O sonho de ser dono e gerir o próprio negócio tornou-se mais acessível à todos com a popularização da internet. A possibilidade de ter um negócio online ficou mais fácil e a quebra das barreiras geográficas fez muita gente tirar projetos antigos do papel. Em meio a tantas ofertas, com um único clique o consumidor pode trocar de canal ou descartar tudo o que não lhe atraia a uma primeira vista. Então, como em qualquer empreendimento é preciso trabalhar duro todos os dias, persistir e ser criativo, ter imaginação para se reinventar e fazer o melhor com o que se tem. Assim como em uma loja física, no mundo virtual também é preciso ser visto, para isso é preciso conhecer e utilizar as melhores ferramentas de marketing digital a seu favor, seja de atração, automação ou análise. A Elore, por exemplo, disponibiliza dentre seus recursos uma das ferramentas de marketing de conteúdo e atração que é sensação do momento, o webinar (web-based seminar), um seminário online, no qual a comunicação com sua base de leads pode ser feita por um ou mais palestrantes, utilizando meios audiovisuais, no qual o público além de assistir pode interagir através de fóruns. A princípio podemos citar a facilidade, e o custo-benefício. Com pouco investimento você consegue transmitir um webinar através do Elore. Se você possuir o fundamental, que é um bom conteúdo, a Elore lhe entrega todos os requisitos em termos de sistemas, e os outros itens, que são acessórios de composição para que o conjunto funcione, são fáceis de adquirir ou de adaptar a partir de materiais que você já usa. Ao realizar um seminário web, você está vendendo bem mais que conteúdo, você “vende” sua imagem ou a imagem da sua empresa, além de conhecimento ou a propriedade sobre o mesmo. Quem produz webinars, sai na frente da concorrência. Tempo é dinheiro, e com a velocidade e evolução da comunicação, nossa sociedade impõe o imediatismo em nossas ações. O que isso quer dizer? Significa que transmissões ao vivo vão tanto atrair quanto prender mais a atenção de seus leads. Você acaba construindo algo, em que seu público também participa. Seu público ficará feliz em ver seu rosto. Seminários web são ótimas oportunidades para que as pessoas conheçam você, e caso opte por responder dúvidas em tempo real, poderá fortalecer o vínculo com seus leads, ou alunos, em troca ganhará um público interessado e disposto a comprar o que você vende. O lugar que você ocupa e a forma como se apresenta, já faz de você imponente por si só. Ao se colocar em uma posição em que comanda o próprio ato da apresentação, seu público percebe como você entende do assunto e como contribui positivamente para sua formação com conteúdo de qualidade. Oferecer conteúdo gratuito e de qualidade, é ótimo para atrair visitantes até sua organização, gerando uma repercussão positiva para você e seu negócio, como por exemplo: A audiência do seu webinar precisa, essencialmente, te ver e ouvir bem. Estes são os principais pontos a serem considerados, além dos equipamentos necessários, sua apresentação pessoal e a definição do local ou cenário em que será realizada a transmissão. Abaixo, listamos para você algumas boas práticas sobre esses itens: Para vídeos que serão transmitidos em qualidade HD, a velocidade da banda necessária de upload é de no mínimo 1Mb, já para transmissões em Full HD, o ideal é, no mínimo, 2Mb. Ou seja, ao contratar sua banda larga negocie uma velocidade maior para upload. Mas atenção, caso opte por ministrar seu evento em um ambiente com internet compartilhada, empresas por exemplo, essa velocidade será distribuída entre todos da rede. No universo EAD uma boa prática para venda de cursos é produzir webinars com assuntos relevantes. Uma maneira eficaz de inserir sua organização no mapa das mais procuradas e ainda exibir sua vitrine de cursos. Mas não esqueça, seu webinar pode ser o início da jornada de um novo cliente ou a primeira e última vez que ele entrará em sua organização. Depende de você entregar conteúdo de qualidade em qualquer material que se disponha a ofertar. Ao perceber que você realmente tem conteúdo e propriedade sobre o que está falando, seu lead certamente comprará um produto seu, com segurança.
Mas, por que utilizar webinars na minha estratégia de atração de leads?
1. Que resultados este tipo de oferta de conteúdo pode trazer ao meu negócio digital?
Visibilidade
Envolvimento
Competência
Tráfego
2. Que pontos devo considerar na hora de transmitir um webinar?
Sua conexão é particular? Você sabia que download e upload são coisas diferentes? Qual a velocidade em seu plano de internet para upload?
Boas Práticas para seu Webinar
Enfim, negócios!
Para quem está começando, a dica é ofertar alternadamente conteúdos gratuitos com conteúdos pagos, pois a intenção é ser visto, se popularizar e fazer com que as pessoas cheguem até você.
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