A procura cada vez maior por cursos a distância justifica-se por uma série de fatores: flexibilidade, custo e qualidade são alguns deles. Com o aumento da demanda por parte dos estudantes, veio a necessidade de desenvolver tecnologias que proporcionassem uma melhor experiência.

Com isso, também foi preciso pensar em formatos de conteúdo padronizados que pudessem ser transferidos de uma plataforma para outra. E foi aí que surgiu o SCORM — Shareable Content Object Reference Model.

Neste post, você confere o que é SCORM, qual sua importância para o EAD (ensino a distância) e como usá-lo para melhorar suas aulas online.

Boa leitura!

SCORM: o que é?

SCORM é um padrão de comunicação que permite transferir dados de uma plataforma para outra sem perder informações. Ele padroniza o conteúdo do e-learning de modo que seja lido e exibido em diferentes tipos de LMS — Learning Management System.

O LMS ou Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem é a plataforma na qual você hospeda e transmite seus cursos EAD. Conforme os alunos interagem, assistindo às aulas, resolvendo exercícios e participando de fóruns, esses dados ficam gravados no LMS.

Quando há necessidade de trocar de plataforma, seja pelo motivo que for, você precisa migrar esses dados para o novo sistema de gerenciamento, mantendo os mesmos padrões.

Se ambas as plataformas são compatíveis com o protocolo SCORM, basta exportar os dados para um arquivo .zip e fazer o upload desse arquivo no novo LMS.

Todas as informações de aulas, avaliações e alunos serão transferidas em sua totalidade, sem que você tenha o trabalho de reinserir qualquer dado manualmente.

Como funciona o SCORM?

Explicando de uma forma bastante simples, esse protocolo cria pequenos pacotes de conteúdo, como uma página, um vídeo ou uma imagem. Depois, ele determina como o LMS vai ler e interagir com esse conteúdo.

Podemos entender melhor essa dinâmica fazendo um paralelo com um CD de música. Cada música é um pacote de conteúdo, que está salvo em formato mp3.

O aparelho de som que lê o CD está preparado para ler o formato mp3 e reproduzir a música. Caso o arquivo estivesse em outro formato, como mp4, apenas um equipamento desenvolvido para ler esse tipo de arquivo poderia fazê-lo.

Por outro lado, se temos uma série de músicas salvas em formato mp4 em um pen drive, podemos ouvi-las em diversos aparelhos: no notebook, no smartphone, no rádio do carro, entre outros.

Qual a importância do SCORM para o ensino a distância?

À medida que o EAD se expande, novas plataformas de aprendizagem online surgem. Inclusive, muitas empresas já investem em universidades corporativas baseadas em e-learning.

Criar conteúdo para cada tipo de plataforma seria algo inviável, tendo-se em vista a quantidade de diferenças que podem surgir entre um LMS e outro. O SCORM entra, então, como a solução que viabiliza a troca de informações entre os mais variados tipos de plataformas.

Mas quais as vantagens de usar esse protocolo?

Mais facilidade na adesão a novas tecnologias

As tecnologias educacionais estão mais avançadas, e aproveitar todo o poder delas é fundamental para promover experiências de aprendizagem excelentes para seus alunos. Entretanto, se for muito difícil migrar seus cursos EAD de um lugar para outro, essa experiência pode ser prejudicada.

Diante disso, o SCORM facilita a adesão a novas tecnologias educacionais, uma vez que, com um processo simples de exportação e importação de dados, você leva todo o seu portfólio de cursos para onde quiser.

Maior segurança da informação

O medo de perder informações estratégicas, como frequência de alunos, avaliações e até mesmo o conteúdo dos cursos, faz com que muitos produtores de conteúdo deixem de aproveitar o potencial de plataformas de aprendizagem mais robustas, com mais funcionalidades.

Esse receio acaba quando os LMS em questão são desenvolvidos com base no SCORM. Afinal, todo conteúdo que é desenvolvido segundo esse protocolo é padronizado e pode ser reaproveitado de diversas maneiras.

Pela facilidade com que se pode exportar os dados e levá-los para outras plataformas, também é possível realizar backups de conteúdo de forma bastante simples e intuitiva. Uma segurança a mais para quem investe em produção de cursos EAD.

Mais facilidade na distribuição de conteúdos

Se você deseja disponibilizar o mesmo curso em várias plataformas, com o SCORM isso se torna bem mais fácil.

Como dito anteriormente, basta fazer upload do arquivo com os dados e pronto, seu curso pode ser oferecido a um número maior de pessoas.

Independência

No caso de você não estar satisfeito com o sistema de gerenciamento de aprendizagem que usa, é possível migrar seus cursos online para onde quer que seja sem depender do fornecedor atual.

Isso acaba com processos burocráticos de exportação de dados e a necessidade de um suporte técnico especializado para evitar a perda de informações durante a migração.

Mais possibilidades de gerar receita

Caso você queira comercializar seus cursos de forma diferenciada, vendendo o conteúdo para empresas, por exemplo, a entrega se torna bastante simples.

É possível criar uma página de vendas, na qual o usuário realiza a compra e faz o download do arquivo com o conteúdo para ser inserido em outra plataforma LMS.

Como usar o SCORM no EAD?

O SCORM é um conjunto de normas técnicas que direcionam o desenvolvimento de plataformas de e-learning. Nesse sentido, podemos dizer que quem faz uso efetivo dele são os programadores e desenvolvedores de tecnologias educacionais.

Porém, para quem atua no segmento educacional, é essencial ter conhecimento de como funciona o SCORM e como ele influencia a criação e distribuição de conteúdo online para que não haja surpresas na hora de migrar seus treinamentos de uma plataforma para outra.

Convém saber, também, que o SCORM apresenta limitações e que já existem plataformas que são muito mais avançadas em relação às soluções que ele oferece.

Por exemplo: o SCORM prevê apenas a relação aluno x rendimento. Ou seja, não traz outras possibilidades de conhecer melhor o comportamento dos alunos, como a satisfação com a disciplina ou com o professor — questões que são essenciais para quem deseja oferecer cursos cada vez melhores.

Depois de entender melhor o que é SCORM e qual sua importância para quem atua no mercado de treinamentos online, talvez você esteja interessado em saber mais sobre o LMS que, afinal, é o que realmente importa para você, como produtor de conteúdo.

Acertei? Então não deixe de ler também sobre o que é LMS!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário