Dashboard? Webinar? SMTP? Quem já é cliente Elore ou está testando a plataforma sabe que é comum se deparar com algum termo ou sigla que você nem desconfia qual é o significado. O universo de termos da plataforma Elore é vasto e para ter uma boa experiência e utilizar todos os recursos que temos a oferecer ao seu projeto EAD você precisa conhecê-los.

Pensando nisso criamos uma lista com todos os termos citados nas telas da Elore e fizemos uma breve explicação de cada um. Para ajudar no entendimento, organizamos o conteúdo por tela do sistema. Boa leitura!

 

Dashboard

Dashboard – O Dashboard ou Painel de Controle é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para o gerenciamento do seu negócio EAD. Nele os dados são apresentados de forma consolidada e ajustados em uma tela única para fácil acompanhamento.

Aluno Ativo – Aluno ativo é aquele que está matriculado, em período de acesso vigente, em um ou mais cursos que estiverem ocorrendo no mês.

Aluno Excedente – As vezes tratados apenas como “excedentes”, os alunos excedentes são aqueles que ultrapassam o total de alunos ativos no mês contemplados no plano contratado. Cada aluno excedente tem um custo definido de acordo com o plano.

 

Market Place

Market Place – O Market Place é uma área que reúne diversos conteúdos de clientes Elore ou do banco de dados próprio da plataforma para revenda por outros clientes.

Custo de aquisição – O custo de aquisição é o valor que os revendedores de conteúdos do Market Place terão que repassar à Elore por cada inscrição que obtiverem no conteúdo revendido.

 

Conteúdo

Webinar – São videoconferências online, geralmente transmitidas ao vivo (mas também podem ser gravados e transmitidas em horários programados), sobre um tema específico. Na Elore, você pode ofertar webinars gratuitos ou pagos, para captação de leads, fortalecimento da marca e ainda transmissão de conteúdos de forma dinâmica, interagindo com o seu público por meio dos fóruns.

Modalidade – As modalidades são os formatos de oferta de um conteúdo, que podem ser presencial, semi presencial ou EAD (Ensino à Distância).

Inscrição ativa – São as inscrições que tiveram o processo de matrícula finalizado com sucesso, seja manualmente ou financeiramente.

Amostra – Amostras são atividades de um conteúdo da plataforma que podem ser liberadas como demonstração para acesso de alunos em potencial, facilitando o processo de decisão de compra do aluno e otimizando o processo de venda das organizações clientes.

Ficha Descritiva do Curso – A ficha descritiva do curso é composta por campos personalizáveis pelo administrador da organização. Essa ficha é exibida na página de venda do curso e pode conter informações complementares do conteúdo ofertado como metodologia de ensino, materiais disponibilizadas, carga horária, entre outras informações que sejam de interesse do aluno. Outra informação importante para essa ficha é o conteúdo programático do curso, que pode ser adicionado automaticamente à ficha descritiva do curso.

Fórum – O fórum em EAD é uma das principais estratégias utilizadas pelas organizações para gerar interação e promover a aprendizagem colaborativa. Na Elore, o uso de fóruns está disponível nas áreas de conteúdos, cursos ou webinars.

Arquivar / Desarquivar Curso – Com a função arquivar/desarquivar, é possível organizar melhor os conteúdos exibidos na área de administração e assim realizar uma melhor gestão do que realmente está ativo, ocultando os demais e visualizando apenas os conteúdos realmente ativos da organização.

Pacote – O pacote é a união de conteúdos, que podem ser agrupados a fim de serem disponibilizados/comercializados sem que o aluno precise se inscrever em cada um dos cursos. Geralmente, pacotes são elaborados quando há mais de um curso com conteúdos complementares e/ou de uma mesma área de conhecimento. Também podem ser utilizados como estratégias de comercialização de uma maior quantidade de conteúdos para um só aluno, por meio de um valor diferenciado caso o mesmo adquira o pacote completo, em vez de um curso por vez.

Período de acesso – Período no qual o aluno terá acesso ao conteúdo adquirido, a partir do primeiro dia de compensação da inscrição.

Período de inscrição – Período no qual o curso ficará disponível para receber matrículas.

SEO – Conhecido como Search Engine Optimization, o SEO faz parte da estratégia de Marketing de Busca, inserida no Marketing Digital. Na prática, essa área do Marketing consiste em otimizar uma página da web para que ela fique bem posicionada nos mecanismos de busca. Na Elore, você pode configurar o SEO on page de cada curso, otimizando a página de venda e apresentação do mesmo, a fim de que o aluno encontre o conteúdo com facilidade quando pesquisar por algo relacionado à ele.

Integração (Tela de edição da turma) – Tela de ativação de acesso exclusivo, onde configura-se que para ativar-se uma inscrição é necessária a validação a partir de uma consulta a base de dados do Webservice  de Integração.

Banner – Os banners do conteúdo são as informações que aparecerão na tela de compra para os alunos em potencial, quando ele clicar no curso da vitrine. Nessa área, as informações de valor, carga horária, forma de parcelamento do curso, imagens da vitrine e do curso, entre outras, devem ser cadastradas de forma que o visitante sinta-se estimulado a adquirir o conteúdo. Ou seja, os textos devem ser objetivos e magnéticos.

Categoria – As categorias são formas de agrupar e caracterizar conteúdos de uma organização na elore por assuntos ou temas específicos.

Cupom – Os cupons são uma forma de ceder descontos à conteúdos específicos e/ou grupos de pessoas específicas. Eles podem ser definidos tanto como um valor de desconto ou por um percentual sobre o valor total do conteúdo.

Pesquisa de Satisfação – As pesquisas de satisfação são uma ótima forma de entender se os seus conteúdos estão atendendo às expectativas de seus alunos. Na Elore, é possível cadastrar diversos modelos de pesquisa de satisfação, com perguntas em três estilos: subjetivas, objetivas com possibilidade de resposta de “sim” ou “não”, e objetivas com avaliação de 1 a 5 estrelas.

 

 

Área do Conteudista

Conteudista – Conteudistas são organizações da Elore que submetem conteúdos ao Market Place e têm seu conteúdo aprovado e disponibilizado para revenda por outros clientes da plataforma.

Conteúdo em Análise – É um conteúdo que foi submetido ao Market Place para revenda, mas ainda está em processo de avaliação pelos Analistas de Conteúdo da Elore, que verificam se o material contém os requisitos necessários de qualidade para serem aprovados e disponibilizados para revenda.

Conteúdo Aprovado – É um conteúdo que foi submetido ao Market Place por uma organização cliente, analisado segundo os critérios de qualidade avaliados pelos Analistas de Conteúdo da Elore e aprovado para ficar disponível para revenda na área de conteúdos do serviço.

Conteúdo Reprovado – É um conteúdo que foi submetido ao Market Place por uma organização cliente, porém não possuía os critérios de qualidade avaliados pelos Analistas de Conteúdo da Elore para ser aprovado e ficar disponível para revenda na área de conteúdos do serviço. Esses critérios não atendidos, que constituem o motivo de reprovação, são informados ao conteudista tanto por e-mail, quanto na área de conteúdos reprovados, que pode editar o conteúdo e submeter novamente para avaliação.

Revendedor – É um cliente da plataforma que selecionou um curso do Market Place e o adicionou à sua vitrine de cursos, re-vendendo-o para os seus alunos, potencializando suas receitas com a plataforma e repassando somente o valor do custo de aquisição por inscrição mensalmente à Elore.

 

Organização

Favicon – Favicon é o pequeno ícone associado às páginas web do seu Elore, ele é exibido junto ao título da página na área de aba da maioria dos navegadores. O tamanho da resolução recomendada para a imagem do favicon na Elore é de 32 por 32 pixels.

Unidade – Entendendo que muitas organizações possam estar estruturadas no modelo de unidades, como: filiais, campus, ou setores, a Elore permite que o cadastro individual dos dados de cada uma como: contato, localização e, inclusive, as informações da conta para transações financeiras.

Token – Token ou chave eletrônica, é a sequência de caracteres gerada pelo Pagseguro utilizado como um fator de segurança nas transações financeiras realizadas pelo canal de integração ativa com a plataforma Elore.

Instrutor – Tela de cadastro do conteudista, produtor do curso ou até mesmo tutores.

Perfil Tutor – O usuário com perfil de Tutor na Elore, assim como o administrador, tem acesso ao ambiente de administração da plataforma, porém possui restrições quanto ao acesso de alguns menus e telas. Podendo gerenciar apenas cursos, turmas e atividades.

Perfil Administrador – O usuário com perfil Administrador na Elore tem acesso a todas as telas e menus do ambiente de administração, e possui todas as permissões quanto as ações disponíveis.

Banner – O Banner é uma imagem informativa ou promocional que você pode inserir na vitrine da sua loja de cursos para divulgar um novo curso ou evento, diferenciais do seu conteúdo, ou ainda ofertas especiais. A resolução recomendada para um banner horizontal para a vitrine do Elore é de 1140 por 349 pixels.

Integração (Tela de edição da organização) – Tela de cadastro de dados do WebService a ser integrado com a Elore. A consulta de dados a esse webservice ocorre no momento da realização de uma matrícula em uma turma que esteja configurado o acesso exclusivo, sendo a matrícula ativada somente para os usuários validados.

URL (Tela de edição de Integração da Organização) – É o endereço web do servidor a ser consultado para validação dos dados do usuário que está realizando uma matrícula em uma turma de acesso exclusivo.

Header (Tela de edição de Integração da Organização) – Header significa cabeçalho. O cabeçalho consiste na parte que contém as informações suplementares colocados no começo do bloco de dados consultado no webservice de integração. Nele podem ser inseridos parâmetros extras de consulta como chaves de segurança secundárias, dados do curso, ou outros dados do usuário.

 

Personalização

Área de Destaque – Uma área de destaque é uma seção composta por um ou um grupo de cursos ou eventos exibidos na vitrine da sua organização no Elore, sendo possível criar uma ou mais áreas.

Termos do Portal – Tela que exibe a lista de todos os termos exibidos na vitrine e páginas de apresentação dos seus cursos permissíveis de edição.

Modelo de Certificado – Tela de cadastro de templates de certificados customizados.

Área do Certificado – Área de seleção do background do modelo de certificado em edição.

Área do Texto (Tela de cadastro de Modelos de Certificado) – Área correspondente a impressão do texto configurado para o modelo de certificado em edição.

Campos Adicionais – Tela de edição do formulário de cadastro padrão da Elore, sendo possível inserir novos campos e definir sua obrigatoriedade no momento do cadastro dos usuários.

 

Mensagens

Templates de E-mail – Tela que exibe a lista de emails enviados automaticamente pelo Elore permissíveis de edição.

 

Configurações

SMTP – Tela de configuração do servidor SMTP a ser vinculado a sua organização no Elore, que ficará responsável por entregar todas as mensagens de e-mails geradas automaticamente nos processos de aquisição e acesso aos conteúdos disponibilizados.

Endereço do servidor SMTP – Endereço web do servidor SMTP configurado.

Porta (Tela de configuração do SMTP) – A porta do servidor SMTP é o caminho ou ponto de comunicação entre esse servidor e as demais redes de computadores. Por padrão, a porta 25 é a porta SMTP padrão. Porém, isso pode variar de acordo com o servidor SMTP utilizado.

SSL/TLS – SSL ou TLS são protocolos de criptografia que proporcionam segurança na troca de dados entre aplicativos e servidores. A utilização desta configuração dependerá dos requisitos do servidor SMTP utilizado.

Script – Tela de cadastro dos scripts ou conjunto de instruções para que uma função seja executada em determinado aplicativo, como por exemplo Google Analytics, RD Station, Mouse Flow, Talk To, entre outros, e assim executar funções como o monitoramento de visitas a página, incorporação de um aplicativo de chat, entre outros.

Tag <head> – Indica o início do cabeçalho de um código ou página HTML, e é fechada pela tag </head>. O uso dessa tag será definido de acordo com o requisito do script a ser configurado.

Tag <body> – Um elemento de um código ou página HTML que tem por objetivo ser o container de todo conteúdo a ser exibido na página web, ou seja, é o que fica, ou ficará disponível para visualização pelo visitante. O uso dessa tag será definido de acordo com o requisito do script a ser configurado.

 

Integrações

API Token – É a chave eletrônica correspondente a sua organização na Elore utilizada para garantir segurança na comunicação entre a plataforma e outros serviços com os quais deseja se integrar, como por exemplo, o Zapier.

Serviços de Integração – Exibe a lista de serviços com os quais sua plataforma está integrada e os eventos cadastrados em cada serviço.

 

O que achou da nossa lista?! Se tem algum termo que não citamos e você deseja que descrevamos o significado não deixe de comentar. E sempre que precisar utilize nosso Glossário para consulta e tira-dúvidas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário