O mercado EAD vem crescendo devido à necessidade de uma educação que quebre as barreiras físicas. O ritmo acelerado da globalização deixa muitas pessoas sem tempo para frequentar uma faculdade ou empresas de treinamento. Por isso, um ensino que não exija locomoção, que evite o estresse daquele trânsito barulhento e ainda ofereça o descanso e conforto do lar, tem sido uma alternativa assertiva para quem quer uma capacitação e não abre mão de optar por algo que adeque-se a sua rotina, e não o oposto.
Só no Brasil, nos últimos dois anos, o ensino a distância cresceu 26,71%, enquanto os cursos presenciais tiveram aumento de 0,12% no mesmo período, segundo o último Censo divulgado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Número justificável quando levamos em conta o modo de vida da sociedade atual. Com a tecnologia na palma da mão, o acesso ao conhecimento desconsidera qualquer fator geográfico, social ou financeiro, quebrando as possibilidades de exclusão.
Com isso, as propostas de migrar o ensino presencial para o ensino a distância vêm sendo amplamente discutidas e consideradas. Cursos de formação superior como bacharelado, licenciatura e tecnológicos, ou até mesmo capacitação extra curricular, são alguns dos tipos de cursos ofertados pelas instituições que estão adotando essa modalidade de ensino. No Brasil, já existem cursos a distância em todas as áreas de conhecimento: Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas, ofertados por muitas universidades, públicas e privadas, você pode conferir algumas delas no site ead.com.br.
Vale ressaltar um detalhe importante a ser visto na legislação Brasileira quanto aos cursos a distância de formação superior, estes não podem ser realizados 100% remotamente, ou online. A Lei nº 9.394, de 1996, obriga as universidades a oferecerem pelo menos 20% da grade curricular em atividades presenciais. Essa porcentagem pode ser usada em encontros para apresentação de trabalhos, provas finais, aulas em laboratório ou aulas de integração.
O mercado EAD no meio educacional já é realidade no mundo, e tem ganho notoriedade no Brasil nos últimos anos. A evolução no número de cursos e matrículas apenas comprovam que este é um caminho sem volta. E isso, sem citar o meio corporativo, outra vertente em que os treinamentos online vêm sendo observados como uma forma de valorização do colaborador, padronização das capacitações com custo em investimento reduzido. Seguir essa tendência e aproveitar o momento de ascensão é uma excelente oportunidade de negócio, principalmente, em tempos de crise. Fica a dica! 😉