Marketing Digital, segundo Cláudio Torres, é “o conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas a internet e ao novo comportamento do consumidor quando está navegando. Não se tratando de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam um contato permanente da sua empresa com seus clientes. O Marketing Digital faz com que os consumidores conheçam seus negócios, confiem neles, e tomem a decisão de compra a seu favor.”
Apesar de ser uma excelente definição, ela expressa complexidade e muitas vezes causa reações negativas afastando muitos empreendedores digitais deste tipo de ação por acharem que nunca conseguirão aplicar algo aparentemente tão complicado.
Em resumo, o Marketing Digital é o conjunto de ações que uma marca realiza através de meios digitais. Bem mais fácil, não é?
A cada dia, o Marketing Digital vem ganhando mais relevância, mas ainda existem muitos empreendedores que, apesar de já terem visto ou ouvido falar dos impactos positivos nos resultados de negócios que aplicam essas estratégias, ainda consideram os investimentos neste tipo de ação descartáveis ou dispendiosos.
Essa contrariedade de entendimento se dá muitas vezes, por não levar-se em consideração um fato chave que mudou não só a forma de fazer marketing, mas também a forma de como as empresas em geral estão ofertando seus produtos e serviços, e no atual comportamento do consumidor, a revolução digital.
Se você é um empreendedor e quer entender por que utilizar marketing digital irá transformar o seu negócio online criamos esse conteúdo que, além de esclarecer de uma vez por todas qual a importância de usar Marketing Digital, mostrará quais estratégias aplicar através da criação de um plano de ação.
Por que utilizar Marketing Digital
O digital está ao nosso redor, a todo tempo. Você duvida?
Olhe agora para o lado e veja quantas pessoas estão olhando para alguma tela. Um computador, tablet, celular, ou até mesmo um relógio digital.
Deixe-me lhe fazer também uma pergunta: Quando você tem uma dúvida, um problema, ou precisa pesquisar algo, o que você faz?
Com certeza sua resposta será: “Dou um Google”.
A internet, antes associada a grandes empresas, universidades ou fanáticos por computadores se popularizou e hoje, está nas mãos de todos, literalmente.
Até 2016, o Brasil fechou com 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o equivalente a 64,7% da população com idade acima de 10 anos, segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada pelo IBGE em 2018.
Para que um negócio online alcance seus consumidores ele precisa estar nos meios onde estes consumidores estão.
Na década de 1930, época de ouro do rádio no Brasil, muitas empresas utilizavam esse canal para divulgação de seus produtos e serviços. Na década de 1980 foi a vez da TV, e hoje, o meio é a internet, disponível através dos smartphones, apps e redes sociais.
Ter uma presença digital é fundamental para todo negócio online que tem por objetivo aumentar sua rede de consumidores, fortalecer a marca e alavancar suas vendas.
E para alcançar esses objetivos é necessário utilizar estratégias eficazes de Marketing Digital.
Não à toa, aqui na Elore, nos baseamos no conceito dos 3Ps para ter um Negócio Online de Sucesso, onde um dos pilares que sustentam um projeto de cursos online é o Marketing Digital.
Além de permitir que todos os objetivos de um negócio online de sucesso sejam alcançados, o Marketing Digital oferece inúmeras vantagens aplicáveis a qualquer tipo de projeto.
Velocidade de implementação, baixo custo, total acesso aos dados gerados pelo negócio permitindo uma análise precisa e mensuração dos resultados das ações aplicadas, além de dar oportunidade para todo tipo de negócio, sejam as pequenas empresas de bairro até grandes conglomerados.
Para todo tipo de negócio digital, principalmente o de cursos online, o marketing digital deve ser uma prioridade, por trazer diversas vantagens, como:
1. Comunicação
No marketing tradicional, não existia uma comunicação tão fácil entre as empresas e seus consumidores. Já o marketing digital possibilita uma relação mais estreita, já que toda comunicação é feita de forma online, e hoje em dia o acesso a internet é cada dia maior.
2. Alcance Global
Se no marketing tradicional, sua empresa faz uma campanha e usa outdoors, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte, por exemplo, não vai impactar consumidores em São Paulo.
Já no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos.
3. Interatividade
Uma das grandes vantagens do marketing na internet é que ele fica mais interativo, deixa de ser uma via de mão única com a comunicação deixando de ser unilateral.
4. Dados
Além de você chamar mais a atenção do consumidor, toda vez que ele interage com uma ação de marketing, você consegue informações sobre ele, o que pode ajudar a sua empresa a entender melhor sua buyer persona (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes.
5. Segmentação
Com a quantidade de dados que você consegue usando o marketing digital, é possível fazer investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo. Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente, e que o dinheiro gasto em marketing não seja desperdiçado.
6. Mensuração
Com o marketing digital, você tem a possibilidade de avaliar os resultados que as estratégias utilizadas estão trazendo. Isso de forma mais assertiva
pois todas as plataformas dispõem de relatórios de resultados, onde você sabe quanto investiu e quanto teve de retorno e se uma campanha está atingindo o resultado esperado ou não.
Como fazer Marketing Digital?
Como vimos, Marketing Digital é o conjunto de ações que uma marca realiza através de meios digitais.
Mas, isso não quer dizer que qualquer ação realizada pela minha marca na internet caracteriza-se como Marketing Digital.
O Marketing Digital é um mundo de possibilidades, existindo várias opções de estratégias e técnicas de aplicá-lo ao seu negócio online. E dentre todas as possibilidades, existem algumas que se destacam pelos rápidos e positivos resultados que trazem, como o Marketing de Conteúdo, o Email Marketing, Marketing de Busca, com técnicas como SEM, SEO e PPC, e o Social Media Marketing.
No vídeo abaixo, a Bruna Pinho, analista de Conteúdo da Elore, explica o verdadeiro conceito de Marketing Digital e suas principais estratégias e ferramentas de aplicação para o seu negócio online. Confira:
Como criar um Plano de Marketing Digital para meu Negócio Online
Assim como todas as ações estratégicas a serem aplicadas ao seu negócio online, inserir o Marketing Digital demanda planejamento, estratégia, pesquisa e acompanhamento constante do trabalho executado.
Não basta estar presente em mídias sociais, blogs, fazer campanhas de e-mail marketing. É preciso muito planejamento antes de colocar sua empresa no mundo dos negócios digitais.
E antes de sair executando as estratégias que citamos desenfreadamente você precisa de um Plano de Marketing Digital, um plano com ações bem definidas a serem executadas.
E para você que está começando suas estratégias agora, separamos alguns passos a serem seguidos.
1º Passo: Defina sua Persona
Se você já tem um negócio online e ainda não tem sua persona definida e documentada, faça-o o quanto antes. A representação ideal do perfil do seu cliente lhe permitirá entender melhor os objetivos e caminhos a serem trilhados por seu negócio, e elaborar estratégias assertivas.
Você precisa descobrir quem são e quantas personas compõem seu negócio, aplicando uma pesquisa, que poderá te ajudar a segmentar melhor seu nicho.
2º Passo: Defina seus Objetivos
Como todo projeto, um negócio online precisa de planejamento e definições claras de objetivos.
Ter um propósito e metas alinhados as personas, evitará que suas ações comprometam a estratégia do seu negócio online como um todo, e lhe permitirão analisar a entrega do que foi planejado com o que foi executado.
3º Passo: Defina seus Indicadores de Resultados
Defina macro entregas e monitore todas as suas ações. Esse passo é importante por permitir a avaliação de suas ações e o impacto sobre os resultados do seu negócio.
Uma sugestão é criar um cronograma, para que todas as estratégias definidas sejam executadas com ordem e sem atrasos.
Além desses passos, listamos algumas dicas exclusivas para você que deseja incluir o marketing digital na sua empresa:
Tenha objetivos de marketing bem definidos
Definir objetivos claros fará com que sua empresa tenha o que atingir, assim como no marketing tradicional, ter metas tangíveis é primordial para guiar seus próximos passos.
Planeje suas ações
Saber o que será feito, onde será feito, quem irá fazer e quanto custará.
Antes de mais nada, no Marketing Digital, o conteúdo é rei!
Produzir conteúdo relevante e de qualidade para seu público é lei no mundo digital.
Atenção as redes sociais, sua empresa é o que ela compartilha
Antes de mais nada, entenda que as redes sociais são utilizadas pelos seus clientes com o intuito de diversão, descontração para conhecer pessoas, etc…
Sua empresa deve usar esses meios como um canal efetivo de comunicação, produzindo conteúdo que seu público deseja consumir.
Use os canais pagos a seu favor
Um dos diferenciais do marketing digital é a possibilidade de estar sempre visível na rede. Utilize ferramentas de anúncios patrocinados para alavancar seus negócios. Essas ferramentas estão presentes em várias plataformas. Os mais famosos e utilizados são o Facebook ADS e Google AdWords.
Mantenha a conversa com seu público ativa
Já falamos como o relacionamento no marketing digital é importante. Não é porque você finalmente fez a tão sonhada venda que a conversa com seu cliente deve parar. Ele é um importante meio de divulgação da sua marca.
Contrate uma Agência de Marketing Digital
Agora que você já entendeu como utilizar marketing digital para transformar o seu negócio online, quais são as ações mais estratégicas a serem executadas e ainda, como extrair resultados reais dessas ações, você deve estar se perguntando como irei gerenciar meu negócio online e ainda realizar todas essas ações?
É necessários muito conhecimento na área e estar sempre atualizado, até porque hoje tudo muda numa velocidade muito grande, e, às vezes, o que funciona hoje já não funcionará amanhã.
Uma alternativa é contratar uma agência que te traga soluções digitais e te ofereça o auxílio de grandes profissionais dispostos a fazer sua empresa crescer dentro e fora da Internet.
Aqui na Elore, por exemplo, indicamos aos nossos clientes a Atratis Digital, uma agência parceira especialista em Marketing Digital. Eles são certificados em Google Adwords, parceiros oficiais do RD Station, um poderoso sistema de automação de marketing do país, e possuem em sua equipe, profissionais apaixonados por grandes resultados.
Quer conhecer um pouco mais sobre a Atratis, clica aqui.
E se você é cliente Elore e quer conhecer os planos diferenciados que a Atratis preparou com ações estratégicas para negócios de cursos online, clique aqui.
Artigo excelente, como leitor gosto muito de usufruir de assuntos assim.
Gostaria que curtisse também Blog que está descrito acima.
Fica com Deus e até a próxima!!