento com sua audiência.
Você pode criar campanhas ofertando cupons de desconto em um curso que está sendo lançado, ou acesso a um material exclusivo como apostila, e-books, etc.
Mas para não ter dor de cabeça, ao realizar uma campanha promocional lembre-se de estabelecer as regras claras para a participação.
Entendeu todo o passo a passo?
Pra ajudar melhor a você que está começando do zero, disponibilizamos um checklist que te auxiliará na execução de cada atividade.
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Conclusão
Não há dúvidas que as redes sociais se transformaram em verdadeiras vitrines, sendo uma verdadeira máquina de conversão quando bem utilizadas permitindo aumentar o engajamento orgânico, tráfego e, principalmente, conversão e
Execute o passo a passo de nosso checklist e alcance com mais rapidez a atenção e a visibilidade essencial para o seu negócio de cursos online.
Esperamos que essas orientações tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no seu negócio. Acredite nele e mãos à obra!