Ao projetar um curso online ou misto, deve-se considerar como recurso essencial à estrutura do curso diferentes tipos de interatividade, meios de como a interação aluno e conteúdo ou a interação instrutores e colegas possam ocorrer. A comunicação entre pares, concretiza-se como elemento elevador da aprendizagem colaborativa, sendo um fator crítico na determinação da qualidade, quantidade e tipo de interatividade.

O Elore oferece como recurso nativo, uma das atividades assíncronas mais comumente utilizadas como meio de interação, os fóruns de discussão ou participação.

Com esse recurso os instrutores ou tutores do curso podem acompanhar seus alunos, pois o fórum funciona como um canal para que eles compartilhem suas dificuldades com os instrutores ou com a turma. O uso desse tipo de recurso mostra para o aluno que você está pronto para apoiá-lo no processo de aprendizagem, trazendo maior credibilidade ao seu curso.

#Como disponibilizar o fórum no meu curso online no Elore?

Para cada turma cadastrada no Elore existe no botão “Ações”, a opção “Moderar Fórum”. Você poderá criar quantos tópicos de discussão achar necessário.

É importante ressaltar que, para que este recurso seja apresentado ao aluno no ambiente do curso, é necessário ser cadastrado pelo menos um tópico inicial de discussão; e que somente tutores e administradores podem criar tópicos, logo, alunos apenas podem comentar em tópicos pré-cadastrados.

#Recursos do fórum do Elore que talvez você não conhecia:

No intuito de auxiliar aos instrutores na moderação dos fóruns, o Elore disponibiliza alguns recursos como:

Recurso 1: “Marcar como lido”

Para cada postagem em um tópico de discussão existe a opção “Marcar como lido”, com isso sempre que uma postagem, dúvida ou sugestão de um participante no fórum for moderada o instrutor poderá ativar esta opção e assim filtrar apenas pelas postagens não lidas, desabilitando o filtro “Exibir lidos”. Esse recurso facilitará no acompanhamento exato de que postagens estão pendentes de moderação.

Recurso 2: Excluir post

Assim como a opção “Marcar como lido”, existe a opção “Excluir”. Esta opção permite ao instrutor mediar o fórum excluindo qualquer comentário que considere inadequado ao tema discutido ou as regras básicas de boa conduta.

Recurso 3: Paginação

Também com o objetivo de organizar a disposição das postagens em um tópico, com a paginação você define quantos posts deseja exibir por página.

Recurso 4: Atualizar e ver novas mensagens

Diferente de um chat, a exibição das postagens em um fórum não ocorrem instantaneamente, por isso o Elore disponibiliza o botão “Atualizar e ver novas mensagens” que atualiza e carrega as mensagens do fórum sem dar refresh na página, ou seja, caso o aluno esteja assistindo a uma videoaula as mensagens do fórum serão atualizadas mas a página de exibição da atividade vídeo permanecerá intacta.

1

#Algumas dicas para você arrasar na atividade fórum:

Dica 1: Inicie o fórum com um tópico de apresentação, esse tópico tem por objetivo “quebrar o gelo” que ocorre sempre no início dos cursos e abrir os canais de comunicação e interação. Neste tópico, você pode solicitar que o aluno se apresente e descreva suas expectativas com o curso, com a organização e com o formato de ensino EAD.

Dica 2: Opte por não iniciar o fórum com uma postagem o formato “pergunta”. Assim você evitará que o fórum torne-se um “questionário” onde os alunos respondam apenas sim ou não à questão inicial, e dificilmente retornem ao fórum para saber a opinião dos colegas. A melhor opção é que o enunciado de abertura do fórum levante uma questão polêmica que possa gerar respostas que vão além do “sim, concordo” ou “não, discordo” contribuindo para a construção de um debate em torno do assunto.

Dica 3: Uma opção legal é já deixar postada as dúvidas mais frequentes ou a resolução de problemas mais complexos já percebidas em edições de turmas anteriores. Isso fará com que o aluno, que tiver alguma dúvida semelhante, não se sinta o único a ter dificuldades. Você como instrutor deve proporcionar um ambiente de confiança para seus alunos, então mostre que eles não estão sozinhos em sua jornada de aprendizagem.

Dica 4: Ofereça um espaço para compartilhar desafios. Essa é uma excelente dica para poder ofertar no seu curso e instigar a participação daqueles alunos mais dedicados, criando um ambiente de competitividade e maior dedicação.

Resumindo …

Como vimos a motivação dos participantes é um fator decisivo para que aconteça uma boa aprendizagem, e que o uso do fórum cria a interação necessária entre alunos, o que auxilia na aprendizagem colaborativa, então vale a pena incluir esse recurso no seu plano de curso.