Você já é ou pretende se tornar um criador de cursos online?

Sabe como estabelecer um plano detalhado com as atividades para cada fase do lançamento do curso?

Possui metas definidas em relação à oferta de inscrições e participantes?

Bem, assim como qualquer curso de outra modalidade, criar um curso online é uma jornada longa e complexa, que demandará horas de trabalho, principalmente nas fases de planejamento e desenvolvimento do conteúdo.

A fim de lhe auxiliar nessa tarefa, nosso time elaborou 6 dicas para que você possa planejar e lançar cursos no Elore, desde a definição do tema até a entrega dos certificados.  Vamos começar?!

#Antes do curso
antes-do-curso

1. Defina um tema e um título

O tema é o fator chave para a realização de seu curso pois atrairá os participantes. Ao definir o tema opte por escolher em qual área você é um especialista ou possui habilidades que possam ser transmitidas para outras pessoas.

Com base no tema selecionado, crie um título atraente, mas tente ser o mais específico em relação ao conteúdo que será abordado, isso ajudará seu curso a rankear melhor nas buscas do Google. Lembre-se que o título do seu curso será o ponto central de pesquisa no meio online.

Quer saber mais sobre este assunto, leia o post 6 dicas infalíveis para você criar títulos magnéticos.

2. Elabore o conteúdo

Independente do formato e da duração do seu curso, é preciso que você tenha o conteúdo pronto para ser entregue aos participantes.

Para isso, você pode criar apresentações em slides, gravar videoaulas, disponibilizar conteúdos em PDF, entre outros. Esse post 12 Ferramentas gratuitas para construir conteúdos de cursos online pode lhe dar algumas ideias sobre como fazer isso.

Na hora de elaborar o conteúdo do seu curso, capriche no uso de imagens, gráficos, números, infográficos, vídeos e todo tipo de conteúdo que possa deixar seu curso mais interativo e fácil de ser assimilado. Tente seguir  os 3 Ps do EAD: um Guia para Produzir Cursos Online, um tutorial para você criar um curso online em pouco tempo e da forma mais eficiente possível.

3. Crie seu curso no Elore e inicie o período de inscrições

Cadastre seu curso, abra uma turma e insira todo o conteúdo produzido. Uma vez com o período de inscrições ativo, o mesmo será exibido na vitrine e poderá ser visualizado e adquirido por seus visitantes.

O Elore oferece uma área de banner para divulgação de cursos e para cada curso ofertado disponibiliza uma área de divulgação exclusiva do mesmo, onde você poderá apresentar uma foto de capa, ficha do curso, foto e currículo dos professores e muito mais.

A plataforma também permite que você ofereça inscrições (pagas ou gratuitas) e que você gerencie o fluxo de inscritos, criando listas de esperas, aprovando ou cancelando participantes e etc.

Assim, você não precisa procurar por um webdesigner para criar a página para venda do seu curso e também evita o gargalo do “pagamento via depósito bancário”.

4. Ofereça Cupons Promocionais

Com o Elore, você pode acompanhar o número de participantes inscritos em tempo real. Mais do que isso, é possível realizar ações promocionais, como a criação e repasse de cupons de desconto por prazos determinados, categoria, modalidade, entre outras granularidades.

Nesta fase, vale conferir nosso post Cupons de Desconto: Atraia mais alunos criando campanhas imperdíveis!

#Durante o Curso
durante-o-curso

5. Acompanhe Seus Alunos

Durante o curso é muito importante acompanhar a participação e interação dos seus alunos. Você poderá utilizar os recursos do Elore como controle de progresso, fórum e área de mensagens para esta finalidade.

Recomendamos nossos posts Engajamento: Use o fórum do Elore para criar interação entre seus alunos e Seja sempre lembrado: envie mensagens aos seus alunos!

#Após o Curso
chegando

6. Entregue os certificados e colete opiniões

Após concluir seu curso, é preciso entregar um certificado aos participantes que o concluíram. Confira no post Certifique seu aluno.

E caso queira receber uma avaliação de seus alunos, você pode utilizar a pesquisa de satisfação. Leia o post Pesquisa de Satisfação: use esse recurso a seu favor! Este feedback será útil para que você possa aprimorar seu curso para as próximas turmas.

Gostou? Mãos à obra. Crie agora seu curso e descubra as vantagens de oferecer inscrições online!