Assim como em qualquer negócio atualmente, nas Empresas de Treinamentos, a tecnologia veio para resolver uma série de problemas.
Auxiliar nos processos é um deles, mas uma das principais melhorias que a tecnologia propicia para esse tipo de negócio é a aproximação da empresa com o cliente final, o aluno. Com ferramentas de gestão de cursos, é possível impactá-lo em toda a sua jornada com a empresa: busca do curso, decisão de aquisição (matrícula), aprendizado, interação com o conteúdo, avaliação e certificação, seja para treinamentos presenciais ou online.
Dessa forma, as Plataformas de Gestão de Cursos, conhecidas tecnicamente como Plataformas LMS, tornaram-se ferramentas imprescindíveis na Gestão e na Estratégia, impactando positivamente a Jornada dos Alunos das Empresas de Cursos e Treinamentos.
Neste post, lhe apresentarei 10 aspectos relevantes da experiência do aluno com uma empresa de treinamentos e como eles podem ser muito melhores, se acontecerem por intermédio de uma plataforma de gestão de cursos. Assim, você poderá aplicar a tecnologia à sua empresa de cursos, usando-a como um diferencial.
O que você aprenderá nesse post:
- Tenha uma página de apresentação online.
- Vendas online são mais fluidas e geram mais conversão!
- Implemente e acompanhe suas estratégias de Marketing.
- Diversos formatos de conteúdo irão reter o seu aluno!
- Aproxime-se do seu aluno e venda mais para ele!
- Tenha total controle de progresso e evasão.
- Realize avaliações mais precisas e automatizadas.
- Tenha feedbacks reais sobre o seu curso.
- Ofereça um certificado descomplicado.
- Disponibilize acesso multiplataforma: conteúdo na palma da mão do aluno.
Tenha uma página de apresentação online
Independentemente do tipo de curso, online ou presencial, as pessoas buscam na internet informações mais completas sobre o treinamento: conteúdo programático, currículo dos professores, material disponibilizado, certificado, investimento, formas de pagamento etc.
Tenha uma página de Apresentação do seu Treinamento online, que deve conter as principais informações do curso para fácil para visualização, bem como as principais entregas do treinamento.
Essa página de apresentação deve ser, de preferência, a própria página de venda online do curso. Assim, você conseguirá captar interessados no seu conteúdo instantaneamente, convertendo-os em alunos.
Caso haja um portfólio com vários cursos, você pode considerar ter uma loja virtual com todos os treinamentos, que possua facilidade para pesquisa por área ou por título, de forma a facilitar a identificação do curso desejado pelo aluno. É importante que todos os treinamentos estejam dispostos de forma agradável e harmônica, em um ambiente online de fácil navegação, para maior facilidade na escolha de qual curso realizar.
Vendas online são mais fluidas e geram mais conversão
Como o aluno em potencial pesquisa sobre o seu treinamento online, é fácil concluir que vender inscrições online é de suma importância para o sucesso da sua empresa de treinamentos.
Por meio de uma plataforma de gestão de cursos, o processo de aquisição torna-se fluido, de fácil entendimento e demonstra segurança para o consumidor. Com uma plataforma, é possível esclarecer informações sobre o curso, a fim de que não restem dúvidas em relação ao conteúdo adquirido. Isso é possível por meio de uma página de apresentação do curso atrelada à página de vendas.
Caso o aluno em potencial ainda tenha dúvidas, é possível estabelecer uma comunicação rápida com o mesmo, por meio de integrações com chats online ou até mesmo com o whatsapp da empresa de cursos. Dessa forma, a comunicação ocorre na velocidade esperada pelo visitante da página e fica mais fácil convertê-lo em aluno.
Disponibilizar diferentes formas de pagamento é outro ponto importante: boleto, cartão, parcelamento, etc. Claro que isso dependerá da estratégia que for utilizada e da realidade de cada negócio ou até de cada treinamento. Porém, se for possível, é importante oferecer ao aluno diferentes opções de pagamento, de forma que ele tenha uma melhor experiência e sinta-se mais confortável na hora da aquisição.
Por fim, com uma plataforma de cursos, é possível disponibilizar o pagamento por meio de um gateway que seja conhecido ou da própria Plataforma, o que dará mais credibilidade e segurança ao consumidor na finalização do processo de compra.
Implemente e acompanhe suas estratégias de Marketing
Seja para cursos online ou mesmo na realidade de cursos presenciais, que em geral possuem uma restrição de espaço físico e localização, a divulgação e a oferta devem ser potencializadas pelo uso do Marketing Digital.
Adicionar informações dos cursos e treinamentos do seu portfólio em páginas online para aparecer como resultados na pesquisa do google, disponibilizar materiais gratuitos relacionados ao curso em diversas redes sociais, para gerar experiências do aluno com o conteúdo e em diversos formatos, são estratégias chave de Marketing Digital para empresas de treinamento que querem gerar mais confiança ao consumidor, pois esses materiais serão fundamentais para auxiliar na tomada de decisão de compra, independentemente da modalidade: Presencial ou Online.
As plataformas de gestão de cursos possibilitam integrar com diversas Plataformas de Marketing Digital, o que facilita na implementação e no acompanhamento de uma estratégia bem planejada, o que é vital para o sucesso do negócio.
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Diversos formatos de conteúdo irão reter o seu aluno!
Após a decisão tomada e a aquisição do curso efetuada, a experiência do aluno estará relacionada diretamente com o consumo do conteúdo que será disponibilizado. Com uma plataforma de cursos online, você pode disponibilizar as aulas em diversos formatos: textos, planilhas, vídeos, áudio (podcasts), etc.
Esses formatos são mais explorados em cursos online, porém também funcionam para a realidade de cursos presenciais, entregando online material complementar e enriquecendo bastante a experiência do aluno.
Além de agregar valor, proporcionando facilidade no acesso aos materiais complementares, disponibilizar conteúdo online em cursos presenciais também gera redução de custos de impressão e mostra ao seu aluno que sua empresa de treinamento se preocupa com questões ambientais.
Aproxime-se do seu aluno e venda mais para ele!
Outro aspecto relevante aprimorado pelo uso de plataformas de gestão de cursos, é o relacionamento da empresa de treinamentos e dos professores e tutores do conteúdo com os alunos.Ter integrações com chats online possibilita ao aluno solucionar questões diversas com a empresa de forma mais rápida e, por vezes, instantânea, o que pode vir a ser um grande diferencial do seu negócio.
Além disso, por meio do recurso fórum de discussão, é possível gerar um canal de comunicação entre professor, tutores e alunos para tirar dúvidas e trocar experiências, o que gera um engajamento maior da turma e torna o aprendizado mais rico e interessante.
Outro recurso interessante disponibilizado por muitas plataformas como a Elore, é a área de mensagens, por meio da qual administradores e tutores podem enviar mensagens automáticas, direto da plataforma para o email de todos os inscritos em uma turma, facilitando o envio de comunicados.
Esses recursos relacionados à comunicação, se bem explorados, são uma ótima forma de aproximar empresas de treinamentos de seus alunos, proporcionando uma melhor experiência ao usuário e gerando um relacionamento mais estreito, o que facilita na fidelização e venda de mais de um treinamento para o mesmo aluno.
Tenha total controle de progresso e evasão.
Registrar frequência e participação em aula, bem como o consumo dos conteúdos complementares disponibilizados ao aluno, em ambas as modalidades (Presencial e Online), é importantíssimo para acompanhar o desenvolvimento do aprendizado e observar pontos a melhorar.
Com uma plataforma de gestão de cursos, é possível ter o controle de progresso dos alunos em tempo real, de acordo com a interação dos mesmos com os conteúdos disponibilizados online. Para cursos presenciais, é possível controlar o acesso aos materiais complementares e indicar, no ambiente de administração, quem esteve presente ou não no curso.
Dessa forma, a empresa de treinamentos conseguirá ter o controle de quais alunos estão com o progresso desejado e quais são as possibilidades de desistência, tendo informações para reverter a situação. Outra possibilidade interessante proporcionada por plataformas de gestão de cursos é o condicionamento da emissão de certificado a presença em cursos presenciais ou a um percentual de progresso, no caso de cursos online.
Realize avaliações mais precisas e automatizadas.
Poder realizar provas, testes de avaliação ou até mesmo pequenos questionários para reforço do conteúdo em diversas etapas do curso e de acordo com a forma como está sendo aplicado o conteúdo, permite acompanhar como está a absorção do tema e ajuda na condução do processo de aprendizado.
As plataformas de cursos online garantem flexibilidade para a criação de provas com perguntas em diversos formatos: verdadeiro ou falso, múltipla escolha e descritiva, facilitando a aplicação para cada realidade, online ou presencial.
Caso seja uma avaliação com questões objetivas, a plataforma realiza a correção automática e já disponibiliza o resultado ao aluno, juntamente com o gabarito, que pode conter comentários do professor em cada questão.
Além disso, também é possível condicionar a emissão do certificado aos resultados em provas, permitindo a emissão somente para alunos aprovados.
Tenha feedbacks reais sobre o seu curso.
Saber como foi a experiência do aluno com o seu curso será fundamental para o processo de melhoria dos serviços prestados pela empresa, por meio da aquisição de informações sobre a experiência ligada diretamente à empresa de treinamento ou sobre o conteúdo e o professor, avaliando tópicos como: se o tema foi útil, se o aprendizado foi da forma que se esperava, se o conteúdo atendeu às expectativas, se o professor possuía uma boa didática etc.
A grande vantagem de realizar a pesquisa de avaliação do treinamento em plataformas de gestão de cursos online é que, online, os alunos tendem a ser mais sinceros do que quando a pesquisa é realizada presencialmente, por meio de um papel que precisa ser entregue – muitas vezes – ao professor que está sendo avaliado.
Além disso, é possível atrelar a entrega do Certificado à resposta da pesquisa, o que propiciará um maior número de feedbacks.
Ofereça um certificado descomplicado.
Conferir ao aluno o certificado de maneira a formalizar a participação no curso e o conteúdo aprendido, de forma segura e digital, tendo a possibilidade de consulta posteriormente sem complicações, quando e onde ele precisar, gera maior credibilidade à sua empresa de treinamentos, por proporcionar praticidade ao aluno.
No formato digital, viabilizado via plataforma de gestão de cursos online, o certificado ficará sempre à disposição ao aluno e terá, inclusive, número de validação, que poderá ser verificado na plataforma por qualquer pessoa que queira consultar a validade da certificação.
Além disso, é possível automatizar o processo de emissão e condicioná-lo à diversas particularidades do curso, conforme citado anteriormente: aprovação em avaliações, progresso/presença e resposta à pesquisa de satisfação.
Disponibilize acesso multiplataforma: conteúdo na palma da mão do aluno.
Dar a oportunidade de acessar informações e conteúdos em qualquer uma das etapas de sua jornada, impacta na decisão do aluno pela contratação do seu curso ou treinamento e é fundamental na experiência que ele terá com a sua empresa.
Seja qual for o dispositivo usado – computador, notebook, tablet ou celular -, permitir o acesso ao conteúdo a qualquer hora e lugar propiciará ao aluno a facilidade de consumo do curso e, consequentemente, a liberdade para aprender da forma que mais o interessar e que for possível. Neste ponto, a mobilidade e o acesso multiplataforma são fundamentais e a tecnologia, por meio de uma plataforma de gestão de cursos, entrega esse diferencial ao seu aluno.
E aí, já está preparado para usar plataformas de gestão de cursos como diferencial?
Quanto mais fluida e sem entraves for a jornada do aluno, mais fácil será para ele conhecer, adquirir, consumir, ficar satisfeito e recomendar o seu curso e a sua empresa de treinamentos, o que é muito importante na atual realidade do mercado de educação e do marketing digital, pois será o atestado de satisfação da experiência que teve e que atrairá, certamente, mais consumidores para seu negócio.
Todos os diferenciais citados acima são viabilizados por centenas de empresas de treinamento por meio da Plataforma Elore. Se você já possui treinamentos presenciais e/ou online e gostaria de ter uma experiência gratuita com a Elore, preencha o formulário abaixo.
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