Como em time que está ganhando não se mexe resolvemos repetir a dose e disponibilizar esse conteúdo também em podcast. Esperamos que você goste 🙂

 

Ao decidir ser um empreendedor você assume responsabilidades e precisa ter ciência que o seu sucesso, depende da satisfação dos seus clientes.

Ao iniciar seu projeto EAD no Elore, não é diferente. Você, além de ser um encantador de clientes, ao oferecer um produto como um curso online ou serviços, como consultoria virtual ou webinars, deve ter empatia por seus alunos e trabalhar continuamente para, além de oferecer um conteúdo rico, ofertar um atendimento de qualidade antes, durante e depois da aquisição do seu conteúdo.

Listamos para você, algumas boas-práticas que podem compor o conjunto de ações da sua equipe e assim, serem executadas de forma contínua, com o objetivo de ajustar seu modelo de atendimento e melhorá-lo cada vez mais.

 

#1 – Comunicação:  Empresa x Cliente

Através da ferramenta de mensagens da Elore você pode se comunicar com todos os seus alunos ou com um grupo seleto, anunciando a liberação de novos módulos de uma turma, ou descontos especiais em outros cursos.

 

#2 – Eleja um porta-voz para seu negócio

Todos estamos sujeitos a cometer erros, mas eles são facilmente potencializados quando há falha na comunicação ou informações contraditórias.

Eleja um porta-voz para seu negócio. É importante que as decisões sejam tomadas por toda a equipe envolvida, mas apenas uma pessoa fala em nome da mesma em situações extremas.

Por exemplo, o responsável por responder dúvidas dos alunos em um curso online, será o professor ou o tutor?  Tenha isso pré-definido e siga o fluxo de comunicação acordado.

 

#3 – Reconheça seu erro e empenhe-se em resolver o problema do cliente

Ao ser desagradável por algum motivo com seu aluno, dê o seu melhor para que ele não fique com uma impressão negativa. Admita seu erro, ofereça soluções e ajuda durante o processo de ensino-aprendizagem, tentando amenizar ao máximo o impacto dos seu erros sobre seu negócio online.

Aluno satisfeito, gera lucro indicando seus cursos para outros alunos. Então, seja honesto e transparente!

 

#4 – Redes Sociais: fique atento, seu público também está lá

Notícias e reclamações ganham notoriedade e são potencializadas na velocidade da luz quando postadas em redes sociais.

Se alguém usou a rede social para reclamar por algum motivo, é interessante que a resposta retorne pelo mesmo canal.

Isso mostra que você está atento ao seu público, o que pensam e como se sentem, e que se preocupa em solucionar seus problemas.

 

#5 – Seja proativo!

Errar é humano, e não tirar lições de cada situação é gerar um efeito cascata.

Seja antecipado, prepare-se para situações que possam surgir, ganhando tempo e concentrando as energias no que realmente for importante.  

 

#6 – Quando o contato humano é importante

Em momentos delicados, é interessante não usar meios eletrônicos para se comunicar. Ligue, converse e tenha paciência.

Pessoas preferem lidar com outras pessoas nesses momentos, e não com e-mails prontos ou mensagens impessoais.

 

#7 – Ofereça soluções reais

Os alunos precisam ter suas questões solucionadas e isso é responsabilidade sua e da equipe que gere seu negócio online na Elore. Ignorar dúvidas é ignorar seu aluno.

É importante dar um feedback quando uma dúvida surge. Aproveite para fazer isso através dos fóruns de discussão, ou enviando uma mensagem para um aluno específico.

 

#8 – Faça o máximo!

Dê o melhor de si e entregue aos seus alunos sempre o melhor conteúdo, o melhor atendimento e a melhor hora-aula da vida deles! A forma como você os trata faz toda diferença na hora fidelizar um aluno e aumenta as chances de uma nova compra.

 

Equipe unida e capaz gera bons resultados!

Cuidar da equipe que é a parte operacional da sua plataforma reflete positivamente em suas vendas e na satisfação dos seus alunos. Abaixo, listamos um conjunto de ações que fazem o diferencial no cuidado com seu negócio online e podem ser assumidas pela sua equipe.

 

Fortaleça seu time!

Sua equipe de atendimento está na linha de frente do seu negócio e fará isso muito bem se for capacitada, motivada e reconhecida. Um verdadeiro líder saberá manter sua equipe alegre e encorajada, incentivando desafios e motivando o crescimento.

As decisões tomadas pelos administradores da organização devem sempre ser comunicadas a todos os membros da equipe, isso demonstrará a importância dada a cada indivíduo.

 

Acerte na abordagem

Na Elore, construa pesquisas de satisfação e saiba o que seu aluno está achando dos conteúdos dos cursos, da metodologia utilizada por você, ou até do acompanhamento realizado durante a oferta do conteúdo. Utilize essas informações para melhorar constantemente seu negócio online como um todo.

 

 Investir na experiência do cliente vale ouro!

Ao conquistar um cliente, você deve aproveitar a experiência dele para melhorar seu negócio, que vai desde o momento da compra, ao acompanhamento no pós-venda.

Uma dica é investir em uma equipe de Customer Success aliando a capacidade de todos em ouvir sugestões de melhorias, a execução de novas ações para garantia do sucesso do seu cliente.

 

Invista em tecnologia

Invista em atendimento, melhorando sempre as tecnologias utilizadas por seus funcionários para se comunicar com os clientes. Dissemine inovação, agilizando o processo de atendimento.

 

Cultura organizacional voltada para o atendimento.

Seu cliente precisa ser o centro de suas atenções, logo suas ações precisam ser voltadas pensando na satisfação dele.

A qualidade do seu serviço, sua meta, valores e missões da empresa devem evoluir continuamente para entregar não só o melhor conteúdo, mas para gerar melhor aprendizado em seus alunos. Isso tudo, depende de você e sua equipe manterem-se motivados, satisfeitos e buscarem a cada dia alcançar seus objetivos, pois a cada vitória, o ânimo aumenta e a produtividade melhora.

 

Valorize sua equipe com feedbacks enriquecedores

Ao aplicar pesquisas de satisfação, você terá retorno do trabalho magnífico da sua equipe se a mesma estiver motivada, e se for reconhecida.

Mas isso dependerá de você ser um bom líder e valorizar seu funcionário.

 

Se ao ler esse post você se deu conta que erra ou errou em algum momento, fique atento. O primeiro passo é reconhecer que algumas ações não deram certo, aproveitar para ajustar seu modelo de atendimento e treinar sua equipe.

O crescimento do seu negócio no Elore, depende de você e da sua postura no mercado EAD. Contribuir para o seu sucesso na Elore e tornar sua organização sustentável é o nosso objetivo, por isso acompanhe sempre nosso blog.

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