Em um mundo em que a web está se tornando imensa demais e onde mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa, aparecer no topo da página dos motores de busca, como o Google, por exemplo, é um fator decisivo para o crescimento do seu negócio online, por isso ter ferramentas em suas páginas e plataformas web que lhe permitam aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais.

Podemos dividir as configurações sobre SEO em On-page e Off-page, onde SEO On-page são todas as ações de configuração em fatores da página web ou site.

Assim, o Elore lançou uma nova ferramenta para configuração de SEO On-page para cursos e pacotes, onde você poderá realizar ações em suas páginas no Elore editando uma série de fatores que podem ser utilizados para melhorar seu rankeamento nas buscas do Google.

 

Não sabe o que é SEO? Clique aqui: O que é SEO? 6 Dicas para Otimizar seu Site!

 

Mas, antes de explicar como configurar esses dados no Elore, vamos conhecer um pouco sobre o que significa cada fator:

#1 – Slug

Para acesso a página interna de um site ou loja online é necessário um endereço de acesso, que normalmente é composto pelo domínio do site e um link de acesso direto a página ou conteúdo em questão.

Por exemplo: suaorganizacao.elore.com.br/minhas_turmas              

  • domínio: suaorganizacao.elore.com.br
  • link ou slug: minhas_turmas

A configuração do slug permite a organização definir um caminho amigável, um link fácil de ler e entender para o visitante que chega até seu Elore.

#2 – Palavras-chave

As palavras-chave são as palavras (ou um grupo delas) que descrevem o tema de um site ou o assunto de um texto, e são usadas pelas ferramentas de busca com o propósito de apresentar resultados relevantes e precisos.

#3 – Título da página

O Título da página é o título que é exibido na aba do navegador, esse título também é exibido em azul nos resultados das páginas de buscas dos principais sites. Esse é um dos fatores mais importantes de ser configurado.

Um bom título deve conter as palavras-chave que se deseja posicionar, e até 60 caracteres (limite de caracteres exibido) pois é o limite máximo de busca pela maior parte dos motores. Outra dica, é colocar a palavra-chave principal no começo do título.

#4 – Descrição para buscadores

A meta descrição, ou Meta Description,  é o texto exibido nos resultados de busca de sites de pesquisa logo abaixo do título e da URL. É utilizada para descrever o conteúdo da página divulgada, apesar de não ser um fator de posicionamento aumenta consideravelmente a taxa de acessos pois informa o propósito da página.

Uma boa descrição deve conter até 120 caracteres (limite de caracteres exibido) pois é o limite máximo de busca pela maior parte dos motores.

Como configurar o SEO de um curso ou pacote no Elore?

Para acessar esse recurso, tanto para turmas quanto para pacotes, basta acessar no Menu Ações de cada unidade de conteúdo a opção SEO; na tela seguinte, será exibida a tela de configuração do SEO onde você poderá editar cada fator:

 

  • Slug: preencha o texto sugerido para o link da página. (Observe que o Elore já sugere automaticamente um texto com base no título do curso.)
  • Palavras-chave: insira as palavras-chave que entenda serem mais adequadas ao público-alvo e tipo de conteúdo divulgado, palavras que serão usadas por este público para procurar o conteúdo em oferta;
  • Título da página: insira o título que deseja ser exibido na aba do navegador e nas páginas dos resultados de sites de busca. Se não preenchido este campo, por padrão, o Elore cadastra o nome da organização;
  • Descrição para buscadores: insira a descrição que será exibida nas páginas dos resultados de sites de busca.

 

São configurações simples, mas que trarão resultados significativos no sucesso do seu negócio.

Relembrando…

Os principais elementos de SEO On-Page possíveis de serem trabalhados no Elore são:

  • URL ou endereço

  • Palavras-chave

  • Títulos das páginas
  • Meta Descrição

Agora que você já sabe como otimizar suas páginas de cursos no Elore, mãos a obra!