Cada um sabe a melhor forma de absorver um conteúdo. Para alguns, ler em um  local silencioso é a forma mais fácil, outros precisam de estímulos visuais como cores e imagens. E existem ainda, aqueles que adquiriram o hábito de ouvir para assimilar de forma mais rápida uma informação. Um dos formatos de conteúdos que vêm sendo utilizados para atender a esse público são os podcasts.

Um novo formato de conteúdo online que permite falar com seu público de forma descontraída ou incrementar o conteúdo dos seus cursos de maneira diferente da habitual. Em geral, são produzidos em um formato leve, casual, em linguagem acessível e informativa, entretendo e prendendo a atenção do seu público, inovando e atraindo mais clientes dispostos a comprar seu conteúdo, pela qualidade e variedade de formatos oferecidos. 

Você já deve ter visto alguns exemplos aqui mesmo, no Blog da Elore, por isso indicamos essa boa prática para o seu projeto EAD. E para auxiliar você que nunca trabalhou com esse formato de conteúdo pesquisamos e indicamos algumas ferramentas que permitirão gerar este tipo de conteúdo e ainda incorporá-los à estrutura do conteúdo de seu curso online na sua plataforma Elore. E como a melhor forma de exemplificar é demonstrando, você também pode acessar nosso blog e conferir alguns dos nossos conteúdos, que contam com arquivos de áudio.

Mas antes disso queria deixar algumas dicas para você:

Quem pode fazer um podcast?

Qualquer pessoa pode criar seu canal e fazer um podcast. A matéria prima para esse projeto sair do papel é ter todo o conteúdo estruturado, seguindo uma linha de raciocínio lógico. Lembre-se de manter o foco.

Criando seu primeiro podcast  

Organização prévia: comece reunindo suas ideias e organize tudo em um script. Desde os assuntos, ordens das falas (caso faça uma entrevista com um convidado ou mesa redonda), até as pausas e efeitos sonoros.

No momento da escolha do tema, foque sua fala para o grupo de personas compradoras dos seus cursos.

Confiança

Seus ouvintes precisam confiar em você, na sua palavra e na periodicidade das suas informações. Seja organizado, fazendo um planejamento de publicação dos seus podcasts. Organize-se para postar suas produções em intervalos regulares, sempre com a mesma duração, ou aproximada, no mesmo horário e dia, da semana ou mês. 

Você vai precisar de um gravador, não necessariamente um profissional. Você pode usar o microfone do seu desktop ou gravar com seu smartphone. A maioria desses aparelhos conta com um programa nativo para gravação de áudios. Depois é só transferir o arquivo para um drive ou enviá-lo para você mesmo por e-mail e iniciar sua edição, caso precise.

Tempo entre podcasts e a duração de cada um

  • Quanto menor for a frequência das publicações, mais duradouros eles devem ser.
  • Para podcasts diários, ou publicados em até duas vezes ao dia, aposte entre 5 e 15 minutos de gravação. Se você estiver cobrindo um evento online, como um webinar, leve em consideração o período cheio do evento, cobrindo por toda a duração.
  • Para publicações de uma a duas vezes por semana, comece com 15 minutos no mínimo mas não ultrapasse 60 min. Podcasts muito longos se tornam cansativos.
  • Caso você opte por um podcast mensal, a duração é de uma hora e dez a uma hora e meia.

Uma dica, é não optar por publicações com espaçamentos maiores que um mês. Com um período muito longo entre um conteúdo e outro, o áudio fica longo, cansativo, além de ser muito difícil fidelizar uma audiência e ser lembrado por seus alunos.

Silêncio, é hora de iniciar a gravação!

A essência de um podcast é um áudio de qualidade, sem ruídos, interrupções e sons estranhos competindo com sua voz. Então, escolha um lugar tranquilo, ao qual não seja interrompido, vale colocar uma plaquinha na porta, pedir ao parentes silêncio ou até mesmo gravar somente quando estiver sozinho em casa.

Abaixo, sugerimos algumas opções de plataformas para abrigar seus áudios. Algumas com planos gratuitos, que variam por período de acesso ou ainda tempo de gravação.

SoundCloud

Possui uma versão gratuita que disponibiliza até 180 minutos para gravar e disponibilizar seus áudios, acima disso é necessário contratar um  plano pago. Com ele é possível salvar faixas, seguir outros artistas e empresas que também fazem seus podcasts e criar playlists.

Buzzsprout

Uma ótima ferramenta para quem deseja gravar e já editar o material bruto. Com ele, é possível gravar até duas horas, hospedando seu material por 90 dias de graça. Após o período, é necessário contratar um plano. Algo bacana da ferramenta, é que ela automaticamente analisa como seus ouvintes estão utilizando o conteúdo.

Opinion podcast

É um aplicativo para IOS, intuitivo, que permite gravar, editar e compartilhar seu conteúdo de áudio. Em sua versão gratuita, só é permitido criar um podcast com duração de até 10 minutos. Em sua versão paga, oferece período de gravação ilimitado. 

Existem duas formas de inserir um áudio na Elore. A primeira é colocando como anexo, assim seu aluno poderá fazer o download do material. Que tal aprender a inserir um podcast utilizando o Sound Cloud, vamos lá?!

 

Como incorporar podcast no seu Elore

Siga o passo a passo abaixo e inove seus cursos com mais uma opção para disponibilizar seus conteúdos.

Passo 1

Com seu podcast já gravado e editado, crie uma conta no SoundCloud.

Passo 2

Cuide da identidade visual do seu canal. Atualize seu perfil, inserindo um nome e  imagem. Uma dica é seguir a mesma identidade visual do seu negócio EAD.

Passo 3

Agora é hora de fazer seu primeiro upload. Procure, no canto superior direito, o menu Upload.

 

Clique, e logo em seguida a seguinte tela aparecerá:

 

Passo 4

Clique em: Selecionar um arquivo para enviar. Automaticamente a pesquisa pedirá para selecionar um arquivo de sua máquina. Escolha seu podcast, que já está finalizado.

Passo 5

       Após escolher o arquivo o upload começa e é hora de ajustar algumas informações.

 Na opção Tags adicionais, você pode inserir palavras que remetam ao assunto do seu podcast, tanto mais abrangentes quanto específicas. Lembre-se também de fazer uma breve descrição sobre o conteúdo do áudio.

Sua playlist vai ser pública ou privada? Qual a diferença?

Ao escolher o modo público, qualquer pessoa que acesse o SoundCloud pode acessar seu canal e ouvir seus áudios. Já no modo privado, ao inserir o link na Elore, vai ficar visível dentro da sua organização apenas para quem é seu aluno, acessando o conteúdo dentro da própria Elore.

Clique em salvar e a seguinte tela aparecerá:

Pronto, agora que seu upload foi concluído com sucesso, você pode escolher uma rede social, copiar o link e compartilhar. 

Passo 6

Após escolher o arquivo o upload começa e é hora de ajustar algumas informações.

No canto superior esquerdo, clique em sua faixas e a tela seguinte aparecerá:

Ao passar o mouse em cima da sua faixa recém inserida, clique em compartilhar e a seguinte tela aparecerá.  Escolha a opção Incorporado:

Selecione todo o código. É ele que você vai inserir na Elore.

Obs: Observe que está disponível a opção compartilhar, pois escolhemos o modo público.

Passo 7

Com o áudio inserido no SoundCloud, é hora de colocá-lo na Elore!

Logue em sua organização, clique em Administração, no menu do lado esquerdo, clique em Conteúdo > Cursos/Turmas, escolha o curso e clique na turma do curso desejado:

Clique na turma desejada e em seguida no botão Ações > Etapas:

 

Clique em atividades do módulo/etapa escolhida, e na tela seguinte escolha a opção HTML:

Preencha os campos com o nome da atividade, se for em um curso fechado, defina a data em que a mesma poderá ser consumida. Na opção conteúdo, clique em código fonte, cole o link retirado do SoundCloud (passo 6), e novamente em código fonte apenas para poder visualizar o frame inserido,  e em seguida em Criar Atividade.  Observe que sua atividade em formato de áudio foi inserida com sucesso. Caso queira editar título ou data de liberação clique no botão verde.   

 

Esperamos que você aproveite essa dica usando mais essa possibilidade para aumentar suas vendas, ensinando através da voz. E não esqueça, uma simples ideia pode ter um alcance inimaginável. Você se esforça para entregar um bom material ao seu aluno, se superando buscando sempre produzir o melhor conteúdo. Grandes ideias mudam pessoas e transformam vidas, agregando conhecimento de valor!