Ao contrário de outros posts já publicados aqui, nesse não vamos falar sobre um recurso novo, como aprimorar algo que você já utiliza ou te ensinar sobre assuntos técnicos como marketing digital ou SEO. Hoje vamos fazer diferente. Vamos te mostrar que você é o único responsável pelo seu sucesso, e vamos tentar despertar em você que é produtor de conteúdo, a paixão em transformar positivamente a vida das pessoas, e é claro a sua também.
A paixão por ensinar, transferir aquilo que sabe, é um dom, uma vontade diária de agregar valor a vida e como já dizia Joseph Joubert, “Ensinar é aprender duas vezes”. Mas, além do desejo em ajudar e transformar a vida de quem é ávido por conhecimento, você como conteudista, além de precisar dominar o que se propõe, precisa também ser organizado e focado.
A partir do momento que você opta por iniciar um negócio EAD, você amplia sua responsabilidade para além de si mesmo. Agora, mais pessoas contam com você e seus ensinamentos. Uma responsabilidade dobrada e não mensurável, pois no seu negócio online, a única fronteira é a falta de conexão, ou seja, você é a principal ferramenta propulsora do seu negócio, o pilar central da engrenagem que move desde o seu próprio sucesso, passando pela sua equipe operacional até completar a primeira parte do ciclo que é finalizado no aluno, que adquire seu conteúdo.
Então, para que as dicas que vamos citar abaixo sejam realmente eficazes, faço uma pergunta para você que talvez seja o conteudista, o operacional da sua plataforma EAD, a pessoa responsável pelo marketing da sua empresa, profissional atuante em outra atividade, e ainda pai ou mãe por 44 horas semanais: Você está disposto a se dedicar e enxergar valor no seu negócio EAD?
Se sim, o primeiro passo é estar focado e ter consciência que além de produzir seu conteúdo, você precisa vendê-lo, fazendo isso de forma convincente, desde o momento que transmite o conteúdo até a etapa em que você tenta vender “seu peixe”, ops, seu curso.
Tempo e Dedicação = EAD x Sua visão do Negócio
Se seu negócio EAD fosse sua única ocupação profissional, quantas horas por semana você se dedicaria a esta atividade?
Agora, me responda outra pergunta: se além do seu projeto EAD, você trabalha de 6 a 8 horas por dia em outras atividades, quantas horas do seu dia você estaria disposto a dedicar para seu negócio online?
Levando em consideração a jornada de trabalho da maioria das atividades, a resposta para a primeira pergunta seria de 8 horas diárias. Entretanto, a segunda pergunta te faz pensar mais, analisar, fazer cálculos sobre além das horas disponíveis, os dias em que você dedicaria ao seu projeto, e está aí a necessidade de atenção redobrada.
Muita empolgação no início é comum e compreensível, a questão é que isso deve durar, deve ser tomado como responsabilidade. A partir do momento que você elabora um projeto, investe energia em planejamento, organização, divulgação, outras pessoas o conhecem e passam a acreditar no seu potencial, na possibilidade de mudança gerada a partir de algo que já saiu do papel. Ao enxergar valor no seu negócio e na capacidade que a sua iniciativa tem de transformar a vida dos seu alunos, é mais fácil e rápido compreender a responsabilidade que se adquire no poder de transformação da vida de muitas pessoas.
1. O conhecimento é a alma de um negócio EAD!
Você precisa se tornar referência na sua área, precisa ter autoridade sobre o que fala, e ser lembrado por isso. É dessa forma que além de ser conhecido no meio, mais pessoas encontrarão você e sua organização, consequentemente aumentando sua base de mailings e matrículas. Tenha propriedade do seu conhecimento e seja confiante. Use isso a seu favor.
2. Novas ideias: Tome nota!
Aceite sugestões de quem observa o seu negócio por outro ângulo, seja da equipe operacional, do seu aluno, ou até de quem não consome seus cursos. Cada visão é única, e pode te fazer enxergar coisas boas ou que podem ser melhoradas através de novos ângulos.
3. Planejar para Conquistar!
Se você se planeja, você se antecipa, ganha tempo e a capacidade de lidar melhor com qualquer contratempo em relação ao projeto, e situações externas, as quais não tem como controlar. Então, seja organizado, faça um planejamento mensal ou trimestral das suas ações como:
4. Momentos de crise: como lidar?
Fatores que vão além da produção de conteúdo podem surgir a qualquer momento e você precisa estar preparado, se não para todas, mas para algumas situações específicas como baixa nas vendas, ações mais efetivas de divulgação da sua organização, reclamações, comunicação com o operacional da plataforma ou suporte da mesma, capacidade de atendimento e etc.
5. Prazos: ou você cumpre ou não anuncia
Se você divulga que vai lançar um curso em determinado dia, lance-o. Ao anunciar, você está colocando a prova a confiança dos seus clientes, então, só prometa o que pode cumprir.
6. Mãos à obra: cursos à venda!
O ideal é disponibilizar um curso para venda apenas quando todo o conteúdo estiver pronto. Entretanto, também é possível, apenas no formato fechado de curso, definir dias e horários que cada etapa e atividade será liberada para consumo, o que possibilita inserir cursos e colocá-los a venda antes mesmo de concluir a inserção do conteúdo, e é claro que o ponto forte é a antecipação da venda. Entretanto, isso requer bastante organização e disciplina para compor todo o conteúdo nas datas pré estabelecidas. Isso mostra compromisso, para cumprir suas metas e com aqueles que adquiriram seus cursos.
Invista suas energias em seus pontos fortes. Analise os pontos fracos a atente para os quais precisa melhorar.
Fique atento aos seus concorrentes, porém eles não devem estar na sua lista de prioridades. Absorva e retire da concorrência apenas os bons exemplos e ideia geniais.
E por último e não menos importante: foque em você e no seu conteúdo. Seu único foco são os seus clientes, como produzir materiais de qualidade para seu público, proporcionando a melhor experiência para cada um que acreditou no seu potencial. Trabalhe cada dia com dedicação e empenho, entregando sempre o melhor e mais do que eles esperam receber quando compraram seu conteúdo.