A revolução no uso da internet vem provocando mudanças ou perspectivas de mudanças em vários contextos, incluindo a Educação. As possibilidades a partir da aplicação de recursos ofertados por tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem tem gerado conceitos e metodologias diversas. Conhecer esses termos e quais as vertentes de sua aplicabilidade nos auxilia nos processos de entendimento na oferta de serviços educacionais voltados ao ensino por meio do uso de tecnologia, ou ensino online.
Assim vamos conhecer o significado e as diferenças entre os termos relacionados à educação a distância, como a sigla EAD, e os termos “e-learning”, “b-learning”, “m-learning” e “u-learning”.
1 – Educação a Distância
Falar de Educação a Distância é falar de um conceito amplo que, a princípio, pode ser aplicado a qualquer forma ou método de ensino nos quais estudantes e professores estão separados em termos de espaço físico e a troca de conteúdo entre eles ocorre através de um ou mais meios de comunicação em massa.
2 – e-learning
Mais recentemente o Ensino a Distância tem sido efetivado através do intenso uso de tecnologias de informação e comunicação por meio da internet, dando origem ao termo e-learning, uma modalidade da Educação a Distância, onde o uso de mídias eletrônicas no processo de ensino e aprendizagem é o único meio de transmissão do conteúdo, não havendo a intermediação por meio da figura de um professor.
Assim a principal diferença entre o Ensino a Distância e, de uma de suas vertentes, o e-learning é que este é totalmente suportado por tecnologias da informação, só havendo a comunicação entre pessoa e máquina, enquanto no EAD (Ensino a Distância) há a presença de professores, ainda que não estejam diretamente ligados aos alunos como em videoaulas. Ambos os sistemas de ensino oferecem benefícios como pouco custo, logo, pouco investimento para aprendizagem, mobilidade, flexibilidade e autonomia.
3 – b-learning
O b-learning (blended learning) pode ser entendido como uma variação do e-learning, refere-se a um sistema de formação onde parte dos conteúdos é transmitido em curso a distância, normalmente pela Internet, mas inclui sessões presenciais, daí a origem da designação blended que significa misto, combinado. Em termos gerais, trata-se de uma junção ou integração dos recursos da Educação a Distância com os procedimentos usuais da modalidade presencial. Esse conceito de educação mista é bastante utilizado em instituições de ensino acadêmico, com os chamados cursos semi-presenciais, valendo-se do fato de que 20% das unidades curriculares dos cursos presenciais podem ser ministradas online.
4 – m-learning
“Qual o objetivo da educação de um jovem? É o de torná-lo feliz.” Essa pergunta assim como sua sábia resposta foi dita por Jean Jacques Rousseau, seu conceito pode ser muito bem aplicado ao surgimento do sistema m-learning (mobile learning), um modelo de educação promovido e desenvolvido como consequência das tendências no uso significativo de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Várias instituições estão investindo alto nesse tipo de modalidade, mas que precisa ser tratada com muita cautela, reflexão e responsabilidade.
5 – u-learning
Por fim, temos o u-learning (ubiquitous learning), seria uma “aprendizagem onipresente”, que pode representar uma nova perspectiva para os processos de ensino e aprendizagem através dos dispositivos móveis.
Mal compreendemos ainda os impactos e possibilidades da m-learning e já temos como ampliar a sua aplicação. Se a vida é feita de desafios, a Educação está repleta deles para que possamos buscar a qualidade e efetivas possibilidades para a formação de crianças e jovens autônomos, críticos e comprometidos com o desenvolvimento individual e coletivo. Acredito que esses “conceitos” e “terminologias”, diante do cenário da cybercultura, podem ser úteis nesse intento.