No post sobre as 5 principais Estratégias de Marketing Digital, mencionamos o Marketing nas Redes Sociais e citamos um passo a passo rápido que você deve seguir para começar a atuar nelas. Hoje, vamos te explicar como você deve realizar cada um desses passos, para que o processo fique mais fácil pra você! Mas antes, vamos te apresentar alguns dados instigantes e falar o que é de fato fazer marketing nas redes sociais, bem como esclarecer qual deve ser o verdadeiro propósito das marcas ao fazê-lo! Então vamos lá!

 

4 Estatísticas sobre Redes Sociais 

Os números não mentem. Diante desses dados, por que ficar de fora, né?!

 

Propósito do Marketing nas Redes Sociais

O Marketing nas Redes Sociais é a criação e postagem de conteúdos adaptados ao contexto e aos formatos de cada plataforma individual de redes sociais, como o Facebook, o Instagram, etc.

Essa frente do Marketing geralmente é utilizada pelas empresas como uma forma de interagir e se aproximar de seu público, gerando engajamento e até mais visibilidade no mercado através do compartilhamento de conteúdos. Por isso, é importante que esses conteúdos produzidos tenham um alto potencial de compartilhamento pelos seguidores!

Porém, o principal propósito das mídias sociais deve ser gerar tráfego ao seu site ou à sua página de vendas para que o seu negócio alcance melhores resultados. Ou seja, elas devem ser a porta de entrada do seu site para o seu público!

 

Boas práticas nas Redes Sociais

Para você ter uma boa atuação nas redes sociais existem algumas boas práticas que você precisa saber.

#1. Não poste propagandas demais na cara do seu seguidor, a não ser que seja algo pontual e direcionado

#2. Sempre responder comentários e mensagens de seus seguidores;

#3. Acompanhar as tendências de cada plataforma (novos formatos aceitos e integrações com outros apps);

#4. Postar apenas a quantidade de posts adequada por dia em cada rede social.

Pronto! Sabendo disso, agora a gente já pode ir pro passo a passo!

 

Passo a Passo para Bombar nas Mídias Sociais

 

Passo 1: Identifique quais redes sociais seu público mais acessa

 

  • Pesquisa com clientes:

Se você já tem clientes, faça uma pesquisa em busca de identificar quais redes sociais eles mais acessam e quais formatos de publicação ele mais se identifica! Para isso, você pode usar o Google Forms, que já vai te dar os resultados compilados em gráficos ou o Survey Monkey, outra plataforma de pesquisas bem fácil de usar!

 

 

  • Pesquisas de mercado:

Além de perguntar aos seus clientes, você pode acessar pesquisas de mercado para ver quais são as mídias sociais que estão em alta no Brasil e no mundo, entendo quais têm o maior número de usuários, em qual você terá um melhor engajamento com a sua audiência. Dá pra fazer várias análises com os resultados das pesquisas de mercado!

Uma dessas pesquisas, é o Social Media Trends, realizada pela RockContent. Segundo a pesquisa, tirando o WhatsApp, que é uma rede social de chat, os líderes são Facebook, Instagram e YouTube! O Facebook é a maior rede social, com 2 bilhões de usuários, sendo 130 milhões só no Brasil! Hoje em dia, 98,8% das empresas já usam o Facebook como ferramenta de suas estratégias de Marketing!

(Já o Instagram é o queridinho! É ele que gera o maior índice de engajamento!) Na pesquisa Social Media Trends 2018, quanto perguntados sobre qual rede social preferiam, 47,1% dos respondentes afirmaram ser o Instagram. O Facebook ficou com 29,6% de preferência.

E o YouTube, além de ser o segundo mecanismo de busca mais utilizado no mundo, cresceu 58% nos últimos dois anos. Ele é uma ótima rede pra investir, porque ele ainda não está tão saturado quanto o Facebook, que quase 100% das empresas já atuam lá. Aqui no Brasil, apenas 47,2% das empresas estão investindo em marketing no YouTube, então você já tem uma ótima oportunidade de se adiantar em relação ao seu concorrente e ganhar presença por lá!

 

Passo 2: Escolha no máximo 3 Redes Sociais para estabelecer uma presença digital forte!

Não necessariamente 3, mas atue somente nas redes sociais que irão gerar mais resultados ao seu negócio e numa quantidade de mídias as quais sua equipe conseguirá manter o foco tanto na produção de conteúdo para elas, quanto em suas gestões e na interação com o público! Como falamos, não queira abraçar o mundo com as pernas, escolha apenas as mídias sociais ideias para o seu negócio e tenha foco!

 

O que levar em consideração na hora de escolher uma rede social de atuação?

Para selecionar essas redes sociais, você vai levar em consideração, principalmente, as respostas obtidas no primeiro passo, ou seja, a presença online dos seus clientes e do seu público e as pesquisas de mercado! Porém, você deve analisar também a natureza do seu negócio!

Nem sempre as redes sociais mais acessadas pelos seus clientes são as que você vai ter que atuar. Isso vai depender também do modelo do seu negócio! Se você vender direto para cliente final e seu negócio for Business to Consumer  (B2C) ou Consumer to Consumer (C2C), realmente você terá que atuar nas mais utilizada pelo seu público, as que são compostas, em suma, por Pessoas Físicas que interagem entre si, em um formato de relação mais impessoal. Porém, se for Business to Business (B2B) e você vender para outras empresas, além de atuar nestas, você também precisa estar em redes sociais profissionais, como o Linkedin!

Esse segundo passo é realmente só um passo de análise de informações e tomada de decisão, para que você esteja nas mídias sociais certas para alcançar melhores resultados com o seu público!

 

Passo 3: Defina Dias e Horários Fixos para postagens

Definir dias e horários fixos de postagem está diretamente ligado à frequência com que você irá postar em cada mídia social. Existem algumas pesquisas que apontam a frequência ideal de postagem para cada uma delas, como a publicada pela BufferApp, a qual afirmou que no Facebook, por exemplo, o ideal é postar duas vezes ao dia. Já no LinkedIn, são 20 posts por mês, o equivalente à cerca de um por dia útil.

Porém, essa frequência irá variar de acordo com a rede social que você escolher para atuar, portanto é interessante que você confira a pesquisa após selecionar as mídias de atuação, para então definir a frequência de publicações. Segue link caso queira conferir: https://blog.bufferapp.com/how-often-post-social-media

Quanto aos horários, você pode acessar no próprio mecanismo de monitoramento das redes sociais, como o Facebook Insights e a área de monitoramento do Instagram, que já te dizem em que horários suas publicações terão mais engajamento.

 

Passo 4: Tenha um Cronograma de Postagens

Com os dias e horários de publicações definidos, fica fácil elaborar o Cronograma de Postagens!

Você precisa apenas organizar as publicações planejadas, elaboradas e realizadas de acordo com os dias definidos em um instrumento que te permita visualizar a ordem de postagens. Isso pode ser feito por meio de uma planilha ou você pode utilizar aplicativos que programam postagens, vai depender muito de como você gosta de se organizar! Aqui na Elore, nós utilizamos o Trello para tudo, então não poderia ser diferente com o nosso Cronograma de Postagens. Nós recebemos o template que usamos de um material rico da RD Station, adaptamos para a nossa realidade e está sendo super útil para nos organizarmos!

 

Passo 5: Adeque seus posts ao formato ideal de cada mídia social

O quinto e último passo é adequar seus posts ao formato ideal de cada mídia social. Como já diria Érico Rocha, “Diferentes pessoas, preferem diferentes formatos.”

Se o seu público prefere uma rede social específica, é porque ele gosta do formato de publicações daquela rede, então adeque seus posts aos formatos ideais de cada uma! Existem ainda redes sociais que permitem mais de um formato, então você realmente tem que alinhar com o seu designer os formatos, para que eles fiquem ideais!

Tem um aplicativo muito legal de criação de peças, o Canva. Nele você pode criar suas artes de acordo com o formato ideal de cada rede, que já é pré definido pelo próprio aplicativo. Tem modelos para publicações no feed do Instagram, capa para o Facebook, Stories do Instagram, publicações para o Pinterest, post pra Twitter, arte pro YouTube, entre outros. É um aplicativo que está, inclusive, disponível na versão mobile e que tem uma ótima usabilidade. Bem completo, então fica aí a dica do aplicativo pra você adequar o formato dos seus posts. O importante é que você procure as particularidades de cada rede social que você for atuar e que adeque seus posts aos formatos melhores aceitos por cada uma delas!

 

Viu só!

Sabendo como realizar cada um desses passos, você já está apto a implantar o Marketing nas Mídias Sociais em sua empresa. Para acessar este conteúdo em outro formato, preparamos um vídeo para o nosso canal do YouTube te explicando estes passos, assim como fiz neste post. Se quiser, ainda, saber mais sobre o assunto, temos um vídeo explicando a diferença de mídias sociais e redes sociais.

Confere os dois abaixo, e até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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