Há uma grande problemática na educação a distância em se definir quais são os papéis que compõem um projeto EAD, e que responsabilidades rodeiam cada um destes.
Na metodologia de ensino tradicional, a presencial, percebemos ser muito bem definida a existência de um papel principal, o do Professor, e suas responsabilidades que vão desde a elaboração do conteúdo e metodologia a ser aplicada, assim como a apresentação do tema, e acompanhamento do desempenho e do resultado do processo ensino-aprendizagem. Neste modelo, todas as atividades inerentes ao ensino são executadas pelo Professor.
Com a educação à distância percebemos que ainda existem muitas discussões ou indefinições sobre os papeis e responsabilidades dos atores que compõem este cenário. Em um modelo em que professor e aluno não encontram-se fisicamente presentes em um ambiente formal de ensino-aprendizagem, permite-se igualmente que as ações e papéis de cada um sejam executadas independentemente um do outro. A separação temporal ou espacial que esta metodologia trouxe mudou não só os elementos do cenário, mas também o comportamento, as ações e as responsabilidades sobre cada personagem. Figuras como o Professor, o Tutor e o Operacional surgem dentro no meio educacional dividindo as responsabilidades entre si.
Mas afinal, quem é o professor na educação a distância e quais são as funções deste profissional nesta modalidade de ensino?
O papel do Professor EAD
Na modalidade EAD o Professor continua com uma função essencial que norteia sua profissão que é ser o possuidor do conhecimento e o responsável por sua transferência, e passa a ser menos atuante na gerência e no acompanhamento do progresso de seus aprendizes. Porém, é exatamente em seu papel principal que houveram as mudanças mais drásticas.
Enquanto “transferidor” de conhecimento no modelo proposto pelo EAD, onde não há contato direto com os alunos, o Professor atua de certa forma, de maneira similar aos palestrantes de cursos, já que o contato com os discentes se dá, na maioria dos casos, em dois ou três encontros, no máximo, ou sequer ocorre, como nos cursos livres realizados por meio de videoaulas.
Diante da perspectiva apontada, observamos que as tecnologias impuseram profundas alterações no processo de trabalho deste profissional. A realidade de não estar mais, constantemente presente, face a face com seus estudantes, exige desse docente uma maior dedicação na elaboração de recursos didáticos e pedagógicos que permitam remediar os ônus que esse cenário possa vir a trazer buscando construir uma mediação, e ainda, buscando garantir a aprendizagem dos alunos com conteúdos dinâmicos que instiguem sua aprendizagem.
Assim, dentro de um Projeto EAD, podemos definir que o Professor é o responsável pela elaboração do conteúdo a ser ofertado e da definição dos materiais didáticos necessários. Além de criar e disponibilizar o conteúdo, os professores também devem acompanhar os feedbacks de suas turmas, pois esses relatos lhe permitirão auto-avaliar-se e analisar se o conteúdo ofertado precisa de melhorias, seja na sequência lógica da trilha de conhecimento, seja na forma de abordagem (textos, vídeos, áudios, quizzes, etc).
O papel do Tutor
Diante de uma metodologia em que o aluno não possui mais o Professor para conduzir e acompanhar diretamente sua aprendizagem surge a necessidade de criar-se momentos de interação que permitam corrigir as lacunas geradas por esse formato.
A chave do sucesso do ensino EAD é a interação.
Criar mecanismos e momentos que permitam a troca de conhecimento, tira-dúvidas ou apenas de encontro com o corpo docente e demais alunos da turma é essencial para garantir que o aluno, que assume o papel de buscar seu auto-crescimento sinta-se resguardado durante todo o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo de educação não pode nunca, nos tempos atuais, se esquivar de incentivar o engajamento e integração dos alunos com o ambiente virtual de aprendizagem, e é diante dessa necessidade que surge o papel do Tutor, um papel criado especificamente para a realidade do ensino à distância.
No EAD, o Tutor atua, em um segundo momento, no acompanhamento, cobrança e correção das atividades exigidas no decorrer do curso e das avaliações, tornando-se um elo entre a instituição de ensino e o aluno.
O tutor torna-se um parceiro do aluno, pois partilha dos sucessos e obstáculos, dúvidas e certezas, promovendo e acompanhando a construção coletiva do conhecimento. No exercício desta condição soluciona tanto questões administrativas como educacionais, encaminhando problemas que não consiga resolver para a equipe de coordenação ou para os professores dos respectivos cursos.
O papel do Operacional EAD
Você sabe que papel é esse, e qual a importância dele no sucesso do seu Projeto EAD?
Como mencionamos durante todo esse post, o ensino à distância usa cenários, elementos e atores inerentes a essa modalidade, um destes é a tecnologia. Para um curso EAD acontecer precisa de recursos tecnológicos como um LMS, um sistema em que todo o conteúdo criado pelo Professor seja estruturado e ofertado, com recursos e meios pelos quais o Tutor possa acompanhar e interagir com os alunos. Diante dessa realidade, outro personagem se mostrou essencial para a existência do ensino EAD, o Operacional. Um papel diretamente ligado às funcionalidade e recursos da plataforma EAD utilizada no projeto para a distribuição e gestão de cursos online.
O responsável operacional tem o papel de criar meios e formatos para a disposição do conteúdo na plataforma LMS, de forma a tornar mais fácil a transmissão das informações ou conteúdo, assim como a sua disposição.
Observe que os três papéis: Professor, Tutor e Operacional, são complementares e possuem atuações básicas a estruturação da metodologia EAD, logo do sucesso neste tipo de ensino. Nesse ponto, vale ressaltar que em muitos projetos EAD os três papéis chegam a ser executados por um mesmo indivíduo e isso pode ser um risco quando o número de atividades impede o foco e a dedicação.
Outro ponto importante é a necessidade de ter alguém que assuma o papel do operador da plataforma. Não adiantará nada elaborar um conteúdo relevante, sem ter onde distribuí-lo de forma dinâmica e bem estruturada, assim como, não interagir com seus alunos por não conhecer os recursos que o seu LMS oferece.
E então? Você já definiu no seu projeto EAD quem serão seus Professores, Tutores e quem será o seu Operacional?
Fique atento as responsabilidades de cada papel e analise na sua equipe quem se encaixa melhor a cada atividade.
Mas, se você é um Professor Autônomo e não possui uma equipe, não precisa se adiantar e contratar alguém, observe como você pode atuar dentro de cada papel, organize seu dia a dia, e tenha foco não deixando de dar atenção a cada personagem do seu enredo.