William Thomson ou “Lord Kelvin”, físico irlandês do Século XIX  conhecido como o pai do “zero absoluto”, já dizia “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.

Utilizar recursos e métricas que permitam identificar o nível de satisfação dos seus alunos/clientes com a sua organização, cursos e serviços ofertados permitirão que você identifique falhas e oportunidades de melhoria em seu negócio.

Uma das ferramentas mais utilizadas para obter esses dados é o uso de pesquisas de satisfação de clientes, uma prática indispensável para empresas de quaisquer setores, pois o feedback do cliente é o seu melhor indicador de qualidade.

Saber o que o seu cliente pensa e deseja é o primeiro passo para se conseguir sucesso nos negócios pois para conquistar e manter seu público é necessário saber qual o nível de satisfação com a sua organização.

O Elore oferece este recurso para aplicação nos cursos ou eventos cadastrados na plataforma.

 

Como criar um modelo de Pesquisa de Satisfação no Elore?

No ambiente de administração do seu Elore, clique no menu “Conteúdo”, opção “Pesquisa de Satisfação”.

 

Na tela Pesquisa de Satisfação, você poderá:

  • Criar novos formulários: clicando no botão “Nova Pesquisa”;
  • Gerenciar seus formulários: utilizando o botão “Ações”.

 

Você poderá criar vários modelos de pesquisa de satisfação com perguntas direcionadas e vinculá-los à turmas específicas.

 

Uma boa dica é incluir perguntas em que suas respostas permitam identificar resultados mensuráveis e factíveis.

 

Tente incluir perguntas direcionadas ao curso que será aplicado como, por exemplo, para um curso presencial, faça perguntas sobre suas instalações e estruturas de salas de aula ou laboratórios, sobre a desenvoltura e metodologia do professor ou instrutor, assim como sobre o coffee break ofertado, se aplicável; da mesma forma, para cursos à distância, pergunte sobre a metodologia do curso, a disposição do conteúdo no ambiente virtual, a desenvoltura do facilitador, a qualidade das videoaulas e ainda sobre a usabilidade da plataforma.

 

Analise os Resultados!

Temos que ressaltar que não basta ouvir o que seus alunos tem a dizer. Sejam elogios, críticas ou sugestões, é preciso, principalmente, avaliar cada feedback recebido e utilizá-los para melhorar os pontos abordados como falhos e manter o que tem feito brilhar os olhos dos seus alunos.

Para isso a Elore disponibiliza, para cada turma, um relatório dos resultados da pesquisa de satisfação aplicada.

 

 

 

Você poderá obter esses dados acessando na lista de turmas do Elore, no ambiente administrativo, o botão “Ações” da turma que deseja colher os resultados, opção “Relatório de Pesquisa de Satisfação”. A Elore disponibilizará gráficos e porcentagens das respostas apuradas.

Uma boa prática é estabelecer índices de satisfação aceitáveis e definir que ações devem ser tomadas quando os resultados não forem favoráveis.

 

Como garantir que meus alunos respondam a Pesquisa de Satisfação?

 

Nossos desenvolvedores também pensaram nisso!

Receber o feedback do seu aluno é crucial para o crescimento da sua empresa mas, muitas vezes seu cliente não apresenta muita disponibilidade em ajudá-lo, por isso, a Elore permite que você configure a resposta à pesquisa de satisfação como um pré-requisito a liberação do acesso à emissão do certificado do curso. Uma moeda de troca que garantirá a você receber a sua parte.

Você poderá realizar essa configuração na tela de edição do requisitos de certificação da sua turma.

 

Toda organização que deseja melhorar (e conquistar mais clientes) precisa estar atenta para o que seu público pensa dela. E na Elore, isto é possível com o recurso Pesquisa de Satisfação. 