Os influenciadores sempre estiveram presentes nos grupos sociais, sendo usados pelo marketing ao longo dos anos para incentivar o consumo em determinados nichos de mercado. Na internet, as pessoas que são admiradas por uma quantidade considerável de seguidores e têm capacidade de provocar uma mudança de comportamento nesse meio, são denominadas Digital Influencers.
Afinal, o que são Digital Influencers e como eles surgiram?
Por conceito, influenciadores são pessoas que saíram do anonimato e tornaram-se famosos nas redes sociais consolidando seus nomes se tornando referência quando o assunto é divulgação. Sua influência torna-se sólida através da empatia e identificação dos seus seguidores com os influenciadores digitais. Atualmente, grande parte dos Digital Influencers já foram ou são blogueiros, porém, anunciar por meio dos perfis dessas pessoas nas redes sociais tornou-se mais eficaz. Essa eficácia ocorre pela praticidade e rapidez na transmissão da mensagem que a marca deseja passar ao consumidor. Anunciando pelos perfis nas redes sociais, essa mensagem chega ao cliente que segue os influenciadores pelo seu feed de notícias, sem ele precisar direcionar-se ao blog ou site do influenciador. Segundo a Forbes, plataformas como Instagram e YouTube propiciaram o crescimento de uma nova geração de influenciadores, que acumularam uma grande quantidade de seguidores, em nichos de assuntos específicos, como moda, beleza e comida. Essas plataformas proporcionam, ainda, uma melhor interatividade, criando um relacionamento mais estreito entre o Digital Influencer e a audiência, o que torna as opiniões publicadas por essas pessoas ainda mais relevantes. Assim, para contratar o influenciador mais adequado para o seu negócio, é necessário que as empresas estudem o ramo em que atuam, entendendo o comportamento de seus consumidores e que saibam identificar se as pessoas as quais desejam usar como divulgadores de sua marca são realmente Digital Influencers.
Como identificar um Digital Influencer?
Geralmente, as pessoas utilizam apenas aspectos como popularidade nas redes sociais, empatia e identificação dos seguidores para classificar alguém como influencer. Porém, existem outros indicadores que ajudam a identificar e a mensurar a influência. De acordo com o futurista Brian Solis, em um guia de influência digital publicado pelo Altimeter Group, a influência pode ser mensurada a partir do Capital Social do indivíduo, que funciona como catalisador da influência e é formado por Pilares da Influência. Esses pilares formam uma estrutura para avaliar o capital social e servem de indicadores de influência.
Figura 1 – Pilares da Influência
A Figura 1 mostra os Pilares da Influência: Alcance, Relevância e Confiança. Cada pilar possui atributos, que ajudam a esclarecer o papel que seu pilar desempenha na avaliação da capacidade de causar mudanças ou efeitos.
Quadro 1
No Quadro 1, estão contemplados os três Pilares da Influência demonstrados na Figura 1, cada um seguido de seus atributos e de suas descrições. Desse modo, é possível identificar se o Digital Influencer possui os indicadores necessários para gerar resultados concretos. Por se tratar em uma atuação em mídias sociais, os relacionamentos devem ser avaliados com base na natureza da interação. Solis defende que, normalmente, as conexões são classificadas como um Gráfico Social, composto por uma comunidade em geral, ou como um Gráfico de Interesse, composto por pessoas com interesses comuns, que formam uma comunidade de foco. Ou seja, se você vende um produto que é consumido por massas, pode usar um Digital influencer que possui interações baseadas em um Gráfico Social, com um grande número de seguidores. Porém, se o seu produto ou serviço faz parte de um nicho de mercado específico, o ideal é que você procure um influenciador que tenha interações baseadas num Gráfico de Interesse. Mais especificamente, um influenciador que tenha autoridade no mercado que você atua. Na Figura 2, é possível perceber que o caminho da conversão do Capital Social para influência é traçado começando com os Pilares da Influência e continuando por meio de ações focadas nos gráficos de interesse e/ou social, que geram efeitos, ou seja, resultados mensuráveis que concretizam a influência.
Figura 2
Conforme é possível observar na Figura 2, para conseguir efeitos mensuráveis, provocando uma mudança, o capital social conquistado deve ser investido em ações voltadas às comunidades de foco e/ou à comunidade em geral.
O que aprendemos, então?
Para ter uma comunicação em massa, opte por atuar com influenciadores cujos relacionamentos são baseados em gráficos sociais. Já se o seu negócio é mais restrito e você possui um nicho de mercado específico, você pode procurar um digital influencer que tenha relacionamentos baseados em Gráficos de Interesse com a comunidade foco do seu negócio, especificamente. Gostou desse conteúdo? Não deixe de comentar!