Negócios Digitais

A criação de produtos digitais não é um bicho de sete cabeças, mas não é por isso que o planejamento de negócios online deve ser negligenciado. Pelo contrário, a velocidade com que as coisas acontecem na internet exige o acompanhamento frequente das principais tendências do mercado e do sempre mutável comportamento do consumidor.

Se você ainda está dando os primeiros passos rumo a esses desafios, este texto é para você. Aqui, você conhecerá 3 melhores práticas para adotar antes mesmo de colocar o seu projeto na rua. Acompanhe!

1. Conhecer os hábitos do público

Independentemente de você ter um negócio físico ou digital, o pontapé inicial parte da definição do seu público. A melhor forma de identificá-lo é a pela criação da buyer persona. Trata-se de um desenho semifictício de quem seria o seu consumidor ideal.

Você deve traçar as características gerais (demográficas e de comportamento) dessa clientela em potencial, assim como identificar as principais dores e como o seu negócio pode ajudar a saná-las.

Inicialmente, você pode criar a persona com base em quem você deseja que seja o seu cliente. Conforme o negócio for se desenvolvendo, é interessante realizar pesquisas com o seu público para entender se expectativa e realidade realmente estão alinhadas.

2. Analisar o mercado

Além do seu público, para que sua empresa tenha sucesso, é preciso estar sempre de olho no mercado. Quando se trata de negócios online, isso é ainda mais importante, visto que novas tecnologias surgem a cada momento.

Acompanhar as tendências no que se refere a canais de comunicação com o público, equipamentos necessários para a criação de um conteúdo de qualidade e acompanhar as melhores práticas do seu ramo (o que você fez ao clicar neste link) são ações que costumam trazer bons resultados.

3. Planejar a divulgação

Com informações relevantes sobre público e mercado, você já pode planejar a divulgação do seu negócio. Como trata-se de um empreendimento digital, uma presença online robusta é fundamental.

Se você identificou que seu público é composto por homens de mulheres de até 30 anos e que a tendência de mercado para essa faixa etária é a utilização do Instagram, por exemplo, é lá que você deve investir seus esforços.

Isso não significa que você não precisa estar em outras redes sociais. Pelo contrário. Porém, inicialmente vale mais a pena investir tempo e recursos em canais que, de fato, ajudem na conversão.

Criar um blog e dominar técnicas de SEO também podem fazer a diferença. Lembre-se sempre de deixar os canais de contato bem sinalizados no seu site ou nas próprias redes sociais para que você nunca fique a uma distância maior que um clique de seu público.

Viu só a importância desse passo a passo? Sem conhecer o seu público ou a situação do mercado, fica difícil criar um planejamento de negócios online condizente com a realidade.

Além disso, esses elementos são fundamentais na criação de uma estratégia de divulgação. Sem ela, por sua vez, você pode não atingir o seu público da forma devida e enfrentar sérios problemas de conversão.

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