O mercado da Educação acompanhou a evolução do meio digital e, com isso, surgiram alguns termos que podem confundir a cabeça de quem está começando agora. Neste post, você aprenderá o que é LMS e AVA, duas dessas siglas do mercado de educação que costumam causar dúvidas.

Neste post, você aprenderá:

  • O que é LMS ou AVA
  • Funcionalidades de um LMS
  • Quais as Vantagens de Investir em um LMS
  • Como Escolher o LMS Ideal (livre ou de mercado)

 

O que é LMS ou AVA

Antes de entendermos o que é LMS e AVA, precisamos esclarecer o que é EAD, ou Educação à Distância.

Falar de Educação a Distância é falar de um conceito amplo que, a princípio, pode ser aplicado a qualquer forma ou método de ensino nos quais estudantes e professores estão separados em termos de espaço físico e a troca de conteúdo entre eles ocorre através de um ou mais meios de comunicação em massa.

Com a aplicação de recursos ofertados por tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, surgiram os LMS ou AVA.

LMS e AVA são a mesma coisa, sendo que um é a tradução de outro. LMS é a sigla para Learning Management System, que pode ser traduzido literalmente como Sistema de Gestão de Aprendizagem. Porém, o termo ficou mais conhecido no Brasil como Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA.

Trata-se de um sistema que permite o encontro de professores e alunos online para criar e consumir conteúdos. Por meio de um LMS, é possível cadastrar e realizar atividades de um curso, corrigir provas, acompanhar progresso e evasão dos alunos, discutir sobre o conteúdo, emitir certificados online, dentre outros recursos.

As plataformas LMS também são conhecidas como plataformas EAD, pois, como funcionam online, são atreladas à projetos de Educação a Distância, os quais têm como principal produto cursos online. Porém, as plataformas LMS são Plataformas de Gestão de Cursos e podem ser usadas também para cursos das modalidades semipresencial e presencial, agregando bastante valor aos treinamentos!

 

Funcionalidades de um LMS

A maioria das funcionalidades de um LMS são aplicáveis tanto a cursos presenciais, quanto a cursos online. Porém, ao listar os recursos, separei-os em duas colunas.

A primeira contém os recursos que trariam mais vantagem competitiva à uma empresa de Treinamentos que utiliza um LMS para Gestão de Cursos Presenciais e a segunda contém os recursos mais importantes para um Projeto EAD.

 

Cursos Presenciais

Cursos Online

Venda de cursos totalmente online e centralizada em uma plataforma Realização de webinars ao vivo para atração de leads
Controle de Progresso e evasão do aluno Streaming de Vídeos
Fórum discussão entre alunos e professores Prevenção contra ataques
Emissão de Certificado Online Seu Domínio Personalizado com SSL
Disponibilização de materiais de apoio do curso online Integração grátis com centenas de serviços e plataformas
Pesquisa de Satisfação Enviar mensagens automáticas pela plataforma com o domínio do seu e-mail

 

Se você é cliente da nossa plataforma LMS, a Elore, ainda conta com armazenamento Ilimitado de arquivos e com o Elore Marketplace, um portfólio de mais de 200 cursos online prontos, que você pode revender na sua loja de cursos!

É importante salientar também que, como um curso semipresencial é uma mescla do estilo presencial com o online, todas as funcionalidades mencionadas acima também resolvem os problemas e também agregam valor a projetos que contém cursos semipresenciais.

 

 

Quais as vantagens de investir em um LMS ou AVA

Existem muitas vantagens em trabalhar com um sistema de gestão de aprendizagem (LMS) e a maior delas, com certeza, é a centralização de todas as informações de um projeto EAD ou de uma empresa de treinamento em uma só plataforma, não é à toa que o LMS é considerado uma plataforma de gestão de cursos.

Dentre outras vantagens de ter um LMS estão as possibilidades de:

  • Acompanhar o progresso real e a evasão de alunos em cursos online
  • Proporcionar um ambiente de discussão entre alunos e professores para troca de conhecimento e tira dúvidas, por meio dos fóruns de discussão
  • Facilitar a vida do aluno, disponibilizando inscrições, conteúdos, materiais de apoio e certificados online, que podem ser acessados 24h por dia
  • Reduzir custos da empresa de treinamento, pois não se faz necessário impressões de materiais e certificados, deslocamentos para inscrições, aluguel de salas para realização do curso (caso seja um curso online), além do tempo de controle e gestão, quando as informações não estão centralizadas em uma plataforma. Afinal, tempo é dinheiro!

 

Como escolher sua plataforma ideal

Agora que você já conhece as principais funções de um LMS e quais as vantagens de contratar uma plataforma para gestão de cursos, você deve estar tentado a partir para a contratação agora mesmo! Mas calma!

Existem algumas coisas que você precisa saber e fazer antes de contratar um LMS.

A primeira delas é que existem dois tipos de LMS, o livre e o de mercado. A principal diferença entre os dois é que o livre não cobra mensalidade, porém você precisará de uma equipe para parametrizar o sistema e deixa-lo com a sua cara. Já os de mercado, apesar de implicarem em uma mensalidade, permitem que você trabalhe no seu projeto sem ter nenhum conhecimento em webdesign.

Temos um post aqui no Blog, no qual abordamos as opções entre plataformas livres e de mercado, citando um exemplo de cada nicho e comparando seus pontos fortes e fracos. Clique aqui para conferir! 

Sabendo disso, você precisa seguir um passo a passo, antes de contratar qualquer LMS da categoria escolhida (livre ou de mercado):

  1. Primeiro, você tem que saber qual o seu objetivo ao contratar o LMS. É vender cursos online e/ou presenciais? É treinar as pessoas da sua empresa?
  2. Se você já tem alunos, escute deles o que seria interessante ter em um sistema, para entender o que agregaria valor ao seu projeto.
  3. Leve em consideração também a experiência dos professores/tutores do projeto.
  4. Liste todos as funcionalidades que são essenciais para o seu projeto.
  5. Leve em consideração o atendimento e o suporte da equipe do LMS.

Algumas plataformas, como a Elore, oferecem um período de teste gratuito! Assim, fica mais fácil a tomada de decisão. Se você tem interesse em testar a Plataforma Elore, clique aqui!

Esses testes são importantes porque você consegue avaliar aspectos como a usabilidade do sistema, além das funcionalidades e atendimento. Assim, você estará pronto para decidir qual LMS se encaixa melhor ao seu projeto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário