Comparando as principais figuras do ensino presencial e EAD
As mídias eletrônicas permitiram novos meios de comunicação e interação, além de abrir portas para uma revolução na educação e nas metodologias aplicáveis ao ensino, tanto presencial quanto o EAD. A percepção de tempo e espaço foi ampliada e com a internet, as barreiras geográficas quebradas.
O processo de ensino aprendizagem passou por mudanças positivas e surgiram novas formas de produzir e transmitir conhecimento. A quantidade de conteúdos é vasta e com isso a educação tornou-se mais acessível a um número maior de pessoas, basta uma boa conexão. Agora, tempo e local para estudar passaram a ser determinados pelo próprio aluno, e cada um, à sua maneira, dita o ritmo de aprendizagem.
O surgimento das novas mídias de educação remodelaram o formato da sala de aula, das metodologias aplicadas, dos alunos, as formas como assimilamos os conteúdos e os profissionais. Esse, inclusive, foi um dos aspectos que mais sofreu mudanças com a expansão das mídias digitais e concretização da metodologia EAD.
O que vemos é uma mudança tanto no cenário de como o conteúdo é oferecido, quanto por quem oferece, pois o profissional da educação teve suas funções remodeladas e ampliadas.
Sobre as principais figuras da educação, lvez, 2003, explica que a palavra professor procede da palavra “professore”, que significa “aquele que ensina ou professa um saber” e Litwin, 2001, argumenta que o professor é alguém que “ensina qualquer coisa” e também afirma que as diferenças entre professores e tutores são apenas institucionais. Para Albornoz, 2010, tutorar significa cuidar de alguém, proteger, amparar, representar, defender e assistir.
Mas afinal, qual o papel de um tutor?
No mundo EAD o tutor é a peça chave. Seu papel é intermediar e interpretar o curso com conteúdos que foram produzidos por um professor conteudista, sendo assim, um agente educativo. Um educador que também está em construção, tornando esse processo desafiador.
Assumindo o papel de incentivador, ele é um personagem importante na gestão do EAD, que além de interferir no processo de aprendizagem, é responsável por gerir a logística dos alunos no ambiente virtual online (AVA), como controle de acessos, e observação constante do progresso do aluno durante o curso.
A principal função do tutor é conduzir o aluno no decorrer de um curso EAD, mediando o ambiente online de aprendizagem, contribuindo com a construção do conhecimento e conduzindo o processo com flexibilidade. Os tutores devem garantir a compreensão da mensagem que transmitem, uma dica é expor os conteúdos em diferentes formatos, tudo isso, com o intuito de despertar e compartilhar a vontade consciente de aprender e motivar o aluno a ser disciplinado, de forma livre, para estudar.
E qual o papel do Professor na Metodologia EAD?
Tanto na educação presencial quanto à distância, o professor é o produtor do conteúdo, agindo como um construtor ativo da formação da sociedade. Cria diversas atividades para reflexão, produzindo ou reproduzindo conteúdo, pois ele é um constante pesquisador, apoiando sua resolução e ao ampliar as fontes de informação, explica e facilita a compreensão. Ou seja, ele norteia e apoia constituindo assim sua forma de ensinar.
Porém, a condução do processo de ensino aprendizagem no ensino à distância deixa de ser realizada pelo professor e passa a ser feita pelo tutor, é ele quem auxilia e conduz o aluno.
Professor X Tutor
Diante dos papéis de cada um, pesquisamos e encontramos um paralelo que aponta algumas diferenças entre o modelo clássico de ensino aprendizagem com o professor convencional e o tutor no ambiente virtual online, feito pela pesquisadora Iranita Sá(1998).
Acreditamos que como professor ou tutor, o objetivo é um só: ensinar e contribuir positivamente para a formação de qualidade dos alunos, formando cidadãos cada vez mais conscientes e capazes de ajudar a melhorar a sociedade em que vivemos.