Ter um negócio consolidado no mercado e que ofereça o melhor produto ou serviço já é uma tarefa difícil, o que exige dedicação e trabalho duro. Além disso, existe o esforço de atrair novos clientes e ganhar lugar no mercado. Mas, e se eu disser que todo esse trabalho não é suficiente para garantir a fidelidade do seu cliente?

 

Temos que reconhecer que no mercado, principalmente, no mercado online, não existe produto ou serviço bom o bastante que não possa ser copiado e/ou melhorado, e o mesmo acesso que você e sua organização têm a recursos e serviços tecnológicos está igualmente distribuído a todos. Assim, muito mais do que garantir qualidade e relevância na entrega do seu produto ou serviço, para fidelizar clientes é preciso ultrapassar os limites da satisfação pessoal.

 

Fidelizar um cliente é encantá-lo!

 

Diferentemente de um cliente padrão, o cliente fiel não é apenas um consumidor do seu conteúdo, ele é um defensor da sua marca, um porta-voz das suas ideias. Dominar a arte de encantar clientes trará a sua organização, não somente, consolidação e boa reputação no mercado, mas também garantirá mais lucro considerando o que especialistas afirmam: manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo.

Já aprendemos aqui no Blog do Elore que criar conteúdo sólido e interativo garante o crescimento do seu negócio, pois entrega valor agregado ao seu produto ou serviço, cria engajamento com o público-alvo e consolida a marca. Além desta super tática, existem outras maneiras inteligentes de criar uma cartela de clientes leais que ajudarão a fidelizar os já conquistados e atrair novos consumidores.

 

#01. Conheça seu cliente

 

A necessidade de conhecer bem seu público-alvo não é novidade para quem já acompanha o Blog do Elore. Já aprendemos o quanto ter esse conhecimento claro e bem definido é importante para o sucesso do seu negócio. Afinal, seria muito difícil criar estratégias de atração e fidelização de alguém que você não conhece bem.

Descubra quem é o seu cliente, do que ele gosta, porque ele está comprando na sua empresa e não na concorrência, o que ele espera do seu produto ou serviço e qualquer outra coisa que seja revelante para o seu negócio.

 

#02. Entregue mais que o prometido

 

Entregar o serviço ou produto que o cliente adquiriu não é mais do que a sua obrigação. Para ter um diferencial no mercado tente entregar mais do que foi proposto.

Vamos considerar, por exemplo, alguns dos produtos ofertados pela Apple: iPads, iPhones e iMacs, vendidos para milhões de consumidores ao redor do mundo. Esses produtos não são apenas dispositivos móveis usados para estabelecer comunicação, a eles são agregados estilo de vida, tendência e conteúdo interativo de alta qualidade.

É claro que a Apple trabalhou muito para chegar a esse nível, mas você pode analisar seu negócio e a partir do conhecimento sobre as necessidades do seu público identificar o que pode fazer para entregar mais que o prometido e surpreender seus clientes como, por exemplo, garanta um atendimentos diferenciado, presentei-os com descontos ou brindes, comunique-se por meio de e-mails ou redes sociais.

 

#03. Esteja sempre disponível

 

É de suma importância manter um canal aberto com seu cliente. Ter e manter um bom atendimento com o cliente é um dos grandes diferenciais entre você e seus concorrentes, mas ainda mais importante que isso são os canais de comunicação que você oferece a eles.

Atente para que seus endereços de comunicação sejam de fácil acesso, de modo que o cliente não precise pesquisar nas profundezas do Google para encontrar um e-mail ou telefone de sua empresa. Agora, com o avanço das redes sociais tornou-se muito mais fácil a relação cliente-empresa, então, não seja o único a não estar conectado.

 

Você não precisa conversar com seus clientes todos os dias, basta estar disponível sempre que ele necessitar.

 

#04. Esteja presente depois da venda

 

A relação com seu cliente começa após a venda, e não termina com ela. As ações tomadas por seu negócio após essa etapa é que garantirão a fidelização do seu cliente. Mostre ao cliente que, além dele ser importante, ele vai ganhar diversos benefícios se voltar a comprar seus produtos.

Uma dica é ter um programa de fidelização, use por exemplo, cartões fidelidade, descontos ou vantagens na aquisição de outros produtos ou serviços, e ainda acesso a serviços gratuitos.

 

#05. Meça a satisfação do seu cliente

 

O que não se mede não se gerencia. Toda ação voltada para a fidelização de clientes, seja um webinar ou uma campanha de e-mail marketing, deve ser monitorada. Para isso, você pode utilizar um sistema CRM, Customer Relationship Management, e assim focar nos resultados.

O monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia e, a partir dos resultados de cada ação, você pode reunir cada vez mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades.

 

Pronto para dar o primeiro passo?

 

Comece elencando quem são os clientes foco do seu negócio e como cativá-los, a partir disso defina estratégias e crie um processo de fidelização que seja eficaz ao seu público.

 

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