Você sabia que há diferentes formas de inscrição no Elore? 

A disponibilização ou ativação de uma matrícula em um curso no seu Elore pode acontecer de três formas: pelo administrador ou tutor através da inscrição manual, ou pelo próprio aluno através da auto-inscrição, direta ou indireta.

Vamos conhecer esses métodos e em que momentos podemos aplicá-los!?

1- Inscrição Manual

A inscrição manual de um aluno no Elore só pode ser realizada por usuários que possuam perfil de administrador ou tutor da plataforma.

A partir do dado básico do aluno, o e-mail,  é possível inscrevê-lo em seus respectivos cursos. Porém, é necessário que o aluno já possua um cadastro ativo na plataforma.

O uso desse método é aplicável em vários casos:

  1. Controle total dos inscritos em uma turma pelo tutor ou administrador, quando combinado com a configuração de não exibir a turma na vitrine;
  2. Registro e ativação de matrículas e pagamentos efetuadas por outros meios, que não sejam via PagSeguro, como, depósitos bancários ou pagamentos em espécie;
  3. Auxílio ou agilidade no processo de matrícula.

Para inscrever o usuário em um curso manualmente, basta seguir os seguintes passos:

  • 1º Passo: Na lista de inscritos de uma turma, clique no botão Inscrição Manual.
  • 2º Passo: Na tela seguinte, use o campo Email para buscar o usuário a ser inscrito.
  • 3º Passo: O Elore preenche automaticamente o campo Valor da inscrição com base no valor do curso. No caso de cursos pagos, o administrador ou tutor poderá, neste momento, editar este valor, em caso de descontos ou acréscimos por juros;
  • 4º Passo: Escolha o status a ser aplicado a inscrição: Inativa, o usuário precisará finalizar o processo financeiro; Ativa, caso o aluno já tenha concluído o processo de pagamento.
  • 5º Passo: Clique em Criar Inscrição manual.

2- Auto-inscrição Direta

A auto-inscrição direta é o método padrão de matrícula por alunos no Elore, onde o curso está disponível na sua vitrine e o próprio aluno pode realizar seu cadastro na plataforma e em seguida, matricular-se no curso desejado, não havendo intervenção nenhuma pelo administrador e nem pelo tutor do curso.

Para que um curso esteja disponível na sua vitrine é necessário que:

  • A turma esteja no período de inscrições vigente;
  • A turma esteja configurada para estar disponível na vitrine.

Essas configurações são realizadas pelo administrador ou tutor no cadastro da turma:

 

O uso desse método é aplicável a qualquer organização que deseja ofertar cursos livres ou gratuitos, ou cursos pagos, visto o Elore já possuir um sistema de pagamento integrado, os alunos podem realizar o pagamento da aquisição do curso sem mediação de um tutor.

3- Auto-inscrição Indireta (com link)

Esta forma de inscrição é um novo recurso disponibilizado pelo Elore. Esse método permite que o aluno faça o seu próprio cadastro, como no item anterior, porém para que se inscreva em um curso precisa conhecer o link de compra designado àquele curso, visto o mesmo não ficar disponível na vitrine.

É possível utilizar esse método quando o público-alvo do curso é específico, assim o link pode ser fornecido por e-mail, campanha de marketing ou presencialmente, por exemplo.

Para ter acesso a esse link é necessária a ativação desse método na edição da turma, realizando as seguintes configurações no seu Elore:

  1. Não exibir a turma na vitrine, para isso basta desmarcar o check do campo “Aparece na vitrine?”;
  2. Permitir matrícula por link, para isso basta marcar o check do campo “Permite acesso via link?”.

 

Fácil, não é?! Com esses métodos, você e sua organização tem várias opções de dinamizar suas inscrições, aplicando a opção que melhor se adequar ao público-alvo do curso ou projeto em ênfase.